Pessoas em uma sala de aula com um professor em pé

Formação e Aperfeiçoamento de Gestores

Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

Trata-se de um curso para gestores de organizações escolares e não escolares que tem como intenção abordar temas relevantes e obrigatórios para aperfeiçoamento do exercício da gestão e para o progresso organizacional.

Objetivo Geral:

• Formar gestores para atuação competente na gestão educacional e escolar incluindo os profissionais de educação para administração, planejamento. Inspeção, supervisão, orientação para a educação básica nos termos do artigo 64 da LDB 9394/96 e subsidiando-os para a atuação em diferentes ambientes.
  • Formar profissionais conscientes, capazes e compromissados com as demandas sociais, educacionais e necessidades sociais da escola e dos educandos e das diferentes organizações não escolares de sua responsabilidade.

Objetivos Específicos:

• Capacitar para a percepção e entendimento da totalidade de forma globalizada da sociedade, da escola e a especificidade da gestão educacional e escolar.
  • Estimular a atitude de pesquisa

Diferenciais

Subsidia o aperfeiçoamento das qualidades gestoras contribuindo para o sucesso organizacional.

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

O curso será destinado a pedagogos e interessados de diferentes cursos relacionados à área de administração ou que tenham afinidade com o desempenho de ações gestoras, desde que portadores de diploma de curso de graduação.

• Duração: 360h
  • Local: On-line Síncrono

Profa. Dra. Terezinha Calil Padis Campos

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, maternagem, psicopedagogo- aprendizagem e adolescentes. Coordena o curso Universidade Aberta para a Maturidade-2007 -2008-2009-2010-2011-2012-2013 -2014. Professora do Curso da Universidade Aberta para a Maturidade- Apoios Psicológicos - Campus Monte Alegre desde 1991 a 2014- Campus Barueri desde 2009 até -2014 e Campus Ipiranga-2010 A 2014 Coordenadora e professora dos cursos de Extensão Universitária: Educação e Saúde- 2005 a 2007 e do curso : PEDAGOGIA HOSPITALAR -2006-2007- 2008.2009-2010 - 2011-2012-2013 2014-2015-2016 2017Professora do curso de Pós Graduação Lato-Sensu- Especialização-PSICOPEDAGOGIA-desde 1986 até a presente data-2017 e Professora/ Supervisora/ Apoio à Coordenação- curso de Pós Graduação Lato Sensu: PSICOLOGIA e SAÚDE: PSICOLOGIA HOSPITALAR- PUCSP.-desde 1990 até a2014. Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação-2007-2008-2009-2010-2011.Professora da unidade Temática Principais Concepções e aspectos da Gestão Escolar-PARFOR-Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- curso de Pedagogia-Campus Ipiranga. Representante Titular Docente da Faculdade de Educação no Conselho de Cultura e Relações Comunitárias-PUCSP-2011-2013. Vice- (Suplente) da Chefia do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da PUCSP- 2013/2015. Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (T.C.C.) Curso de Pedagogia- PUCSP- 2011/ 2012/ 2015. Orientadora de Monografias de Cursos de Pós Graduação- Lato-Sensu (Especialização)- Psicologia e Saúde: Psicologia Hospitalar e Especialização em Psicopedagogia até a presente data/ 2017.Professora do curso de Pós-Graduação lato-sensu -Especialização-Gestão Educacional e Escolar- Disciplina: Cultura, Exercício de Papéis e Poder na Escola./2014-2015 Orientadora de Monografias-Curso Gestão Educacional e Escolar-2015.E 2017.Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da PUCSP, desde 1o. de agosto de 2017. (Texto informado pelo autor)

Profa. Dra. Helena Machado de Paula Albuquerque

Mestre e doutora pela PUC/SP, coordenadora do grupo de pesquisa em Gestão e Políticas Educacionais. Professora, Diretora, Supervisora de Ensino e Delegada de Ensino no Sistema Público do Estado de São Paulo. Possui o Título de Cidadã Paulistana. É Professora aposentada da Faculdade de Educação da PUC/SP e foi coordenadora do curso de especialização de Gestão Educacional e Escolar e do curso de extensão cultural e universitária em Direitos Humanos, Legislação e Políticas, prestou assessoria pelo Instituto Paulo Freire à gestores do CEU no início da implantação. Orientadora de trabalhos científicos em curso de graduação e pós graduação strictu e lato sensu.