um museu com foseis de dinissauros

História das exposições: revisão de mostras no Brasil e no exterior

Estudo das Histórias das Exposições, compreendendo as mostras mais significativas no Brasil e no exterior, como a Bienal de São Paulo e a Documenta de Kassel, a partir dos anos 1950, analisando as questões institucionais que grandes exposições ensejam, os modos como as obras de arte foram apresentadas, seu contexto expográfico, suas relações com a história da arte e a recepção da crítica

Objetivo Geral

Apresentar como é nas exposições que as obras de arte realizam sua função central de estar em contato com um público abrangente, e tudo que circunda essa relação: o papel das instituições, o mecenato, o financiamento público e privado, as mostras como espaço de experimentação, os desafios da curadoria.

Objetivos Específicos

Analisar as questões que envolvem grandes exposições a partir de estudos de caso que possibilitem entender o contexto da arte contemporânea, como algumas edições da Bienal de São Paulo e da Documenta de Kassel, assim como exposições que marcaram época como a Mostra do Redescobrimento, em 2000.

• Categoria: Extensão

Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, Ciências Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e interessados em atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.

• Duração: 24hs
  • Local: Online

Prof. Fabio Cypriano

Prof. Dr. Fabio Cypriano

É professor com livre docência em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutorado pela USP com o tema A Bienal de São Paulo e a elite paulista, sob supervisão do professor doutor Jorge Schwartz. É líder do Grupo de Pesquisa DOC_ARTE - Práticas Documentais e Arte e diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP, onde, como professor associado, ministra aulas na graduação e no mestrado lato sensu. Viveu em Berlim (1997 - 2000) para a pesquisa do doutorado sobre Pina Bausch, com bolsa da Fundação Konrad Adenauer. Foi colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, entre 1998 e 2000, repórter e crítico da Folha de S. Paulo, de 2000 a 2019. É ainda membro do Conselho Editorial de ARTE!Brasileiros (Brasil) e do Comitê editorial de South as a State of Mind (Atenas), além de colaborador das revistas Frieze (Inglaterra), Flash Art (Itália) e Atlántica (Espanha) É membro do Conselho Consultivo da Associação Cultural Videobrasil e Associado Efetivo do Goethe Institut São Paulo. É autor de Pina Bausch (Sesc, 2018), organizador de Histórias das Exposições. Debates urgentes (Estação, 2018) e co-organizador de Histórias das Exposições - Casos Exemplares (Educ, 2016), entre outros.