bonecos de madeira com baloes de fala

Debates Contemporâneos

Reflexão e debates sobre a produção artística contemporânea, questões da crítica e da curadoria, pesquisas e as tendências na arte. Reflexão e debate sobre as propostas dos setores educativos dos museus e instituições culturais. Reflexão e debates sobre colecionismo e gestão de equipamentos culturais.

Objetivo Geral

• Abordar temas da atualidade que enfocam o campo da História da Arte, da Crítica e da Curadoria, a partir de aulas geradoras de questões e debates sobre temas contemporâneos com profissionais da área, especialmente convidados para o curso.
  • Conhecer processos que envolvem as questões da Arte, da Crítica e da Curadoria não contexto da Arte Contemporânea

Objetivos Específicos

Propiciar aos alunos e interessados entrar em contato com profissionais da área de Artes em diferentes modalidades de atuação: pesquisadores, curadores, críticos, galeristas, colecionadores, artistas, gestores de equipamentos e/ou gestores de diferentes setores culturais, representantes do setor educativo de museus, setor de divulgação e marketing de instituições culturais e museus, arquitetos etc., de modo a propiciar uma experiência diversa da adquirida em atividades acadêmicas.

• Categoria: Extensão

Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, C. Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e profissionais interessados em atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.

• Duração: 24hs
  • Local: Online

Prof.ª Dr.ª Christine Greiner

Prof. Dr. Marcus Vinicius Fainer Bastos

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Atualmente é professor vinculado ao Departamento de Artes e ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Tem experiência docente nas graduações em Comunicação e Multimeios, Arte: História, Crítica e Curadoria, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologias e Mídias Digitais, e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Também é professor da pós-graduação em Música e Imagem, nas Faculdades Santa Marcelina. É autor de 15 artigos em periódicos e 21 capítulos de livro.