Apresentação
O programa de residência médica (PRM) em Infectologia tem a duração de três anos com acesso direto. Atualmente, a especialidade comporta quase 5 mil infectologistas no Brasil, que estão concentrados principalmente na região Sudeste, segundo dados do estudo Demografia Médica no Brasil 2023, estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina em parceria com a USP, disponível em:
Breve Histórico
A residência médica na área de Infectologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, Campus Sorocaba, foi reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) em 1996, mas teve início em 1994. Ela está vinculada à Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias dessa Faculdade.
O programa é desenvolvido nos dois hospitais do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), ambos da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, o Hospital Regional e o Leonor Mendes de Barros. O CHS tem pronto socorro, enfermarias, unidade de terapia intensiva (UTI) e ambulatórios com as diferentes especializadas, atende adultos e crianças, tem hospital dia, centro cirúrgico, centro obstétrico e berçário, centro para queimados, unidade de diálise, hemonúcleo com duas agências transfusionais, laboratórios, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Posto de Vacinação e Soroterapia, Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Ambulatorial.
O Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias dispõem de leitos para internação dos pacientes, Hospital Dia e Ambulatórios. Os Ambulatórios estão divididos em Ambulatório Geral de Doenças Infecciosas, Ambulatório para pacientes com HIV/AIDS, com Hepatites virais, com Doenças Tropicais e Zoonoses.
Convênios foram firmados com outros Serviços com a finalidade de complementar os estágios curriculares e proporcionar melhor formação para o residente em infectologia. Esses convênios são com o Instituto de Infectologia Emilio Ribas e Centro de Referência e Treinamento para infecções sexualmente transmissíveis e AIDS (CRTAIDS) de São Paulo, ambos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Hospital Israelita Albert Einstein, Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Hospital Adventista de Sorocaba. No Instituto de Infectologia Emilio Ribas, os residentes do segundo e do terceiro ano fazem estágios nos Ambulatórios de Especialidades, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE-Prof Arary da Cruz Tiriba) e no Núcleo de Medicina do Viajante. No CRTAIDS de São Paulo os residentes do segundo ano estagiam no Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis. No Hospital Israelita Albert Einstein, os residentes do segundo ano estagiam nos laboratórios de Micro e Imunologia e de Biologia Molecular. No Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP, os residentes de terceiro ano estagiam na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. No Hospital Adventista os residentes de segundo e terceiro ano estagiam na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Desta forma conseguiu-se construir um programa de residência médica em infectologia abrangente, com corpo clínico altamente qualificado e diversificado, assim como a diversificação de Serviços de Excelência, construindo-se um bom programa de residência.
O médico infectologista encontra mercado de trabalho nos serviços de: Infectologia Geral, AIDS, Hepatites Virais, Doenças Tropicais, Zoonoses, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Vacinas e Imunobiológicos Especiais, Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e de Vigilância Epidemiológica. O médico infectologia tem campo de trabalho nas atividades assistenciais, de pesquisa, de ensino e em Agências Oficias de Prevenção, Vigilância e Controle de Doenças e de Ações em Saúde Pública.
A bolsa fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo é de R$ 4.106,00 (valor bruto), sendo R$3.598,00 o valor líquido, referência mês de julho de 2024.
Carga Horária: 60 horas semanais.
Vagas: o PRM em infectologia oferece duas vagas para médicos residentes de primeiro ano, duas para de segundo e duas para de terceiro ano.
Local
COREME
Rua Joubert Wey, 290 – 1º andar, sala 122. CEP 18030-070 - Sorocaba/SP
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
SUPERVIDOR(A)
PROFESSORES
Matriz Curricular
A matriz do PRM em Infectologia segue as normas do Ministério da Educação e das Sociedade Brasileira de Infectologia e de Medicina Tropical, podendo ser consultada no seguinte site:
Processo Seletivo e Documentos
Acompanhe Processo Seletivo
Saiba MaisEstágio
Preceptores nos Campos de Estágio
Os profissionais médicos dos Hospitais do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e dos campos de estágio auxiliam na supervisão e orientação dos residentes na assistência aos pacientes nas enfermarias, pronto socorro, interconsultas, ambulatórios e hospital dia.