Imagem de algumas pessoas segurando uma peça de quebra cabeça

Justiça Restaurativa: Formação Teórica e Prática de Facilitadores (Módulo Teórico)

Há mais de duas décadas diversas experiências práticas têm sido implementadas no país, com vistas à construção de métodos que reposicionem a vítima, o ofensor e a comunidade como protagonistas na construção de respostas aos conflitos, com resultados promissores em termos de autorresponsabilização e satisfação de todos os envolvidos.

O curso apresentado busca trazer um panorama dos valores, princípios e metodologias aplicáveis na construção de programas de justiça restaurativa na sua concepção mais ampla, e busca habilitar os alunos a compreender este novo modelo e atuar com as ferramentas por ele disponibilizadas.

Conferir ao aluno instrumental teórico necessário para a implementação de outras maneiras de se estabelecer o diálogo social, buscando, nos princípios e valores da Justiça Restaurativa, em suas metodologias e práticas; Habilitar o aluno a compreender os princípios, valores, metodologias e práticas que norteiam a concepção e a aplicação de programas e práticas restaurativas em ambientes comunitários, acadêmicos e no sistema de justiça.

Diferenciais

Corpo docente formado por protagonistas na construção da Justiça Restaurativa no Brasil, seja no ambiente acadêmico, comunitário e no sistema de Justiça. Serão oferecidos dois módulos, um teórico e um prático, e a frequência a ambos conferirá aos participantes a capacitação para o exercício da função de facilitador em Justiça Restaurativa, com observância das “Diretrizes do Plano Pedagógico Mínimo Orientador para Formações em Justiça Restaurativa” do Conselho Nacional de Justiça.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Docentes e servidores da Universidade, graduados e graduandos em Direito, Ciências Sociais, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia Relações Internacionais, Jornalismo e áreas correlatas, gestores de instituições públicas e privadas e lideranças comunitárias com atuação no campo da justiça e resolução

• Duração: 36h
  • Local: On-line Síncrono

Mônica de Melo

Pró-Reitora de Cultura e Relações Comunitárias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Defensora Pública do Estado de São Paulo, Professora Doutora de Direito Constitucional nos cursos de Graduação e Especialização da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Graduou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), onde concluiu o mestrado (1996) e doutorado (2018). É vice-líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade" da PUC/SP.

“É um privilégio para a PUC-SP poder oferecer um curso de formação alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e com um corpo docente de excelência, integrado por profissionais que protagonizam a construção da Justiça Restaurativa no Brasil".

Renato C. P. De Vitto

Defensor Público (Defensoria Pública da Estado de São Paulo), atuando na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital – SP; foi Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (2014-2016) e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2016-2017); coordenou, no âmbito da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça o programa “Promovendo Práticas Restaurativas no Sistema de Justiça Brasileiro” desenvolvido em parceria com o PNUD (2004 e 2005).

“A necessidade de superação punitivismo e do retribucionismo e a busca por soluções de conflitos mais sofisticadas e resultados mais efetivos inserem as práticas restaurativas em um caminho urgente e necessário”. “O engajamento da PUCSP na formação de facilitadores em Justiça Restaurativa torna o curso apresentado histórico e extremamente promissor”.