Bolsa e Valores: consulte edital
Apresentação
O programa de residência médica (PRM) em nefrologia tem a duração de dois anos e não é de acesso direto. Ou seja, tem como pré-requisito outros dois anos de residência em clínica médica em instituição credenciada pela CNRM.
Atualmente, a especialidade comporta quase 5 mil nefrologistas no Brasil e está concentrada particularmente na região Sudeste (51,5%). Esses são os dados apontados pelo estudo Demografia Médica no Brasil 2020, estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina em parceria com a USP, disponível aqui . A região brasileira com menos nefrologistas é a Região Norte, onde trabalham menos de 5% dos especialistas.
Breve Histórico
A residência médica na área de Nefrologia teve início em 1982, quando o programa foi credenciado. Na ocasião, vieram para o campus Sorocaba da PUC-SP, o Prof. Dr. Artur Beltrame Ribeiro e o Prof. Dr. Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida, ambos convidados para o desafio de iniciar um serviço completo de nefrologia, que incluía a vinda de novos atores e a criação da residência médica. Nessa época, em 1981, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba dispunha de duas máquinas de hemodiálise, mas não tinha quem as operasse. Portanto, não fazia esse procedimento, não havia ambulatórios específicos e, os poucos casos de diálise peritoneal intermitente, eram realizados por iniciativa de dois médicos residentes de clínica médica, um deles, a Professora Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues que, no ano seguinte, com o credenciamento do programa pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), veio a se tornar a primeira residente de nefrologia da PUC-SP. Logo a seguir vieram os Professores Doutores Ronaldo D’Ávila, Osvaldo Kohlmann Jr e o Prof. Ms. Enio Márcio Maia Guerra. Progressivamente, em uma pequena sala no 4º andar do Hospital Leonor Mendes de Barros, foram instaladas as duas máquinas de hemodiálise de tanque, que utilizavam coils para a realização de hemodiálise. Alguns auxiliares de enfermagem foram treinados e começava uma história de formação de especialistas que contabiliza 32 médicos egressos nefrologistas até 2023.
Além de apresentar ofertas de vagas em serviços diálise intra e extra-hospitalares, hospitais (com serviços de pacientes com injúria renal aguda, doença renal crônica e de transplante renal) e UTIs, a Nefrologia também tem um campo vasto para a realização de pesquisas. Atendimentos ambulatoriais estão disponíveis em serviços secundários e terciários, bem como em consultórios particulares. Uma área de constante crescimento é a da nefrologista intervencionista, onde o especialista pode se responsabilizar por procedimentos como aqueles listados abaixo.
A bolsa fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo é de aproximadamente R$ 4.100,00.
Carga Horária: 60 horas semanais.
Local
COREME
Rua Joubert Wey, 290 – 1º andar, sala 122. CEP 18030-070 - Sorocaba/SP
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
SUPERVIDOR(A)
PROFESSORES
Matriz Curricular
A matriz de todos os PRM em nefrologia segue aquela registrada no Ministério da Educação e desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pode ser consultada nos seguintes sites:
Resolução CNRM Nº 32, de 8 de julho de 2021
Procedimentos Realizados
-
Implante de cateter duplo-lúmen de curta permanência para hemodiálise: Implantado pela técnica de Seldinger com punção guiada por ultrassom.
-
Implante de cateter duplo-lúmen de longa permanência para hemodiálise: (PERMCATH): Implantado pela técnica de Seldinger com punção guiada por ultrassom.
-
Biópsia renal: Realizamos, de acordo com a demanda, biópsias em rim nativo guiada por ultrassom, sendo o material processado pelo Laboratório do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, através de microscopia óptica, imunofluorescência e microscopia eletrônica, em casos especiais, quando necessário.
-
Implante de cateter de diálise peritoneal: Realizado através da técnica de Seldinger pela nefrologia, dentro do número de diálises peritoneais contratualizados pelos serviços parceiros.
Processo Seletivo e Documentos
Informações e Edital
ACESSE PROCESSO SELETIVOEstágio
Preceptores nos Campos de Estágio
- Conjunto Hospitalar de Sorocaba – CHS (enfermaria, interconsultas, assistência a pacientes agudos, hemodiálise, diálise peritoneal, ambulatórios, procedimentos)
- Centro de Diálise e Transplante Renal – CDTR (hemodiálise, diálise peritoneal, procedimentos)
Estágios Eletivos Conveniados com Serviços de Nefrologia
- Hospital do Rim e Hipertensão – Fundação Oswaldo Luiz Ramos – ÁREA DE TRANSPLANTE RENAL
- Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – INJÚRIA RENAL AGUDA E AMBULATÓRIOS
- Universidade do Estado de São Paulo – Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP – DIÁLISE PERITONEAL E AMBULATÓRIOS