Apresentação
O programa de residência médica (PRM) em PNEUMOLOGIA tem a duração de dois anos e não é de acesso direto. Ou seja, tem como pré-requisito outros dois anos de residência em clínica médica em instituição credenciada pela CNRM. Atualmente, a especialidade comporta mais de 4 mil pneumologistas no Brasil e está concentrada, particularmente, na região Sudeste. Esses são os dados apontados pelo estudo Demografia Médica no Brasil 2020, estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina em parceria com a USP, disponível em:
Breve Histórico
A residência médica na área de PNEUMOLOGIA teve início em 1987, porém o programa foi credenciado junto à CNRM em 1996. Nessa época, o corpo docente, era chefiado pelo Prof. Dr. José Rosemberg, renomado tisiologista e o primeiro pneumologista que se dedicou ao estudo do tabagismo no Brasil.
O Hospital Leonor Mendes de Barros iniciou seus atendimentos na década de setenta, como hospital de Tisiologia e Pneumologia, contando na época com infraestrutura de clínica, broncoscopia rígida e cirurgia torácica, nesse período o serviço iniciou formação de pneumologistas, pois era ligado a Secretária Estadual de Saúde e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atualmente, o corpo docente é composto pela Profa. Dra. Marta Elizabeth Kalil, que coordena a área de Pneumologia da PUC-SP, e é supervisora da Residência Médica em Pneumologia e pelos docentes Profa. Ms. Sonia Ferrari Peron, Prof. Ms. Moysés de Campos Júnior e Prof. Ms. Felipe de Oliveira Teixeira.
O programa funciona nos três hospitais do campus da FCMS da PUC-SP. Dois da Secretária Estadual da Saúde, ou Conjunto Hospitalar de Sorocaba (Hospital Leonor Mendes de Barros e Hospital Regional de Sorocaba), além do Hospital Santa Lucinda, próprio da Universidade. Nesses hospitais, conta-se com pronto socorro, unidades de terapia intensiva, enfermarias clínicas e cirúrgicas, centros cirúrgicos, unidade de diálise, Hemonúcleo com agências transfusionais, laboratórios gerais, Laboratório de Prova Funcional Ventilatória, Serviço de Broncoscopia, assim como Serviço de Cirurgia Torácica.
Há ainda, o prédio dos Ambulatórios, o qual abriga todas as especialidades médicas.
Além de apresentar ofertas de vagas em serviços hospitalares e ambulatoriais, os pneumologistas são muito procurados para trabalhar em UTIs.
A bolsa fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo é de aproximadamente R$ 4.100,00.
Carga Horária: 60 horas semanais.
Local
COREME
Rua Joubert Wey, 290 – 1º andar, sala 122. CEP 18030-070 - Sorocaba/SP
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
SUPERVIDOR(A)
PROFESSORES
Matriz Curricular
A matriz de todos os PRM em pneumologia segue aquela registrada no Ministério da Educação e desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pode ser consultada no seguinte site:
Fonte: RESOLUÇÃO Nº 16, DE 8 DE ABRIL DE 2019, atualizada em 2022.
Procedimentos Realizados
- Atuação em UTI com orientação de uso de Ventilação Mecânica Invasiva e Não Invasiva
- Toracocentese
- Biópsia Pleural
- Atendimento e acompanhamento dos casos internados em enfermaria de Pneumologia
- Atendimento de pacientes nos ambulatórios de Asma, DPOC, Tabagismo, Doenças Intersticiais, Ambulatório Geral de Pneumologia e Cirurgia Torácica.
- Estágio no Laboratório de Função Pulmonar.
- Estágio no Serviço de Broncoscopia do Conjunto Hospitalar Sorocaba.
Processo Seletivo e Documentos
Acompanhe Processo Seletivo
Saiba MaisEstágio
Preceptores nos Campos de Estágio
Profissionais do Conjunto Hospitalar de Sorocaba – CHS auxiliam na enfermaria, pronto socorro, interconsultas, assistência a pacientes, ambulatórios e unidades de terapia intensiva.
Fisioterapeutas que auxiliam nas aulas de Ventilação Mecânica e Ventilação não Invasiva ligados a PUCSP:
- Dra. Clara Monteiro
- Dr. Rogério Arruda Melaré
Estágios Eletivos Conveniados com Serviços de Pneumologia
- ATENDIMENTO DOS PACIENTES DO PROGRAMA DE TUBERCULOSE SOROCABA - PREFEITURA MUNICIPIO DE SOROCABA
- Laboratório do sono – BOS
- UNIFESP – Estágio Eletivo Optativo por 30 dias na Disciplina de Pneumologia da UNIFESP.