Bolsa e Valores: consulte edital
Apresentação
O serviço oferece 01 (uma) vaga por ano, sendo um residente do primeiro ano e 01 (um) do segundo ano e prestam atendimento no Ambulatório de especialidades. no Hospital Santa Lucinda e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.
Breve Histórico
Em 1993, Dr. Edie Benedito Caetano, livre-docente e professor titular, assumiu a coordenação da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia. Nessa época, a divisão da Ortopedia em subespecialidades já era uma realidade, e assim procurou promover a formação de grupos (subespecialidades ou áreas de atuação).
A Cirurgia da Mão foi a que teve desde o início o maior destaque, e isso também se deve ao fato de que esta passou a ser uma subespecialidade desde a década de 1970, para depois se tornar especialidade.
O serviço de Cirurgia da Mão foi o primeiro do interior do Estado de São Paulo a ser credenciado para a formação de novos residentes nesta área, e conseguiu renome internacional sendo respeitado pela sua produção científica na área de Anatomia Cirúrgica do Membro Superior, tendo recebido os prêmios Godoy Moreira em 1983, e 15 anos mais tarde o prêmio Alípio Pernet por melhores trabalhos apresentados em Congressos na especialidade. No livro “As Bases Anatômicas e Funcionais das Cirurgias do Membro Superior”, editado pela MedBook Editora em 2010, por ocasião do 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, estão contempladas todas as pesquisas do grupo realizadas nos últimos 41 anos. 226 - SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia O Prof. Dr. Edie Benedito Caetano, ex-residente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo no início da década de 1970, foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão em 1996 e do Comitê de Cirurgia da Mão junto à SBOT nos anos de 1996-97. Prof. João José Sabongi Neto, doutor em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Professor Associado da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, tem contribuído para a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), onde há alguns anos ocupou importante função como membro da Comissão de Ensino e Treinamento. O Prof. Dr. Luiz Ângelo Vieira: sempre procurando nos colocar na ala do desenvolvimento da especialidade.
Existe uma grande oferta de vagas para cirurgiões fora dos grandes centros nos serviços de pronto socorro, públicos ou privados. Também existe trabalho nos ambulatórios e consultório.
A bolsa fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo é de R$ 4.106,09.
A carga horária é de 60 horas semanais.
Local
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
SUPERVISOR
CORPO DOCENTE E PRECEPTORES
Atualmente a Residência de Cirurgia da Mão é coordenada pelo Prof. Dr. Edie Benedito Caetano, tendo como integrantes do serviço o Prof. Dr. João José Sabongi Neto, atual Supervisor, Prof, Dr. Luiz Ângelo Vieira e os preceptores, Dr Mauricio Benedito Caetano (título de mestre) no Hospital Santa Lucinda, bem como, Drs Carlos Rodrigo Martins, Renato Andrade e Vinicius Bueno no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.
Matriz Curricular
A matriz de todos os PRM em Cirurgia da Mão segue aquela registrada no Ministério da Educação constante da RESOLUÇÃO CNRM Nº 6 de 8 de abril de 2019 e que pode ser consultada no seguinte endereço eletrônico:
- Aguarde
Processo Seletivo e Documentos
Informações e Edital
ACESSE PROCESSO SELETIVOEstágio
CAMPOS DE ESTÁGIO
-
HSL – Hospital Santa Lucinda
-
CHS – Conjunto Hospitalar de Sorocaba