AMÁLIO PINHEIRO
Poeta, tradutor e professor doutor na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Coordena o Grupo de Pesquisa “Barroco e Mestiçagem”, onde se investigam as relações entre as áreas de literatura, comunicação e cultura na América Latina, ao mesmo tempo que se experimentam modos de conhecimento não dualistas para o continente. Tem produzido ensaios e traduções comentadas de autores da Espanha, da América Latina e do Caribe. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre a memória cultural, as artes e as ciências não clássicas, com ênfase nas conexões e ramificações entre voz, poema, corpo, séries culturais e paisagem urbana, que se desdobram aquém das dicotomias entre sociedade e natureza. Publicou, entre outros, César Vallejo: o abalo corpográfico; César Vallejo a dedo (tradução), Aquém da identidade e da oposição. Formas na cultura mestiça; Nicolás Guillén: Motivos de son; e Rafael Alberti: Sobre os anjos (tradução), América Latina: barroco, cidade, jornal; Tempo Solto (poemas).
AMOR ANTÓNIO MONTEIRO
Assistente social, mestre e doutor em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social (PEPGSS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente na Universidade Católica de Angola (Ucan), pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade (NEPI) da PUC-SP e colaborador estrangeiro no Grupo Quavisss – Estudos e Pesquisas sobre Política de Saúde e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
ANA CÉLIA NAVARRO DE ANDRADE
Graduada em História, mestre e doutora em História Social, todos pela USP. É docente do curso de pós-graduação em Gestão de Arquivos e Bibliotecas Escolares da Unifai e presidente da Associação de Arquivistas de São Paulo. Participou como pesquisadora associada do projeto ´Clamor: documentação e memória de um Comitê pelos direitos humanos no Cone Sul´. Ocupou o cargo de historiógrafa do Cedic da PUC-SP de julho de 1992 a janeiro de 2020.
ANA MERCÊS BAHIA BOCK
Psicóloga, professora titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ministrando aulas na graduação em Psicologia e na pós- -graduação em Psicologia da Educação. Coordenadora do grupo de pesquisa Dimensão subjetiva da desigualdade social e suas diversas expressões. Vice- -coordenadora do grupo de trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp) Método e categorias teóricas na pesquisa em Psicologia Sócio-histórica. Presidente do Instituto Silvia Lane.
ANTONIO JOSÉ ROMERA VALVERDE
Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (FFNSM), atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). Doutor em Educação – Filosofia e História da Educação – pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder dos grupos de pesquisa Renascimento: Ética, Política e Religião (PUC-SP/CNPq) e Filosofia Política Contemporânea (PUC-SP/CNPq). Foi professor de Filosofia (Ética) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e representante da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla) no Comitê de Ética da PUC-SP. Pesquisador das áreas de História da Filosofia Moderna, com ênfase em Filosofia Política do Renascimento, e História da Filosofia Contemporânea, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Pesquisa o antiutopismo de Hans Jonas e a utopia concreta de Ernst Bloch. É coeditor da Revista de Filosofia Aurora e coordenador do programa de pós-graduação em Filosofia da PUC-SP.
ARLETE ASSUMPÇÃO MONTEIRO
Doutorada em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorada em Estudos sobre a América Latina, Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. Pós-doutorada pela Universidad de Salamanca/Espanha. Professora visitante e pesquisadora na Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. É membro do Instituto História e Geográfico de Santa Catarina.
BORIS AGUSTÍN NEF ULLOA
Assistente Doutor do Departamento de Teologia e Diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC-SP.