Imagem de um cavalo e um predio

Arte e poder: estetização da política como estratégia de dominação histórica

Em 29 de agosto de 2020, a Bienal de Veneza inaugurou a exposição “As musas inquietantes”. Em meio à pandemia do coronavírus, a instituição decidiu comemorar seu aniversário de cento e vinte e cinco anos convidando o público a percorrer seu arquivo histórico. A ideia, segundo a equipe curatorial, era apresentar a exposição como uma "testemunha privilegiada de transformações, crises e dramas sociais do oitocentos até os dias atuais", bem como refletir sobre o papel da instituição como palco de manobras diplomáticas e alianças políticas entre monarcas, ditadores, chefes de Estado. Há muito o que se debater acerca da proposta de "As musas inquietantes" e suas escolhas curatoriais, expográficas e historiográficas, mas não é disso que esse curso trata. A abordagem historiográfica do curso visa justamente inverter a premissa. E se, ao invés de pensarmos sobre o caráter de testemunho histórico da Bienal, discutirmos o seu protagonismo? Isso é, e se atribuirmos à esfera das artes e da cultura um papel ativo e não meramente representativo ou contemplativo? No bojo das discussões das vanguardas históricas e da nascente indústria cultural, o curso debaterá os usos estratégicos das esferas artístico-culturais no entre guerras, na consolidação de regimes de tendências totalitárias e nos revolvimentos econômicos e sociais da primeira metade do século XX. No curso será disponibilizado trechos de textos, traduções inéditas, imagens de obras, catálogos e outros documentos de época. Como uma roda dentada, a análise e discussão dos materiais históricos, transmitirá movimento à reflexão teórica e política, fomentando reflexões não só sobre os usos histórico das esferas das artístico-culturais, como também sobre suas reatualizações na contemporaneidade.

Discutir os usos inaugurais da estetização da política enquanto uma estratégia de reprodução simbólica e dominação; e, fomentar reflexões e diálogos sobre os usos contrarrevolucionários das esferas das artes e dos aparatos de reprodutibilidade técnica (foto, cinema, rádio), no bojo da nascente indústria cultural e em suas reatualizações na contemporaneidade.

Diferenciais

O curso possibilitará uma compreensão conceitual e histórica dos elementos estéticos do fascismo, suscitando uma análise de fontes documentais, fílmicas e imagéticas pouco debatidas no contexto brasileiro. Propiciará tanto uma formação nos períodos artísticos e movimentos históricos analisados -, em um sentido crítico de história da arte e formação estética - como também um referencial de compreensão dos movimentos políticos do presente.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Estudantes, pesquisadores e interessados em história da arte crítica. Graduados e graduandos nas áreas de História, Filosofia, Arquitetura, Design, Artes Plásticas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Letras e todas as áreas das ciências humanas; professores de História, Sociologia e de Artes do ensino fundamental e médio; e todos os interessados em História da Arte.

• Duração: 16h
  • Local: On-line Síncrono

Profa. Dra. Clara Figueiredo

Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP. Autora da tese: Fotografia: Entre Fato e Farsa (URSS-Itália, 1928-1934) e da dissertação: Foto-Grafia/ O debate na Frente de Esquerda das Artes. Foi professora na Universidade Anhembi/SP e ministrou cursos e oficinas na área de arte, história e fotografia na Escola Nacional Florestan Fernandes, SESC/SP, Senac, Casa da Rosas. Autora do capítulo de livro “Construtivismo russo: história, estética e política” (1917: O ano que abalou o mundo, Boitempo, 2017); do ensaio "A representação das massas na era do selfie" (Intempestiva, 2020) e co-organizadora do livro “Lampejos: Arte, Memória, Verdade, Justiça” (Comissão de Anistia/MJ/UFMG, 2016).