Educação Continuada

Imagem de algumas pessoas segurando uma peça de quebra cabeça

Justiça Restaurativa: Formação Teórica e Prática de Facilitadores - Módulo Prático

Extensão, Presencial
80h

dolltar Valores: saiba mais

Apresentação

Há mais de duas décadas diversas experiências práticas têm sido implementadas no país, com vistas à construção de métodos que reposicionem a vítima, o ofensor e a comunidade como protagonistas na construção de respostas aos conflitos, com resultados promissores em termos de autorresponsabilização e satisfação de todos os envolvidos. 

O curso apresentado busca habilitar o aluno a utilizar os instrumentos e metodologias restaurativas para sua aplicação em programas de justiça restaurativa na sua concepção mais ampla.


Objetivos

Habilitar o aluno para  compreender a dimensão prática dos princípios, valores, metodologias e práticas que norteiam a concepção e a aplicação de programas e práticas restaurativas, beem como a exercer o papel de facilitador para aplicação do paradigma restaurativo em programas e práticas a serem implementados em universidades, em ambientes comunitários, em ambientes corporativos, organizacionais, institucionais e no sistema de justiça.

 

Diferenciais

Corpo docente formado por protagonistas na construção da Justiça Restaurativa no Brasil, seja no ambiente acadêmico, comunitário e no sistema de Justiça. 

Serão oferecidos dois módulos, um teórico e um prático, e a frequência a ambos conferirá aos participantes a capacitação para o exercício da função de facilitador em Justiça Restaurativa, com observância das “Diretrizes do Plano Pedagógico Mínimo Orientador para Formações em Justiça Restaurativa” do Conselho Nacional de Justiça.

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Presencial
  • Público-alvo:

    Docentes e servidores da Universidade, graduados e graduandos em Direito, Ciências Sociais, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia Relações Internacionais, Jornalismo e áreas correlatas, gestores de instituições públicas e privadas e lideranças comunitárias.

  • Duração: 80h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Foto da Profa. Dra. Carla Boin

Profa. Dra. Carla Boin

Doutora em Justiça Restaurativa pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora e pós doutoranda no Núcleo de Estudos da Diversidade, Intolerância e Conflitos da USP.  Professora convidada e mentora da implantação da Câmara de Mediação da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Instrutora em Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça. Professora na ENFAM- Escola Nacional de Formação de Magistrados. Coordenadora do Forum Nacional de Mediação – FONAME. Vice presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP.

Professor em Destaque
Foto do Prof. Me. Luis Bravo

Prof. Me. Luis Bravo

Mestre em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação Internacional de Conflitos pela Cátedra de Estudos de Paz da UNESCO da Universidade de Innsbruck, Áustria (2017); facilitador e educador em programas de Justiça Restaurativa no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo (CDHEP); cofundador da consultoria Karutana - escutar, dialogar, transformar; presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC