Seguindo o espírito da Campanha da Fraternidade de 2009 e dentro de uma tradição de trabalho desenvolvida na PUC-SP através de seu Núcleo de Trabalhos Comunitários, a Universidade realiza uma Conferência para discutir, democraticamente, os caminhos da segurança pública no Brasil.
Será realizada no Teatro da PUC-SP, o TUCA, no próximo dia 30 de maio, a Conferência Livre em Segurança Pública. O evento é uma realização em conjunto da Faculdade de Educação, o NTC - Núcleo de Trabalhos Comunitários, NEPSUC - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Segurança Urbana e Cidadania e a Pastoral Universitária.
A Conferência Livre é uma etapa das atividades, desenvolvidas em âmbito nacional desde 2008, visando subsidiar a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública que acontecerá em agosto na cidade de Brasília orquestrada pelo Ministério da Justiça, Senasp e Renaesp. Hoje, a conferência se configura como espaço onde diversos setores da sociedade podem participar, debater, aprofundar e assim construir elementos fortalecedores para a formulação de diretrizes para um novo paradigma de Política Nacional de Segurança Pública.
Novo paradigma - um dever acadêmico
O tema do evento é “A contribuição da Universidade na efetivação da democracia participativa e na construção de outro paradigma de Segurança Pública: um dever ético político”.
É importante ressaltar que a PUC/SP, desde 2000, através da Faculdade de Educação e por meio do NTC, tornou-se referência na contribuição para formação de profissionais das diversas instituições policiais. Assessora nas políticas públicas municipais em segurança, sob a ótica da concepção dos direitos humanos e da pedagogia libertadora, além de promover a política de segurança como matriz para o desenvolvimento integrado, descentralizado e participativo.
A conferência é um diferencial para o fortalecimento da participação cidadã na construção histórica no Estado de Democrático de Direito Brasileiro, pois em nenhum outro momento o poder público, a população, as entidades civis organizadas, as instituições policiais, as instituições acadêmicas e os organismos de imprensa, com perfis e vivências bem diferenciados, estão reunidas, imbuídas com o mesmo objetivo em debater um novo modelo de segurança pública.
Hoje, mesmo com a complexidade do tema e a pouca familiaridade acerca dos problemas da segurança pública urge a necessidade da problematização das reais causas geradoras de violência e de criminalidade. Aí reside a importância da conferência onde todos, sem distinção, podem e devem participar neste debate político, propor e clamar por mudanças capazes de ecoar em ação concreta.
A segurança pública que queremos requer uma prática plural oriunda da participação pública de todos os setores intervenientes da sociedade e não apenas na ação das autoridades ou confinadas nos domínios dos gabinetes.
Por isso a PUC abre suas portas para o debate e junto com a sociedade vai discutir as mudanças necessárias e remeter para a etapa nacional, Procurando encaminhar propostas que façam a diferença para a construção de uma cidadania baseada no convívio social .
Aproximar a sociedade dos problemas que tange a segurança pública é tarefa da universidade. È pensando nisso que a PUC através da Faculdade de Educação instituiu o NEPSUC -Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública e Cidadania. As decisões do que é melhor para a sociedade tem que ser público, franco e aberto, baseado em pesquisa, informação e debates. E esta é a competência e função de uma universidade. O NEPSUC já nasceu com a tarefa de mobilizar atores e trazer para o seio da universidade um debate que nunca deixa de ser recorrente e faz parte da principal agenda política nacional, a segurança pública.
A violência e o crime são fenômenos sócio-políticos e por isso tem que ser encarados no sentido de estudar as necessidades de cada setor dos diferentes segmentos sociais e com a participação ativa de cada cidadão para concretamente construir indicadores sociais com vistas para um novo modelo em segurança pública, contudo balizado pelos princípios e valores de uma gestão integrada.
Contato e maiores informações: http://nepsuc.blogspot.com |