Bolsa e Valores: consulte edital
Apresentação
O programa de residência médica (PRM) em Anestesiologia possui duração de três anos e tem como objetivo desenvolver as características humanas, técnicas e científicas necessárias para a formação do anestesiologista: postura e conhecimento para a realização das avaliações pré-anestésicas e para o acompanhamento do paciente no período pós-anestésico; capacidade de comunicação e empatia com os pacientes, seus familiares e demais membros da equipe médica; habilidade e a segurança para o emprego das diferentes técnicas anestésicas e de analgesia, dentro ou fora do centro cirúrgico; conhecimento para tratar doenças coexistentes que representem possíveis complicações durante a administração da anestesia e para manter a integralidade do funcionamento orgânico e homeostático durante o período perioperatório; habilidade para a correta manipulação dos equipamentos e técnicas de monitorização; destreza motora e intelectual que permitam diagnosticar as alterações inerentes ao ato anestésico, ao trauma e às condições clínicas que representem risco à vida do paciente; conhecimento para o manejo da dor aguda e crônica; capacidade para a realização da reanimação cardiorrespiratória.
Breve Histórico
A residência médica na área de Anestesiologia está vinculada ao Ministério de Educação e Cultura (MEC) e à Sociedade Brasileira de Anestesiologia (Centro de Ensino e Treinamento- SBA) desde 2004. Desde então todo programa teórico e prático segue as diretrizes determinadas por essas entidades, proporcionando ao médico em especialização a atuação nas mais diversas áreas cirúrgicas. Nosso programa inclui também a realização de atividades científicas com a produção de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Atualmente, o programa oferece seis vagas a cada ano, totalizando 18 vagas.
O mercado de trabalho em anestesiologia é amplo e oferece oportunidades em diversas áreas de atuação incluindo atividades no centro cirúrgico, sala de recuperação, ambulatório de avaliação pré-anestésica, UTI, dor e cuidados paliativos.
A bolsa fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo é de aproximadamente R$ 4.100,00.
A carga horária é de 60 horas semanais.
Local
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
SUPERVISOR
CORPO DOCENTE E PRECEPTORES
O corpo docente é formado pelos professores:
MEC
- Prof. Jorge Márcio Soranz
MEC/SBA (Responsável)
- Prof. Dr. Eduardo Toshiyuki Moro, TSA-SBA
SBA
-
Prof. Alexandre Alberto Fontana Ferraz, TSA-SBA
-
Prof. Alexandre Palmeira Goulart, TSA-SBA
-
Prof. Antônio Juarez Moron Murad Neto, TSA-SBA
-
Prof. Francisco Otaviano Franco dos Reis Filho, TSA-SBA
-
Prof. Guilherme Littério Benette, TSA-SBA
-
Prof. Matheus Fécchio Pinotti, TSA-SBA
-
Prof. Maurício Augusto Viceconti, TSA-SBA
-
Prof. Regis Faria Colares, TSA-SBA
-
Prof, Roberto Manara Victório Ferreira, TSA-SBA
Matriz Curricular
-
Atividades práticas nos centros cirúrgicos dos hospitais Santa Lucinda, Regional, Leonor Mendes de Barros e Hospital Oftalmológico (BOS);
-
Estágio curricular com duração de um mês em Unidade de Terapia Intensiva;
-
Avaliações pré-anestésicas no leito ou em consultório de avaliação pré-anestésica;
-
Avaliações pós-operatórias;
-
Aulas, seminários, discussão de casos e artigos após as atividades práticas e segundo programação mensal;
-
Educação à distância disponível no site da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (www.sba.com.br).
-
Avaliações periódicas do desempenho técnico, teórico e de relacionamento.
-
Programa de aulas teóricas (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) - Acesse aqui
Processo Seletivo e Documentos
Informações e Edital
ACESSE PROCESSO SELETIVO