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A Coleção Segue o Jogo, concebida pelo Comunicação, Semiótica e Games (CSGames), grupo de pesquisa vinculado à PUC-SP, explora a transdiscipinaridade nos estudos sobre videogames e jogos em geral.
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E-book gratuito

IMAGINAÇÃO NO JOGO

criar, desenvolver e compartilhar

David de Oliveira Lemes (org.)
Fabiana Martins de Oliveira (org.)
Francisco de Souza Escobar (org.)
Guilherme Henrique de Oliveira Cestari (org.)
Levy Henrique Bittencourt Neto (org.)

Este livro traz reflexões a respeito dos diversos âmbitos da imaginação, seja no processo de criação de jogos digitais seja no decorrer de seu uso. Por se tratar de sistemas abertos, faz sentido que eles tenham poder próprio de imaginação. Assim, reunimos ensaios e artigos que exploram e discutem capacidades de imaginação dos jogos. Entendemos a imaginação nos videogames como fenômeno dividido em três eixos-guia: criar, desenvolver e compartilhar. Criar se refere aos processos abdutivos que a imaginação pode desencadear; desenvolver explora como alimentamos a indústria que mobiliza profissionais de diversas competências a projetar e lançar jogos continuamente; compartilhar compreende efeitos dos videogames na imaginação e nos repertórios coletivos da sociedade.