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O Projeto
O Projeto "Para compreender o amor humano" nasceu da hipótese de que é necessária uma compreensão adequada da experiência do amor para o correto enfrentamento dos desafios culturais e éticos contemporâneos. Fundamenta-se na encíclica Deus caritas est, do Papa Bento XVI, e no livro Homem e mulher os criou (EDUSC, 2005), do Papa João Paulo II. A linha adotada pretende o diálogo permanente entre o conteúdo destes textos e a experiência concreta de cada ser humano em nosso tempo. A metodologia de trabalho utilizada permite que esse diálogo se dê através da Internet ou de encontros presenciais, a partir do trabalho pessoal ou em pequenos grupos, da realização de cursos, mesas-redondas e da reflexão de textos nos quais especialistas de diversas áreas do conhecimento debatem estes temas.
O trabalho se desenvolve a partir de dois pressupostos metodológicos:
1. A experiência humana do amor ainda é o princípio que nos permite construir uma ética que não seja moralista e formal, mas corresponda ao desejo mais profundo de nossos corações.
2. Uma reflexão sincera sobre nossas experiências nos permite compreender o amor de forma adequada e tirar delas as conclusões necessárias para a reconstrução da ética pessoal e social. Pressupostos do Projeto.
Esta postura permite enfrentar de forma positiva e construtiva todos os problemas e desafios éticos de nosso tempo, inclusive aqueles da bioética - um dos interesses principais deste projeto.
Objetivos
1. Desenvolver a reflexão sobre os temas da família e da bioética, a partir do significado da experiência humana de amor e em diálogo com o Magistério da Igreja.
2. Estimular a reflexão sobre o amor humano, e suas implicações para o desenvolvimento da personalidade, da família e da bioética. |
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Bento XVI
Por sua grande influência na formulação do projeto, Bento XVI ocupa um lugar especial em nosso trabalho. Assim, existe uma seção especial voltada a ele no site do Projeto. Nele, se encontram informações e material referentes à Revista Especial que o Núcleo Fé e Cultura organizou, para as Edições Paulinas, a respeito do pensamento do papa, textos publicados na mídia que ajudam a compreender o seu pensamento, etc.
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A Bioética Personalista e o amor humano
O Projeto "Para compreender o amor humano" nasceu, originariamente, de reflexões a respeito de temas da bioética, tais como a questão do direito à vida do embrião humano e o aborto, o controle da natalidade, a eutanásia, etc. Em relação a estes temas, os diversos autores podem, grosso modo, ser compreendidos a partir de duas posturas básicas, com suas variações e imbricações:
1. De um lado estão aqueles que supõem que todos os valores são relativos, nascidos de convenções sociais, e que portanto a grande questão da bioética é descobrir como cada indivíduo pode obter mais prazer em sua vida sem incomodar aos demais. A partir desta postura, o valor da vida e da pessoa é determinado por um consenso da sociedade, que procura resguardar a autonomia de cada indivíduo.
2. Do outro estão os que supõem a existência de uma dignidade e de um valor intrínsecos à pessoa humana, e para eles a grande questão da bioética é descobrir quais são as características desta pessoa humana que devem ser valorizadas e respeitadas para que cada homem se realize plenamente. Aqui, portanto, o valor da vida e da pessoa antecede a qualquer convenção social e deve ser respeitado por qualquer sociedade. A esta postura chamamos, normalmente, de bioética personalista .
A reflexão sobre esta postura personalista e sobre as formas como os indivíduos enfrentavam estas questões em seu cotidiano foi nos mostrando que o reconhecimento do valor da pessoa humana não é, como muitos dizem, uma questão religiosa - que depende da fé de cada um - mas depende de uma experiência humana adequada, que gera uma sensibilidade capaz de perceber, para além das discussões filosóficas e jurídicas, o valor do outro. Esta experiência é a do amor plenamente reconhecido. Quem nunca fez a experiência de sentir-se amado gratuitamente, terá muito mais dificuldade de amar verdadeiramente a um outro e, sem amor a um outro, tenderá também a não reconhecer a dignidade constitutiva de cada pessoa humana. Mas sentir-se amado e ser capaz de amar não é só uma questão para a bioética, pois envolve a própria possibilidade de uma pessoa ser feliz. A compreensão da amplitude da reflexão sobre o amor humano levou este projeto a transcender seus limites originais e tornar-se não só um projeto sobre bioética, mas um projeto que procura discutir a experiência do amor humano em todos os seus aspectos.
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