Imagem de um globo em desenho aplicado em cima e uma fotografia

Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente no Estado Brasileiro

Extensão, Presencial

O curso aborda questões, conflitos e desafios socioambientais no Brasil, a partir da consolidação de informações, dados e interpretações quanto às categorias “desenvolvimento” e “modernidade”, discutindo conceitos-chave e histórico dos ciclos econômicos, bem como suas relações com os Planos Nacionais de Desenvolvimento quanto ao meio ambiente no país.

• Desenvolver competências e habilidades que relacionem desenvolvimento, modernidade e meio ambiente no Brasil.
  • Apresentar conceitos-chave e histórico dos ciclos econômicos de desenvolvimento e modernidade no país.
  • Analisar os Planos Nacionais de Desenvolvimento, suas relações, conflitos e desafios relativos ao meio ambiente.

• Categoria: Extensão, Presencial

Graduados de qualquer área do conhecimento interessados em uma abordagem interdisciplinar sobre a temática.

• Duração: 20 h
  • Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada

Profa. Dra. Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra

Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), na linha Governança, Impacto e Modelagem Socioambiental. É Mestre em Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais PPGCSoc-UFMA (2011) e Doutora em Ciências Sociais - Sociologia pelo programa de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará - PPGCS-UFPA com estágio doutoral na Universidade de Paris, Villetaneuse - Paris XIII no Departamento "Sociologie/Droit". Gestora de projetos e pesquisadora do Instituto Norberto Bobbio e pesquisadora do Programa de Aperfeiçoamento Docente da PUC/SP.

Prof. Dr. José Eduardo Campos de Oliveira Faria

José Eduardo Campos de Oliveira Faria é professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo, mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo, doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Winsconsin University (Estados Unidos 1984). Foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti de Literatura de 2012, na categoria de livros de Direito. Iniciou sua trajetória profissional como jornalista entre 1967 e 1968 no Jornal da Tarde, tendo trabalhado por décadas no jornal "O Estado de São Paulo", onde foi editorialista. Atuou como comentarista no GloboNews Painel entre 2015 e 2017.