Pós-Graduação

Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia

Residência Médica Presencial 60h/sem
Acompanhe Processo Seletivo

Apresentação

O programa de residência médica (PRM) em ortopedia e traumatologia tem a duração de três anos e é de acesso direto.
Atualmente, a especialidade comporta quase 21 mil ortopedistas no Brasil e está concentrada particularmente na região Sudeste. Esses são os dados apontados pelo estudo Demografia Médica no Brasil 2023, estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina em parceria com a USP.
 

Breve Histórico

O Prof. Luiz Gustavo Wertheimer foi o primeiro responsável pela Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, em 1956. Seu estilo, enfatizando a importância do exame físico e do conhecimento de anatomia, causou enorme influência nos estudantes. O primeiro ex-aluno que integrou a disciplina foi o Dr. Ivo Vecina Martin. Posteriormente, o Dr. Celso Augusto Nadalini Simoneti, outro ex-aluno, também passou a fazer parte do corpo docente.

Outros profissionais foram sendo agregados e deram suas contribuições para elevar a disciplina à condição de formadora de alunos de maneira constante, colocando-se à disposição da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia para seu programa de Residência Médica. Um deles, que permaneceu por muitos anos com assistente, foi o Dr. José Gilberto Terra Tallarico.

Com o passar dos anos, a Faculdade de Medicina de Sorocaba foi credenciada como participante do programa nacional de residência da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), com a responsabilidade na formação de novos profissionais na especialidade de Ortopedia e Traumatologia.

Assim, o Dr. Eduardo Álvaro Vieira foi o primeiro residente da disciplina de Ortopedia e foi aprovado no exame para obtenção do título de especialista em Belo Horizonte, no início de 1972. Mais tarde, o Dr. Eduardo passou a integrar a Disciplina de Ortopedia e, alguns anos depois, o Dr. Luiz Agliberto Cury também foi incorporado à disciplina.

Em 1969 o Prof. Wertheimer foi eleito presidente da SBOT para o biênio 1971-1973 e o Dr. Celso Simoneti assumiu a Secretaria Geral, tendo permanecido no cargo até o ano de 1984, quando foi eleito para a Presidência da SBOT, no biênio 1986-1988. Em 1979, o Dr. Celso Simoneti passou à condição de Professor Associado e, posteriormente, nesse mesmo ano, à de Professor Titular da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, vindo a substituir o Prof. Dr. Luiz Gustavo Wertheimer até o ano de 1993. Nesse ano assumiu a chefia o Prof. Dr. Edie Benedito Caetano, Livre Docente e Professor Titular. Também em 1993 o Dr. Luiz Ângelo Vieira foi admitido como professor voluntário e, a partir 1996, foi contratado como docente, assumindo a preceptoria do Programa de Residência Médica, cuja atuação sempre foi marcada pelo interesse na formação de nossos residentes. Com isso, houve um enorme salto de qualidade da residência de ortopedia.

Nessa época, a Ortopedia já era dividida em subespecialidades e, assim, começaram a aparecer de grupos de subespecialidades ou áreas de atuação. A cirurgia da mão foi a que teve, no início, o maior destaque. O Serviço de Cirurgia da Mão foi o primeiro do interior do Estado de São Paulo a ser credenciado para a formação de novos residentes nesta área e conseguiu renome internacional, sendo respeitado pela sua produção científica na área de Anatomia Cirúrgica do Membro Superior, especialmente devido ao livro “As Bases Anatômicas e Funcionais das Cirurgias do Membro Superior”, de autoria do Prof. Dr. Edie Benedito Caetano, onde estão reunidas todas as pesquisas do grupo realizadas nos últimos 40 anos. O Prof. Dr. Edie foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, em 1996, e do Comitê de Cirurgia da Mão, junto ao SBOT, nos anos de 1996 e 1997.

O Prof. Dr. Celso Simoneti assumiu a chefia do grupo de quadril e ainda continua dando importante contribuição na formação de especialistas na subespecialidade de quadril. O Dr. André Nachiluk, falecido há dois anos, teve sua origem na cirurgia da mão e foi o responsável pela formação do grupo de Trauma e Fixador Externo. Este grupo realiza complexos procedimentos cirúrgicos que são feitos em poucos serviços do país. Atualmente os Drs. Fernando Henrique Xavier dos Santos e Iuri Stachurski prestam este serviço no Hospital Regional.

O grupo de joelho foi formado pelo Prof. Dr. Eduardo Álvaro Vieira que, com sua pesquisa sobre anatomia do joelho, produziu suas teses de Mestrado e Doutorado. Há cerca de dois anos, seu filho, Eduardo Luis Cruels Vieira foi admitido como docente da Disciplina e, recentemente, usou o material dessas teses para escrever dois capítulos do livro “Sports Injuries”, publicação internacional, juntamente com o Dr. Julio Cesar Galli. Depois de seu falecimento, o Dr. Eduardo Álvaro Vieira foi homenageado com a criação da Associação para o Estudo da Cirurgia do joelho, que leva seu nome. Com reuniões periódicas, essa reunião traz para palestras profissionais de outras escolas renomados nacional e internacionalmente.

O grupo de cirurgia do pé e tornozelo começou com o Dr. Luiz Agliberto Cury e hoje conta com o trabalho de preceptoria realizado pela Dra. Marina Itapema de Castro Monteiro. Outro ex-residente, o Dr. Gerson Arlindo Marmille, deu início à formação do grupo de ombro. O Dr. Henrique Lazar, que seguiu seus passos atua como preceptor e contribui na preceptoria da disciplina. O Dr. Luiz Mario Bellegard e o Dr. Diovano Paust de Oliveira prestam sua colaboração para a disciplina na formação dos residentes e internos como o grupo de tumores músculo-esqueléticos, no Hospital Regional. A atividade de cirurgia da coluna vertebral é feita, nesse mesmo hospital, pelo Dr. Eric Vecina, que possui o título de doutor pela UNIFESP.

Em 2016, o Dr. Julio Cesar Galli, outro ex-residente, que atuava com professor voluntário e orientador dos trabalhos dos residentes apresentados junto à SBOT para obtenção do título de especialista, foi contratado como docente. A pedido do Prof. Edie, o Dr. Julio passou a convidar professores de outros centros para dar aula nas reuniões da disciplina das terças-feiras, especialmente vindos da USP e UNIFESP. Atualmente, cerca de 25% das aulas são de responsabilidade desses profissionais renomados. Em 2021 o Prof. Julio prestou concurso e foi aprovado como Livre Docente. Em 2023, os Drs. Edie Benedito Caetano e Luiz Ângelo Vieira, depois de 30 anos prestando excelentes serviços como Coordenador e preceptor da Disciplina, respectivamente, passaram a missão da Coordenação da Disciplina ao Prof. Julio Cesar Galli e da Preceptoria ao Dr. David Nordon.

Atualmente, contamos com sete docentes na disciplina de Ortopedia e Traumatologia, sendo dois Livres-docentes, os Profs. Drs. Edie Benedito Caetano e Julio Cesar Galli, três doutores, os Prof. Dr. Celso Augusto Nadalini Simoneti, Dr. Luiz Ângelo Vieira e Dr. João José Sabongi Neto, um mestre, o Dr. Eduardo Luis Cruels Vieira e um especialista, o Dr. Luiz Antonio Callegari. Nove profissionais atuam como preceptores, no Hospital Santa Lucinda: o Dr. Rodrigo Ernesto Montano Perez, na área de trauma; Dr. Maurício Benedito Ferreira Caetano, na cirurgia da mão; o Dr. Henrique Lazar, na cirurgia do ombro; Drs. Doutor Walberto Kushiayama, Bruno di Sério Dias e Pedro Teodoro Resende Filho, na cirurgia do quadril; Dr. Túlio Pereira Cardoso, na cirurgia do joelho; Dr. Francisco Meirelles Junqueira, na ortopedia pediátrica, e a Dra. Marina Itapema de Castro Monteiro na área de cirurgia do pé e tornozelo.

Além disso, contamos com a colaboração de alguns especialistas que exercem suas atividades em Sorocaba e que dão aulas nas reuniões das terças-feiras e outros, da Secretaria de Saúde Estado de São Paulo, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que orientam o atendimento de nossos residentes.

Ortopedistas possuem um mercado de trabalho amplo e variado. É uma especialidade tanto clínica, quanto cirúrgica, podendo ser realizados procedimentos ambulatoriais e hospitalares, com perspectiva de plantões cirúrgicos e não cirúrgicos e ambulatórios do SUS, convênio ou particulares. É frequente e cada vez mais necessária a subespecialização, com transição para a dedicação exclusiva à sua área de atuação em poucos anos.

A bolsa fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo é de aproximadamente R$ 4.100,00.

Carga Horária: 60 horas semanais.

Local

Campus Sorocaba​

COREME

Rua Joubert Wey, 290 – 1º andar, sala 122. CEP 18030-070 - Sorocaba/SP

Matriz Curricular

A matriz de todos os PRM em ortopedia segue aquela registrada no Ministério da Educação e desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e pode ser consultada no seguinte site:

Procedimentos Realizados

Cirurgias ortopédicas de múltiplos níveis de competência: fixações externas, fixações internas, próteses, procedimentos ósseos e de partes moles.

Processo Seletivo e Documentos

Informações e Edital

Saiba Mais

Estágio

Preceptores nos Campos de Estágio

  • Conjunto Hospitalar de Sorocaba – CHS (enfermaria, interconsultas, assistência a pacientes agudos, pronto-socorro, ambulatórios, procedimentos)
  • Hospital Santa Lucinda – HSL (enfermaria, interconsultas, assistência a pacientes agudos, pronto-socorro, ambulatórios, procedimentos)

Contato

Contato da COREME

Assistente: Sra. Margarete Costa N. Ressio

  coreme@pucsp.br

Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia

Residência Médica Presencial 60h/sem
Acompanhe Processo Seletivo

Apresentação

O programa de residência médica (PRM) em ortopedia e traumatologia tem a duração de três anos e é de acesso direto.
Atualmente, a especialidade comporta quase 21 mil ortopedistas no Brasil e está concentrada particularmente na região Sudeste. Esses são os dados apontados pelo estudo Demografia Médica no Brasil 2023, estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina em parceria com a USP.
 

Breve Histórico

O Prof. Luiz Gustavo Wertheimer foi o primeiro responsável pela Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, em 1956. Seu estilo, enfatizando a importância do exame físico e do conhecimento de anatomia, causou enorme influência nos estudantes. O primeiro ex-aluno que integrou a disciplina foi o Dr. Ivo Vecina Martin. Posteriormente, o Dr. Celso Augusto Nadalini Simoneti, outro ex-aluno, também passou a fazer parte do corpo docente.

Outros profissionais foram sendo agregados e deram suas contribuições para elevar a disciplina à condição de formadora de alunos de maneira constante, colocando-se à disposição da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia para seu programa de Residência Médica. Um deles, que permaneceu por muitos anos com assistente, foi o Dr. José Gilberto Terra Tallarico.

Com o passar dos anos, a Faculdade de Medicina de Sorocaba foi credenciada como participante do programa nacional de residência da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), com a responsabilidade na formação de novos profissionais na especialidade de Ortopedia e Traumatologia.

Assim, o Dr. Eduardo Álvaro Vieira foi o primeiro residente da disciplina de Ortopedia e foi aprovado no exame para obtenção do título de especialista em Belo Horizonte, no início de 1972. Mais tarde, o Dr. Eduardo passou a integrar a Disciplina de Ortopedia e, alguns anos depois, o Dr. Luiz Agliberto Cury também foi incorporado à disciplina.

Em 1969 o Prof. Wertheimer foi eleito presidente da SBOT para o biênio 1971-1973 e o Dr. Celso Simoneti assumiu a Secretaria Geral, tendo permanecido no cargo até o ano de 1984, quando foi eleito para a Presidência da SBOT, no biênio 1986-1988. Em 1979, o Dr. Celso Simoneti passou à condição de Professor Associado e, posteriormente, nesse mesmo ano, à de Professor Titular da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, vindo a substituir o Prof. Dr. Luiz Gustavo Wertheimer até o ano de 1993. Nesse ano assumiu a chefia o Prof. Dr. Edie Benedito Caetano, Livre Docente e Professor Titular. Também em 1993 o Dr. Luiz Ângelo Vieira foi admitido como professor voluntário e, a partir 1996, foi contratado como docente, assumindo a preceptoria do Programa de Residência Médica, cuja atuação sempre foi marcada pelo interesse na formação de nossos residentes. Com isso, houve um enorme salto de qualidade da residência de ortopedia.

Nessa época, a Ortopedia já era dividida em subespecialidades e, assim, começaram a aparecer de grupos de subespecialidades ou áreas de atuação. A cirurgia da mão foi a que teve, no início, o maior destaque. O Serviço de Cirurgia da Mão foi o primeiro do interior do Estado de São Paulo a ser credenciado para a formação de novos residentes nesta área e conseguiu renome internacional, sendo respeitado pela sua produção científica na área de Anatomia Cirúrgica do Membro Superior, especialmente devido ao livro “As Bases Anatômicas e Funcionais das Cirurgias do Membro Superior”, de autoria do Prof. Dr. Edie Benedito Caetano, onde estão reunidas todas as pesquisas do grupo realizadas nos últimos 40 anos. O Prof. Dr. Edie foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, em 1996, e do Comitê de Cirurgia da Mão, junto ao SBOT, nos anos de 1996 e 1997.

O Prof. Dr. Celso Simoneti assumiu a chefia do grupo de quadril e ainda continua dando importante contribuição na formação de especialistas na subespecialidade de quadril. O Dr. André Nachiluk, falecido há dois anos, teve sua origem na cirurgia da mão e foi o responsável pela formação do grupo de Trauma e Fixador Externo. Este grupo realiza complexos procedimentos cirúrgicos que são feitos em poucos serviços do país. Atualmente os Drs. Fernando Henrique Xavier dos Santos e Iuri Stachurski prestam este serviço no Hospital Regional.

O grupo de joelho foi formado pelo Prof. Dr. Eduardo Álvaro Vieira que, com sua pesquisa sobre anatomia do joelho, produziu suas teses de Mestrado e Doutorado. Há cerca de dois anos, seu filho, Eduardo Luis Cruels Vieira foi admitido como docente da Disciplina e, recentemente, usou o material dessas teses para escrever dois capítulos do livro “Sports Injuries”, publicação internacional, juntamente com o Dr. Julio Cesar Galli. Depois de seu falecimento, o Dr. Eduardo Álvaro Vieira foi homenageado com a criação da Associação para o Estudo da Cirurgia do joelho, que leva seu nome. Com reuniões periódicas, essa reunião traz para palestras profissionais de outras escolas renomados nacional e internacionalmente.

O grupo de cirurgia do pé e tornozelo começou com o Dr. Luiz Agliberto Cury e hoje conta com o trabalho de preceptoria realizado pela Dra. Marina Itapema de Castro Monteiro. Outro ex-residente, o Dr. Gerson Arlindo Marmille, deu início à formação do grupo de ombro. O Dr. Henrique Lazar, que seguiu seus passos atua como preceptor e contribui na preceptoria da disciplina. O Dr. Luiz Mario Bellegard e o Dr. Diovano Paust de Oliveira prestam sua colaboração para a disciplina na formação dos residentes e internos como o grupo de tumores músculo-esqueléticos, no Hospital Regional. A atividade de cirurgia da coluna vertebral é feita, nesse mesmo hospital, pelo Dr. Eric Vecina, que possui o título de doutor pela UNIFESP.

Em 2016, o Dr. Julio Cesar Galli, outro ex-residente, que atuava com professor voluntário e orientador dos trabalhos dos residentes apresentados junto à SBOT para obtenção do título de especialista, foi contratado como docente. A pedido do Prof. Edie, o Dr. Julio passou a convidar professores de outros centros para dar aula nas reuniões da disciplina das terças-feiras, especialmente vindos da USP e UNIFESP. Atualmente, cerca de 25% das aulas são de responsabilidade desses profissionais renomados. Em 2021 o Prof. Julio prestou concurso e foi aprovado como Livre Docente. Em 2023, os Drs. Edie Benedito Caetano e Luiz Ângelo Vieira, depois de 30 anos prestando excelentes serviços como Coordenador e preceptor da Disciplina, respectivamente, passaram a missão da Coordenação da Disciplina ao Prof. Julio Cesar Galli e da Preceptoria ao Dr. David Nordon.

Atualmente, contamos com sete docentes na disciplina de Ortopedia e Traumatologia, sendo dois Livres-docentes, os Profs. Drs. Edie Benedito Caetano e Julio Cesar Galli, três doutores, os Prof. Dr. Celso Augusto Nadalini Simoneti, Dr. Luiz Ângelo Vieira e Dr. João José Sabongi Neto, um mestre, o Dr. Eduardo Luis Cruels Vieira e um especialista, o Dr. Luiz Antonio Callegari. Nove profissionais atuam como preceptores, no Hospital Santa Lucinda: o Dr. Rodrigo Ernesto Montano Perez, na área de trauma; Dr. Maurício Benedito Ferreira Caetano, na cirurgia da mão; o Dr. Henrique Lazar, na cirurgia do ombro; Drs. Doutor Walberto Kushiayama, Bruno di Sério Dias e Pedro Teodoro Resende Filho, na cirurgia do quadril; Dr. Túlio Pereira Cardoso, na cirurgia do joelho; Dr. Francisco Meirelles Junqueira, na ortopedia pediátrica, e a Dra. Marina Itapema de Castro Monteiro na área de cirurgia do pé e tornozelo.

Além disso, contamos com a colaboração de alguns especialistas que exercem suas atividades em Sorocaba e que dão aulas nas reuniões das terças-feiras e outros, da Secretaria de Saúde Estado de São Paulo, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que orientam o atendimento de nossos residentes.

Local

Campus Sorocaba​

COREME

Rua Joubert Wey, 290 – 1º andar, sala 122. CEP 18030-070 - Sorocaba/SP

A matriz de todos os PRM em ortopedia segue aquela registrada no Ministério da Educação e desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e pode ser consultada no seguinte site:

Cirurgias ortopédicas de múltiplos níveis de competência: fixações externas, fixações internas, próteses, procedimentos ósseos e de partes moles.

Preceptores nos Campos de Estágio

  • Conjunto Hospitalar de Sorocaba – CHS (enfermaria, interconsultas, assistência a pacientes agudos, pronto-socorro, ambulatórios, procedimentos)
  • Hospital Santa Lucinda – HSL (enfermaria, interconsultas, assistência a pacientes agudos, pronto-socorro, ambulatórios, procedimentos)

Contato da COREME

Assistente: Sra. Margarete Costa N. Ressio

  coreme@pucsp.br

Programas relacionados

Thumbnail
Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Cirurgia Plástica
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Dermatologia
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Infectologia
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Neonatologia
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Pediatria
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Pneumologia
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Clínica Médica
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Psiquiatria
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Urologia
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia
Residência Medica
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade
Residência Medica Inscrições Abertas
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral
Residência Medica Inscrições Abertas
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Cirurgia da Mão
Residência Medica Inscrições Abertas
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Anestesiologia
Residência Medica Inscrições Abertas
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia
Residência Medica Inscrições Abertas
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Cirurgia do Trauma
Residência Medica Inscrições Abertas
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Reumatologia
Residência Medica Inscrições Abertas
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Thumbnail
Programa de Residência Médica em Nefrologia
Residência Medica Inscrições Abertas
Campus Sorocaba​
Saiba Mais
Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC