Apresentação
O Curso História, Sociedade e Cultura está organizado em três módulos, contendo ao todo nove unidades curriculares e seis oficinas.
Concebido como um campo de pesquisa e reflexão que articula experiências acadêmicas às transformações sociais busca constituir um largo espectro de indagações referentes aos sujeitos coletivos e aos processos históricos nos quais estão inseridos. Mantém estreito e explícito diálogo com a História Social Inglesa, a Nova História Francesa e a História Cultural. O reconhecimento da heterogeneidade de experiências sociais de homens, mulheres e crianças de diferentes classes sociais, etnias, gêneros e gerações conduz à perspectiva multidisciplinar. Tem na cultura o eixo de reflexão histórica que orienta possibilidades de explicação, interpretação, perspectivas de investigação e, também, de intervenção no social. Trata-se de estudos culturais que não se restringem às ideias e ideologias, à razão e à lógica científicas, mas adentra no campo menos sistematizado dos valores e das tradições, do afetivo, dos sentimentos e desejos, do fantástico, do religioso e do místico. Significa, pois, pensar a cultura como modos específicos e plurais de viver e lutar.
Gerais: formar pesquisadores capacitados a: atuar junto a a órgãos públicos ou privados como arquivos, centros de documentação, museus, centros de memória e patrimônio; propor projetos de pesquisa histórica que aprofundem da relação ensino-pesquisa-extensão.
Específicos: oferecer condições para: elaboração de projetos de investigação histórica visando ao ingresso na pós-graduação stricto senso; realização articulada de reflexão teórica, historiográfica e análise de fontes.
Portadores de diploma de graduação em História ou em outras áreas.
Turmas, Horários e Locais
On-line Síncrono
MÓDULO - Alunos Ingressantes
- INÍCIO: 15/03/2025
- TÉRMINO: 05/07/2025
- HORÁRIO: Sábado 8h às 17h
Quais são os diferenciais do curso?
Adoção de metodologias ativas que estimulam o protagonismo discente e a ênfase na prática da pesquisa que articula reflexão teórica e historiográfica à análise documental (legislação, imprensa, literatura, imagens, narrativas orais). Pluralidade de temas e abordagens.
Professor(es) em Destaque
Profa. Dra. Maria Izilda Santos de Matos
Acesse o LattesProfa. Dra. Yvone Dias Avelino
Acesse o LattesQuem será seu(s) Professor(es):
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
COORDENAÇÃO
Dados sujeitos a alterações.
O que você vai estudar?
Módulo I - 110 horas
- Metodologia de Pesquisa I
- Cultura e Representação
- Historiografia
- Oficina I
- Oficina II
Módulo II - 110 horas
- Metodologia de Pesquisa
- II Cultura e Cidade
- Conhecimento histórico e formação do historiador: formação profissional e sociedade contemporânea
- Oficina III Oficina IV
Módulo III - 140 horas
- Cultura e Trabalho Conhecimento histórico e formação do historiador: problematizando a análise documental e os lugares de memória
- Outras Histórias
- Pesquisa e elaboração de TCC
- Oficina V
- Oficina VI
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
Inscrições e Documentos
Você vai precisar dos seguintes documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Como realizar sua inscrição?
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Observações especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br