Matrícula de R$ 1.211,20* + 5x R$ 1.211,20*
Valor do parcelamento no semestre.
*Consulte condições de descontos e pagamento.
Apresentação
As organizações da sociedade civil (OSC) estão cada vez mais profissionalizadas, demandando colaboradores atualizados diante dos desafios do mercado, capazes de elaborar e gerenciar projetos sociais eficazes. Nesse sentido, têm também gerado, cada vez mais, excelentes oportunidades de trabalho.
O Curso de Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor, realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) desde 2007, capacita os interessados para o gerenciamento adequado de organizações, empresas, projetos e negócios sociais. As aulas aproximam a teoria da prática de gestão em organizações do ramo e abordam temas como gestão de pessoas e de recursos, legislação, captação de recursos, marketing e responsabilidade social, entre outros.
A metodologia do curso prevê aulas expositivas e participativas; metodologias ativas; apresentações; seminários; pesquisas de campo; discussão de filmes e de livros; exposição de trabalhos; debates; palestras e visitas.
Duração
360 horas (incluindo o trabalho de conclusão de curso)
Promover a especialização de profissionais atuantes, ou que queiram atuar, no Terceiro Setor, por meio de aprofundamento de conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos, visando ao aprofundamento de competências do aluno.
Objetivos específicos
- Oferecer subsídios para a construção interdisciplinar do conhecimento sobre o Terceiro Setor e áreas afins, por meio da discussão de temas essenciais à área;
- Atualizar profissionais e pesquisadores na discussão das diversas abordagens da gestão social e das parcerias entre Estado, Mercado e Sociedade Civil, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e equânime;
- Capacitar os profissionais com ferramentas e técnicas de gestão adequadas ao desenvolvimento das organizações do Terceiro Setor, para tomar sua intervenção mais eficaz e efetiva no âmbito dos programas sociais;
- Desenvolver a capacidade de liderança dos alunos tornando-os gestores de projetos sociais.
Este curso é direcionado principalmente a gestores, colaboradores e voluntários de Organizações da Sociedade Civil e pessoas que se interessam por causas sociais e pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.
Turmas, Horários e Locais
On-line Síncrono
MÓDULO - Alunos Ingressantes
- INÍCIO: 18/03/2025
- TÉRMINO: 08/07/2025
- HORÁRIO: Terça e Quinta das 19h30 às 22h30
Quais são os diferenciais do curso?
Este curso está no mercado há mais de 17 anos, sendo comum os professores e professoras continuarem em contato com alunos formados, ajudando estes nas instituições onde trabalham ou em projetos específicos, ou trazendo esses ex-alunos para participar de outros projetos e atividades.
As aulas são remotas, ao vivo, com algumas híbridas, para atividades pedagógicas e networking. Não são utilizadas aulas gravadas, todas são ao vivo, com muita interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos.
O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC pode ser feito em 3 modalidades:
• Projeto social – elaboração de um projeto que se pretenda realizar;
• Pesquisa aplicada – pesquisa bibliográfica, documental e/ou de campo visando responder uma questão importante para o setor.
• Monografia – pesquisa bibliográfica e dissertação sobre um tema ligado às OSCs.
No caso de projeto que está sendo realmente desenvolvido ou que se pretenda desenvolver, os professores do curso ficam à disposição como mentores e consultores, visando o melhor resultado. Isso tem acontecido mesmo após à certificação do aluno.
Professor(es) em Destaque
Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes
Acesse o LattesProfa. Ma. Laís Vanessa Carvalho de Figueirêdo Lopes
Acesse o LattesProfa. Ma. Maria de Fátima D. C. Alexandre
Profa. Ma. Erika Costa da Silva
Acesse o LattesMichel Freller
Acesse o LattesProf. Dr. Roberto Sanches Padula
Acesse o LattesQuem será seu(s) Professor(es):
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
COORDENAÇÃO
PROFESSORES
- Profa. Dra. Alice Dianezi Gambardella
- Prof. Dr. Crisomar Lobo de Souza
- Profa. Dra. Elisabete Adami Pereira dos Santos
- Profa. Ma. Erika Costa da Silva Gaudeoso
- Prof. Me. José Alberto Tozzi
- Profa. Ma. Laís Vanessa Carvalho de Figueirêdo Lopes
- Profa. Ma. Luanda Aparecida Bonadio
- Profa. Dra Maria Angélica Souza Ribeiro
- Profa. Ma. Maria de Fátima Duque Caçador Alexandre
- Prof. Me. Michel Freller
- Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz
- Profa. Ma. Paula Raccanello Storto
- Profa. Patrícia Giannoccaro Von Huelsen
- Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes
- Prof. Dr. Roberto Sanches Padula
- Prof. Ma. Stella Camlot Reicher
- Profa. Ma. Valéria Kabzas Cecchini
- Prof. Me. Waldir Aparecido Mafra
Dados sujeitos a alterações.
O que você vai estudar?
O curso é composto de três módulos de aulas, cada um com um semestre de duração. A elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso deve ser feita durante o último módulo.
Políticas públicas, marco regulatório, captação de recursos e comunicação.
- Estado, políticas públicas e cidadania: referências para a atuação em OSCS.
- Direito e legislação aplicadas às entidades da sociedade civil.
- Captação de recursos e gestão de parcerias em OSCS.
- Comunicação e marketing para OSCS.
- Palestras – visitas.
Estratégia, cooperação, gestão financeira e de pessoas nas OSCs
- Planejamento estratégico em OSCS.
- Gestão financeira e orçamentária em OSCS.
- Gestão de pessoas, voluntariado e compromisso social em OSCS.
- Gestão da cooperação, negociação e conflito em OSCS.
- Palestras – visitas.
Elaboração, implementação e avaliação de projetos e ética nas OSCs
- Elaboração e implementação projetos sociais.
- Avaliação de projetos sociais e elaboração indicadores.
- Ética, cidadania e responsabilidade social.
- Palestras - visitas
Elaboração e defesa de TCC
- Orientação para elaboração TCC (com eventual mentoria para implementação de projetos em OSCs).
- Defesa.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições e Documentos
Investimento e Descontos
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 1º semestre de 2025 (Exceto os cursos da Escola de Verão).
Valor total do curso:
Sem desconto:
R$ 27.252,00 em até 18 parcelas.
Com o desconto de 20% até o dia 06/01/2025:
R$ 21.801,60
Com o desconto de 15% até o dia 06/01/2025:
R$ 23.164,20
Valor da parcela do semestre:
Sem desconto:
Valor da parcela para matrículas até 06/01/2025
Matrícula de R$ 1.514,00 + 5 mensalidades de R$ 1.514,00 (Fevereiro a Junho/2025)
Com o desconto de 20% até o dia 06/01/2025:
Matrícula de R$ 1.211,20 + 5 mensalidades de R$ 1.211,20 (Fevereiro a Junho/2025)
Com o desconto de 15% até o dia 06/01/2025:
Matrícula de R$ 1.286,90 + 5 mensalidades de R$ 1.286,90 (Fevereiro a Junho/2025)
Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em até 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Para quem adquiriu o curso com desconto terá a mesma taxa mantida.
Você vai precisar dos seguintes documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Como realizar sua inscrição?
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Inscreva-se na turma desejada
On-line síncrono
Inscreva-seObservações especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br