Ética, Cidadania e Responsabilidade Social

On-line Síncrono

Responsabilidade Social e Ética têm tido presença cada vez mais frequente em publicações acadêmicas e em literatura, principalmente, de negócios.
Esses dois temas, que costumam caminhar lado a lado, tomaram importância notadamente a partir da década de 1970, do século passado, e têm se intensificado nestes quase 20 anos do século XXI.

Costuma-se falar, em termos populares, que quando alguma coisa começa a ser muito debatida, ou ela assumiu, de fato, importância, ou ela não está devidamente consolidada, ou, na pior das hipóteses, sequer é considerada. A frequência dos temas na literatura assumiu contornos dramáticos, no último quarto do século XX, principalmente em função de notícias e escândalos que começaram a surgir, principalmente em países do chamado 1º mundo, em algumas organizações privadas, bem como na política. Os exemplos mais significativos são: o escândalo da Lockheed, empresa aeroespacial norte-americana, em 1977, envolvendo o governo americano, o governo da Alemanha, na época, ainda, Alemanha Ocidental, do Japão, da Arábia Saudita, e a casa real da Holanda; sabotagem ao analgésico Tylenol, da Johnson & Johnson, em 1982, que causou a morte de algumas pessoas por envenenamento; e o caso Watergate, conduzindo o presidente americano, Richard Nixon, à renúncia de seu mandato, em 1974. As grandes organizações, principalmente, iniciaram a inclusão em suas práticas de códigos de ética, ou de conduta. Verdadeiros, honestos, ou não, não viria muito ao caso agora.

O que vem ao caso, neste curso, é apresentar e discutir como os conceitos de ética e responsabilidade social empresarial se vinculam às visões organizacionais e o que teríamos de opções para as organizações, sejam elas privadas, públicas ou sociais. O foco, então, será a aproximação dos participantes às várias visões organizacionais, principalmente duas delas, dicotômicas, as clássicas e as sistêmicas, que nortearam e norteiam a prática das organizações, especialmente aquelas dos setores empresariais, comumente chamados de “produtivos”, no bojo do sistema capitalista, internacional e nacional, e que estão preocupadas, ou ainda, tentando demonstrar uma certa preocupação em sua atuação para as demandas sociais, e que não fazem, teoricamente, parte de seus objetivos organizacionais. Trata-se, basicamente, de avaliar, mas não esgotar, duas das principais estratégias no tratamento dessas demandas sociais e assinalar uma adaptação de uma dessas estratégias aos objetivos organizacionais, tanto do 1º quanto do 2º setor da economia, e que estão sendo veiculadas hoje pela teoria de Michael Porter, da Filantropia Estratégica.

Apresentar e discutir a evolução, ao longo do tempo, dos conceitos de Ética, Cidadania e Responsabilidade Social, à luz das teorias que lhes dão sustentação. Discutir, por meio de exemplos práticos, como estudos de caso, a aplicação de princípios éticos, a resolução de dilemas e conflitos éticos, quando se contrapõem a ética individual e a coletiva, a ética pública e a privada. Refletir sobre novas visões do tema “cidadania” e “filantropia”, como as apresentadas por instituições, principalmente norte-americanas, que refletem o surgimento de modismos, de forma cíclica, na teoria e na prática, das Organizações. Apresentar e discutir a validade da aplicação de instrumentos normativos, como Códigos de Ética Empresarial, Balanço Social e, apresentar as diversas experiências implantadas, principalmente norte-americanas e europeias, e especialmente brasileiras. Apresentar, a partir dos conceitos de responsabilidade social, estratégia organizacional e contexto competitivo, sendo os dois últimos de acordo com a visão de Michael Porter, a tendência, pelas organizações, de alinhamento entre suas metas econômicas e suas práticas sociais; mostrar o estágio de evolução e da discussão da prática da chamada Filantropia Estratégica, resultado do alinhamento apresentado no objetivo anterior.

• Categoria: On-line Síncrono

Profissionais que trabalham ou se interessam pelo trabalho em organizações da sociedade civil. Graduados e estudantes de cursos que mantenham interface com organizações do terceiro setor, organizações sociais, etc.

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono