Mãos manipulando a mente de uma pessoa

Trabalho e sofrimento psíquico: abordagens clínicas e críticas

O mundo do trabalho e das relações de produção vêm passando por profundas transformações nos últimos anos em função, principalmente, da crescente articulação entre desenvolvimento tecnológico, inteligência artificial e ciências de dados. Os impactos dessas mudanças sobre a exploração da força de trabalho se manifestam no avanço da precarização das condições laborais com violentos efeitos sobre a saúde mental dos trabalhadores. Em pesquisa recente, a Organização Mundial da Saúde estima que o equivalente a 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por motivos de sofrimento psíquico, custando cerca de 1 trilhão de dólares à economia global.

No entanto, apesar da magnitude do ônus financeiro, a gestão psíquica dos trabalhadores continua a exercer um papel crucial nas estratégias de organização, controle e subordinação do trabalho no capitalismo contemporâneo.

Diante desse cenário, este curso pretende oferecer a profissionais da saúde, da assistência social, gestores e trabalhadores em geral um espaço de análise crítica a respeito do diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico relacionado ao trabalho com o objetivo de contribuir tanto para a invenção de dispositivos voltados ao cuidado com a saúde mental no ambiente laboral quanto com a luta das e dos trabalhadores.

• Indicar o teor das mudanças no mundo do trabalho desde a crise do fordismo.

• Apresentar as principais abordagens teórico-metodológicas da relação entre saúde mental e trabalho.

• Apontar os limites de tais abordagens ante os desafios representados pelas formas de sofrimento e adoecimento psíquico contemporâneas.

Diferenciais

O curso é dinâmico e utiliza metodologias de ensino que permitem a permanente articulação entre teoria e prática. Serão adotadas metodologias variadas, tais como:
• Aulas expositivas;
• Aprendizagem baseada em casos clínicos;
• Disponibilização aos alunos, por meio eletrônico, de artigos científicos, capítulos de livros, vídeos, filmes previamente selecionados, com conteúdo relevante sobre a matéria a ser abordada em sala de aula;
• Abordagem interdisciplinar.

• Categoria: Extensão

A disciplina é aberta a graduandos e graduados em geral. Podem se matricular estudantes de graduação ou profissionais de áreas diversas, bem como estudiosos e demais interessados no tema que já sejam portadores de diploma de graduação em qualquer área.

• Duração: 15 horas
  • Local: Campus Monte Alegre

Marcelo Galletti Ferretti

Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), onde ministra e coordena disciplinas de Psicologia e de Ética. Graduado em Psicologia (2007) e em Filosofia (2011) pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Filosofia (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência nas áreas de Filosofia e de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, Psicologia do Trabalho, Ética e História da Psicologia. Atualmente, investiga as relações entre saúde mental e trabalho, campo em que realiza pesquisa de pós-doutorado, e entre psicanálise, teoria social e filosofia. É integrante do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo (LATESFIP-USP), membro do comitê consultivo do Movimento Mente em Foco, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, e participante do Núcleo Semente: Saúde Mental e Direitos Humanos relacionados ao Trabalho, vinculado ao Instituto Sedes Sapientiae.