Apresentação
Breve Histórico
A PUC/SP é tradicionalmente reconhecido pelos 24 programas de Residência Médica que oferece, dentre os quais o de Oncologia Clínica, que combina excelência acadêmica, prática clínica, pesquisa avançada e atividades socio comunitárias.
A Residência médica de Oncologia Clínica teve início em 1995, quando o programa foi criado pelo Prof. Dr. Gilson Delgado e teve como um dos primeiros residentes o Prof. Dr. Luís Antônio Pires o qual, atualmente, é Supervisor do Programa de Residência Médica de Oncologia Clínica. Nestes 29 anos do programa, já foram formados mais de 50 especialistas e todos engajados profissionalmente.
Infraestrutura e Integração em Sorocaba
A PUC-SP esta estrategicamente localizada em Sorocaba, cidade que combina o melhor de dois mundos: à infraestrutura de grandes centros e a qualidade de vida de cidades menores, apesar de contar com, aproximadamente, 700 mil habitantes e, uma rica tradição médica.
Pesquisa, Inovação, Humanização e Cuidados Paliativos
A experiência vivenciada pelos residentes em Oncologia Clínica vai além da prática clínica. O programa enfatiza a importância dos cuidados paliativos, garantindo um tratamento humano e integral ao paciente oncológico. Além disso, por meio de interação com o CEPOS (Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Sorocaba) é um pilar fundamental, conectando residentes a pesquisas e inovações globais.
O programa não apenas foca na prática, a educação continuada é um pilar do programa, com cursos, seminários, workshops e congressos de atualização frequentes. O residente é incentivado a participar de conferências nacionais e internacionais, e a se envolver em atividades de ensino, como a supervisão de estudantes de medicina e a condução de aulas e seminários. Também há grande ênfase nas aulas teóricas, que representam, aproximadamente, 10% do conteúdo do programático.
A parte prática é desenvolvida nas dependências o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), complexo formado pelos hospitais Dr. Lineu Mattos da Silveira e Leonor Mendes de Barros e pelo Ambulatório de Especialidades Dr. Nelson da Costa Chaves. A instituição pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, atualmente gerenciada pela Organização Social Seconci/SP e é responsável pelo atendimento de mais de dois milhões de pessoas, que moram nos 48 municípios da região.
Os residentes participam ativamente de consultas ambulatoriais, internações e discussões de casos em reuniões multidisciplinares. A participação em decisões terapêuticas e na condução de tratamentos, sob supervisão, é fundamental.
A formação em ética médica e humanização do cuidado deve ser um componente central do programa, promovendo a prática de uma medicina compassiva e centrada no paciente. Considerando o perfil dos pacientes oncológicos, o residente é preparado para lidar com dilemas éticos complexos, comunicação de más notícias e tomada de decisões compartilhadas com os pacientes e suas famílias.
A bolsa fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo é de aproximadamente R$ 4.100,00.
Carga Horária: 60 horas semanais.
Local
COREME
Rua Joubert Wey, 290 – 1º andar, sala 122. CEP 18030-070 - Sorocaba/SP
Corpo Docente
O corpo docente é composto por especialistas na área de oncologia, com vasta experiência clínica e em pesquisa. Estes profissionais são acessíveis aos residentes e engajados em um processo de mentoria contínua, oferecendo feedback regular e orientação personalizada para o desenvolvimento profissional.
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
SUPERVIDOR(A)
PROFESSORES
Matriz Curricular
O currículo deve englobar todas as áreas essenciais da oncologia clínica, incluindo oncologia médica, hematologia, cuidados paliativos, radioterapia, oncologia cirúrgica e pesquisa clínica. A integração com outras especialidades, como radiologia e patologia, é crucial para o entendimento completo do manejo do paciente oncológico.
A matriz de todos os PRM em Oncologia Clínica segue aquela registrada no Ministério da Educação e desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e pode ser consultada nos seguintes sites:
Processo Seletivo e Documentos
Acompanhe Processo Seletivo
Saiba Mais