Pós-Graduação

Gestão e Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor

Especialização On-line Síncrono 360h

Matrícula de R$ 1.211,20* + 5x R$ 1.211,20*

Valor do parcelamento no semestre.
*Consulte condições de descontos e pagamento.

Apresentação

As organizações da sociedade civil (OSC) estão cada vez mais profissionalizadas, demandando colaboradores atualizados diante dos desafios do mercado, capazes de elaborar e gerenciar projetos sociais eficazes. Nesse sentido, têm também gerado, cada vez mais, excelentes oportunidades de trabalho.

O Curso de Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor, realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) desde 2007, capacita os interessados para o gerenciamento adequado de organizações, empresas, projetos e negócios sociais. As aulas aproximam a teoria da prática de gestão em organizações do ramo e abordam temas como gestão de pessoas e de recursos, legislação, captação de recursos, marketing e responsabilidade social, entre outros.

A metodologia do curso prevê aulas expositivas e participativas; metodologias ativas; apresentações; seminários; pesquisas de campo; discussão de filmes e de livros; exposição de trabalhos; debates; palestras e visitas.


Duração

360 horas (incluindo o trabalho de conclusão de curso)

Promover a especialização de profissionais atuantes, ou que queiram atuar, no Terceiro Setor, por meio de aprofundamento de conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos, visando ao aprofundamento de competências do aluno.

Objetivos específicos

  • Oferecer subsídios para a construção interdisciplinar do conhecimento sobre o Terceiro Setor e áreas afins, por meio da discussão de temas essenciais à área;
  • Atualizar profissionais e pesquisadores na discussão das diversas abordagens da gestão social e das parcerias entre Estado, Mercado e Sociedade Civil, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e equânime;
  • Capacitar os profissionais com ferramentas e técnicas de gestão adequadas ao desenvolvimento das organizações do Terceiro Setor, para tomar sua intervenção mais eficaz e efetiva no âmbito dos programas sociais;
  • Desenvolver a capacidade de liderança dos alunos tornando-os gestores de projetos sociais.

Este curso é direcionado principalmente a gestores, colaboradores e voluntários de Organizações da Sociedade Civil e pessoas que se interessam por causas sociais e pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.

Turmas, Horários e Locais

On-line Síncrono

MÓDULO - Alunos Ingressantes

  • INÍCIO: 18/03/2025
  • TÉRMINO: 08/07/2025
  • HORÁRIO: Terça e Quinta das 19h30 às 22h30

Quais são os diferenciais do curso?

Este curso está no mercado há mais de 17 anos, sendo comum os professores e professoras continuarem em contato com alunos formados, ajudando estes nas instituições onde trabalham ou em projetos específicos, ou trazendo esses ex-alunos para participar de outros projetos e atividades.

As aulas são remotas, ao vivo, com algumas híbridas, para atividades pedagógicas e networking. Não são utilizadas aulas gravadas, todas são ao vivo, com muita interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos.

O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC pode ser feito em 3 modalidades:

• Projeto social – elaboração de um projeto que se pretenda realizar;

• Pesquisa aplicada – pesquisa bibliográfica, documental e/ou de campo visando responder uma questão importante para o setor.

• Monografia – pesquisa bibliográfica e dissertação sobre um tema ligado às OSCs.

No caso de projeto que está sendo realmente desenvolvido ou que se pretenda desenvolver, os professores do curso ficam à disposição como mentores e consultores, visando o melhor resultado. Isso tem acontecido mesmo após à certificação do aluno.

O que você vai estudar?

O curso é composto de três módulos de aulas, cada um com um semestre de duração. A elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso deve ser feita durante o último módulo.

Políticas públicas, marco regulatório, captação de recursos e comunicação.

  • Estado, políticas públicas e cidadania: referências para a atuação em OSCS.
  • Direito e legislação aplicadas às entidades da sociedade civil.
  • Captação de recursos e gestão de parcerias em OSCS.
  • Comunicação e marketing para OSCS.
  • Palestras – visitas.

Estratégia, cooperação, gestão financeira e de pessoas nas OSCs

  • Planejamento estratégico em OSCS.
  • Gestão financeira e orçamentária em OSCS.
  • Gestão de pessoas, voluntariado e compromisso social em OSCS.
  • Gestão da cooperação, negociação e conflito em OSCS.
  • Palestras – visitas.

Elaboração, implementação e avaliação de projetos e ética nas OSCs

  • Elaboração e implementação projetos sociais.
  • Avaliação de projetos sociais e elaboração indicadores.
  • Ética, cidadania e responsabilidade social.
  • Palestras - visitas

Elaboração e defesa de TCC

  • Orientação para elaboração TCC (com eventual mentoria para implementação de projetos em OSCs).
  • Defesa.

 


Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.

Inscrições e Documentos

  Investimento e Descontos

Desconto de 20% para ex-alunos da PUC-SP (Graduação e Pós-graduação) e desconto de 15% para demais interessados. O desconto será aplicado em todas as mensalidades dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Extensão da PUC-SP, para matrículas realizadas até 10/02/2025.
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 1º semestre de 2025 (Exceto os cursos da Escola de Verão).

Valor total do curso:

Sem desconto:
R$ 27.252,00 em até 18 parcelas.

Com o desconto de 20% até o dia 22/01/2025:
R$ 21.801,60

Com o desconto de 15% até o dia 22/01/2025:
R$ 23.164,20

Valor da parcela do semestre:

Sem desconto:
Valor da parcela para matrículas até 22/01/2025
Matrícula de R$ 1.514,00 + 5 mensalidades de R$ 1.514,00 (Fevereiro a Junho/2025)

Com o desconto de 20% até o dia 22/01/2025:
Matrícula de R$ 1.211,20 + 5 mensalidades de R$ 1.211,20 (Fevereiro a Junho/2025)

Com o desconto de 15% até o dia 22/01/2025:
Matrícula de R$ 1.286,90 + 5 mensalidades de R$ 1.286,90 (Fevereiro a Junho/2025)

Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em até 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Para quem adquiriu o curso com desconto terá a mesma taxa mantida.

Você vai precisar dos seguintes documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

 

Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países:  Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.  

Como realizar sua inscrição?

  1. Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
    • Comprovante de Inscrição;
    • Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
  2. Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  3. Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.

Inscreva-se na turma desejada

On-line síncrono

Inscreva-se

Observações especiais

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br

Gestão e Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor

Especialização On-line Síncrono 360h

Matrícula de R$ 1.211,20* + 5x R$ 1.211,20*

Valor do parcelamento no semestre.
*Consulte condições de descontos e pagamento.

Apresentação

As organizações da sociedade civil (OSC) estão cada vez mais profissionalizadas, demandando colaboradores atualizados diante dos desafios do mercado, capazes de elaborar e gerenciar projetos sociais eficazes. Nesse sentido, têm também gerado, cada vez mais, excelentes oportunidades de trabalho.

O Curso de Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor, realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) desde 2007, capacita os interessados para o gerenciamento adequado de organizações, empresas, projetos e negócios sociais. As aulas aproximam a teoria da prática de gestão em organizações do ramo e abordam temas como gestão de pessoas e de recursos, legislação, captação de recursos, marketing e responsabilidade social, entre outros.

A metodologia do curso prevê aulas expositivas e participativas; metodologias ativas; apresentações; seminários; pesquisas de campo; discussão de filmes e de livros; exposição de trabalhos; debates; palestras e visitas.


Duração

360 horas (incluindo o trabalho de conclusão de curso)

Professor(es) em Destaque

Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes

Acesse o Lattes

Profa. Ma. Laís Vanessa Carvalho de Figueirêdo Lopes

Acesse o Lattes

Profa. Ma. Maria de Fátima D. C. Alexandre

Acesse o Lattes

Profa. Ma. Erika Costa da Silva

Acesse o Lattes
Michel Freller

Michel Freller

Acesse o Lattes

Prof. Dr. Roberto Sanches Padula

Acesse o Lattes

Promover a especialização de profissionais atuantes, ou que queiram atuar, no Terceiro Setor, por meio de aprofundamento de conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos, visando ao aprofundamento de competências do aluno.

Objetivos específicos

  • Oferecer subsídios para a construção interdisciplinar do conhecimento sobre o Terceiro Setor e áreas afins, por meio da discussão de temas essenciais à área;
  • Atualizar profissionais e pesquisadores na discussão das diversas abordagens da gestão social e das parcerias entre Estado, Mercado e Sociedade Civil, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e equânime;
  • Capacitar os profissionais com ferramentas e técnicas de gestão adequadas ao desenvolvimento das organizações do Terceiro Setor, para tomar sua intervenção mais eficaz e efetiva no âmbito dos programas sociais;
  • Desenvolver a capacidade de liderança dos alunos tornando-os gestores de projetos sociais.

Este curso é direcionado principalmente a gestores, colaboradores e voluntários de Organizações da Sociedade Civil e pessoas que se interessam por causas sociais e pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.

MÓDULO - Alunos Ingressantes

  • INÍCIO: 18/03/2025
  • TÉRMINO: 08/07/2025
  • HORÁRIO: Terça e Quinta das 19h30 às 22h30

O curso é composto de três módulos de aulas, cada um com um semestre de duração. A elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso deve ser feita durante o último módulo.

Políticas públicas, marco regulatório, captação de recursos e comunicação.

  • Estado, políticas públicas e cidadania: referências para a atuação em OSCS.
  • Direito e legislação aplicadas às entidades da sociedade civil.
  • Captação de recursos e gestão de parcerias em OSCS.
  • Comunicação e marketing para OSCS.
  • Palestras – visitas.

Estratégia, cooperação, gestão financeira e de pessoas nas OSCs

  • Planejamento estratégico em OSCS.
  • Gestão financeira e orçamentária em OSCS.
  • Gestão de pessoas, voluntariado e compromisso social em OSCS.
  • Gestão da cooperação, negociação e conflito em OSCS.
  • Palestras – visitas.

Elaboração, implementação e avaliação de projetos e ética nas OSCs

  • Elaboração e implementação projetos sociais.
  • Avaliação de projetos sociais e elaboração indicadores.
  • Ética, cidadania e responsabilidade social.
  • Palestras - visitas

Elaboração e defesa de TCC

  • Orientação para elaboração TCC (com eventual mentoria para implementação de projetos em OSCs).
  • Defesa.

 


Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.

  Investimento e Descontos

Desconto de 20% para ex-alunos da PUC-SP (Graduação e Pós-graduação) e desconto de 15% para demais interessados. O desconto será aplicado em todas as mensalidades dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Extensão da PUC-SP, para matrículas realizadas até 10/02/2025.
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 1º semestre de 2025 (Exceto os cursos da Escola de Verão).

Valor total do curso:

Sem desconto:
R$ 27.252,00 em até 18 parcelas.

Com o desconto de 20% até o dia 22/01/2025:
R$ 21.801,60

Com o desconto de 15% até o dia 22/01/2025:
R$ 23.164,20

Valor da parcela do semestre:

Sem desconto:
Valor da parcela para matrículas até 22/01/2025
Matrícula de R$ 1.514,00 + 5 mensalidades de R$ 1.514,00 (Fevereiro a Junho/2025)

Com o desconto de 20% até o dia 22/01/2025:
Matrícula de R$ 1.211,20 + 5 mensalidades de R$ 1.211,20 (Fevereiro a Junho/2025)

Com o desconto de 15% até o dia 22/01/2025:
Matrícula de R$ 1.286,90 + 5 mensalidades de R$ 1.286,90 (Fevereiro a Junho/2025)

Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em até 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Para quem adquiriu o curso com desconto terá a mesma taxa mantida.

Você vai precisar dos seguintes documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

 

Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países:  Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.  

Como realizar sua inscrição?

  1. Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
    • Comprovante de Inscrição;
    • Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
  2. Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  3. Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.

Inscreva-se na turma desejada

On-line síncrono

Inscreva-se

Observações especiais

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br

Programas relacionados

Thumbnail
Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e a outras Neurodivergências
Especialização EAD Inscrições Abertas
390 horas
Saiba Mais
Thumbnail
Ações Terapêuticas para Situações de Luto
Especialização On-line Síncrono
390 horas
Saiba Mais
Thumbnail
Ciências Humanas e Pensamento Decolonial
Especialização On-line Síncrono Inscrições Abertas
390 horas
Saiba Mais
Thumbnail
Direito Administrativo
Especialização On-line Síncrono Inscrições Abertas
390 horas
Saiba Mais
Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.