O cenário de violência urbana no Brasil é um fenômeno que ultrapassa as fronteiras da questão da criminalidade, com profundas implicações sociais, requerendo reformas estruturais, mudanças na sociedade, especificamente com iniciativas e propostas de aprimoramento das instituições de segurança pública, através da diretrizes e novos paradigmas de formação educacional de seus quadros.
A realidade dinâmica multifacetada da violência da criminalidade e das várias e diversas formas de violações dos Direitos Humanos impõe a crescente necessidade de realizar estudos e diagnósticos, que permitam formular agendas de prioridades e elaborar planos de ação para a elaboração, consolidação e difusão de conhecimentos em segurança pública, com destaque para os que permitam capacitar os profissionais desta área em padrões éticos, teóricos e políticos condizentes com a promoção do Estado de Direitos. A formação em segurança pública exige hoje, por sua complexidade, que se potencialize o compromisso com a cidadania, e a educação para a paz, articulando-se permanentemente com os avanços científicos e o saber acumulado pela civilização, via a definição de uma Política Pública capaz de integrar todas as instituições ligadas direta e indiretamente a defesa do cidadão, seja as de caráter educativo, de saúde, de segurança, dentre outras, que sejam capazes de resgatar a igualdade social, a justiça e a solidariedade humana.
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