E-books


Impressão sob demanda | E-book

NA TRAMA DO RAP

Amailton Magno Azevedo

A história aqui contada trata de uma modalidade musical negra, o "rap", e de seus principais protagonistas entre as décadas de 1980 e 2000, nas cidades de São Paulo e de Havana. O argumento central é que o rap inaugurou novas formas de representação sobre o negro e a periferia. Na contramão da representação racista do negro e da periferia como ameaçadores, compreende um reposicionamento em que são conferidas outras noções, baseadas no orgulho e na dignidade humana.


Impressão sob demanda | E-book

CAMINHOS E ENCRUZILHADAS DO ENEGRECIMENTO

10 anos da Lei de Cotas no Brasil

Clerio Rodrigues da Costa (org.)
Elizabeth Cardoso (org.)
Fabio Mariano da Silva (org.)

Em "Caminhos e encruzilhadas do enegrecimento", caminhos e descaminhos se cruzam e se misturam formando encruzilhadas epistemológicas. Na maioria dos capítulos, mais de um eixo é acionado, justamente porque os autores e autoras não pensam de modo aquartelado, suas reflexões não reconhecem os limites convencionais da academia e, portanto, não podem ser organizados em partes ou divididos por campo do conhecimento. De fato, eles formam uma grande encruzilhada – uma multiplicidade de caminhos que indica possibilidades, pois a encruzilhada é espaço do desconhecido, do pensamento nômade e criativo, sem fixidez ou hierarquia. De modo que você pode ler os capítulos de traz para frente, dando saltos, selecionando seus interesses ou experimentando áreas fora de sua atuação e até mesmo pode ler sequencialmente.


Impressão sob demanda | E-book

COLONIZAÇÃO NEOLIBERAL DE JERUSALÉM

Bruno Huberman

"Colonização neoliberal de Jerusalém" debruça-se sobre a contradição entre o avanço do desenvolvimento neoliberal e a continuidade de políticas coloniais de Israel em Jerusalém Oriental. Em oposição àqueles que entendem o entrelaçamento entre medidas coloniais e neoliberais como um paradoxo, este livro argumenta que o colonialismo neoliberal permite a Israel reproduzir a subjugação dos palestinos em Jerusalém Oriental como resultado “natural” das relações de mercado. Por um lado, infraestruturas coloniais são construídas como se fossem a mera adaptação da cidade à globalização neoliberal. Por outro lado, há a formação de um anticolonialismo neoliberal entre os palestinos que não consegue enfrentar verdadeiramente o avanço colonial de Israel.


Impressão sob demanda | E-book

PROTAGONISMOS DE INTELECTUAIS NEGRAS E NEGROS NA PUC-SP

Acácio Almeida (org.)
Amailton Magno Azevedo (org.)
Wilson Roberto de Mattos (org.)

"Protagonismos de intelectuais negras e negros na PUC-SP", por meio da “automemória”, rastreia a trajetória acadêmica e política de parte das intelectuais negras e negros que na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) estudaram, militaram e pesquisaram nas décadas de 1980 a 2000. O livro suscita temas e problemas desenvolvidos nas respectivas pesquisas que permitiram elucidar viradas teóricas sob o prisma negro: crítica do racismo, reajuste de contas com a memória negra brasileira e africana, seu contributo na construção cultural da sociedade brasileira, as lutas e resistências negras na religião, política e arte, entre outros temas.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

tensões e perspectivas

Noêmia Lazzareschi (org.)
Marcelo Augusto Vieira Graglia (org.)

"Transformações no mundo do trabalho" tem o grande mérito de se situar do lado mais fraco da corda do capitalismo, que não é aquele da manutenção dos princípios do crescimento e da produtividade, mas aquele que é ocupado pelo(a)s trabalhadore(a)s. O livro se organiza como um leque aberto a uma diversidade de temas que cabe ao pensamento crítico iluminar e que, para os leitores, funciona como uma chamada à atenção dos fatores que precisam ser lembrados e devidamente analisados para que disso resulte uma compreensão mais fiel àquilo que costumamos chamar de realidade. (Lucia Santaella)


Impresso | E-book

OS ARQUITETOS DA POLÍTICA EXTERNA NORTE-AMERICANA

Reginaldo Mattar Nasser

O século XX foi considerado por muitos como “o século da América”, no sentido de que foi durante o seu transcorrer que os EUA se tornaram, indiscutivelmente, a maior potência econômica, política, militar, cultural e tecnológica do planeta. O século XXI começou sob o impacto dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, cujos desdobramentos colocaram em xeque a primazia absoluta dos EUA em vigor desde o fim da Guerra Fria, e prossegue, em especial após a crise financeira global de 2008, com sucessivos e graves questionamentos sobre a capacidade americana de ainda exercer hegemonia mundial e sua possível substituição como principal ator geopolítico do mundo. Por isso, um trabalho como este é tão oportuno e relevante. Ao focar sua análise no período que marcou o início da ascensão dos EUA como país de grande influência internacional (da guerra com a Espanha em 1898 ao final da Primeira Guerra Mundial), Reginaldo Mattar Nasser ilumina a compreensão de como se forjaram os interesses materiais que motivaram as ações dos EUA além de suas fronteiras, bem como as ideias que as justificariam. Ancorado em pressupostos de Max Weber para explicar a ação do homem na política internacional como algo intimamente ligado às suas percepções, o autor oferece notável contribuição para que o público seja capaz de dimensionar bem os problemas que os EUA em crise enfrentam e as perspectivas para o futuro imediato, quando a nação se manterá como fundamental para todas as demais e, a médio e longo prazo, quando essa situação poderá começar a mudar significativamente.


Impresso | E-book

AS FORÇAS ARMADAS E O PODER CONSTITUINTE

a tutela militar no processo de transição política (1974-1988)

Pedro Fassoni Arruda

O livro "As Forças Armadas e o poder constituinte..." dedica-se ao estudo do lobby das Forças Armadas que contribuiu para sepultar importantes reivindicações democráticas, como a não ingerência dos militares em questões estritamente políticas, a punição dos criminosos da ditadura, a revisão da Lei de Anistia, o desmantelamento dos serviços de inteligência e a desmilitarização das polícias. Como bem assinala José Genoino Neto, no prefácio, este livro é uma importante contribuição para o entendimento e enfrentamento de tais graves questões nacionais.