Mestrado e Doutorado
História da Ciência
Breve Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em História da Ciência, iniciado em 1997 a partir do Centro Simão Mathias, aborda a interseção entre Ciências Naturais e Humanas, buscando superar a dicotomia entre cultura científica e humanística.
Linhas de Pesquisa
Há duas linhas de pesquisa: "História, Ciência e Cultura" e "História e Teoria da Ciência". A primeira explora a inter-relação entre natureza, homem e técnicas em diferentes contextos culturais, destacando a transmissão e transformação desses conhecimentos ao longo da história. A segunda concentra-se nas transformações de conceitos científicos, sua transmissão e debates epistemológicos e metodológicos. Ambas as áreas oferecem oportunidades para investigações profundas sobre a interseção entre cultura, conhecimento e evolução científica.
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em História da Ciência, iniciado em 1997, é pioneiro no Brasil. Busca integrar as Ciências Naturais e Humanas, preenchendo a lacuna entre cultura científica e humanística. Visa formar pesquisadores e docentes, proporcionando fundamentação epistemológica, metodológica e didática em História da Ciência. Enfatiza estudos nas Ciências Exatas e Naturais, com interfaces nas Ciências Humanas.
História
O Programa de Pós-Graduação em História da Ciência, iniciado em 1997, originou-se do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (1994). Pioneiro no Brasil, aborda a História da Ciência como ponte entre Ciências Naturais e Humanas. Focado em formar pesquisadores e professores, oferece disciplinas que abrangem fundamentos epistemológicos, metodológicos e didáticos. Prioriza estudos em História das Ciências Exatas e Naturais, integrando-as às Ciências Humanas para uma compreensão mais ampla do papel da ciência na sociedade.
Regulamento
Clique aqui para visualizar o regulamento.
Informamos que o idioma espanhol é aceito pelo Programa como opção nos exames de suficiência e proficiência em idioma estrangeiro. Informamos ainda que o regulamento anexo está em fase de modificação para se adequar ao novo estatuto da Pós-Graduação da PUC-SP.
Corpo Docente
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Ana Maria Alfonso-Goldfarb
E-mail institucional: anaagol@pucsp.br
Resumo do curriculo:
Mestre em História e Filosofia da Ciência pela McGill University (Canadá) e doutora em História da Ciência pela USP. Graduada em Física. Coordenadora do CESIMA.
Desenvolve estudos sobre as origens da ciência moderna (em particular a inglesa), além de pesquisas que envolvem as ciências antiga e medieval, especialmente a ciência árabe — no que se refere à alquimia, à química e à ciência da matéria em geral. -
Fumikazu Saito
E-mail institucional: fsaito@pucsp.br
Resumo do curriculo:
Doutor e Mestre em História da Ciência pela PUC-SP. Graduado em Engenharia Elétrica e bacharel em Filosofia. Editor executivo do periódico "Circumscribere: International Journal for the History of Science". Dedica-se à filosofia natural, magia natural, aparatos e instrumentos científicos, a idéia de experimento e experiência, ciência e matemática no século XVI e XVII.
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José Luiz Goldfarb
E-mail institucional: jlgoldfarb@pucsp.br
Resumo do curriculo:
Mestre em História e Filosofia da Ciência pela McGill University (Canadá) e doutor em História da Ciência pela USP. Graduado em Física pela USP.
Atua principalmente nos temas que envolvem a ciência no século XVII, as influências herméticas em Isaac Newton e ciência e religião. -
Márcia Helena Mendes Ferraz
E-mail institucional: mhferraz@pucsp.br
Resumo do curriculo:
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, na área de História da Ciência, e Mestre em História pela USP. Graduada em Química. Vice-coordenadora do CESIMA.
Dedica-se à história da química do século XVIII e início do XIX, com interesse especial, também, pelas ciências luso-brasileiras do período colonial e do Brasil-Reino. -
Maria Helena Roxo Beltran
E-mail institucional: lbeltran@pucsp.br
Resumo do curriculo:
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especialização em História da Ciência. Mestre em Educação pela Unicamp. Graduada em Química pela USP. Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência.
Desenvolve pesquisa em História da Química, enfocando particularmente textos que circulavam no medievo europeu e no renascimento. Estuda também as relações entre as artes e a ciência do mesmo período. -
Silvia Irene Waisse de Priven
E-mail institucional: swaisse@pucsp.br
Resumo do curriculo:
Doutora e Mestre em História em História da Ciênica pela PUC-SP. Graduada em Medicina pela Universidad de Buenos Aires.
Dedica-se à História da Medicina, História das Ciências da Vida, Semiótica Médica. -
Ubiratan D'Ambrósio
E-mail institucional: ubi@pucsp.br
Resumo do curriculo:
Doutor em Matemática pela USP – São Carlos.
Desenvolve pesquisa em Etnomatematica e em História da Matemática -
Vera Cecília Machline
E-mail institucional: vcmach@pucsp.br
Resumo do curriculo:
Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica, com especialização em História da Ciência, pela PUC-SP, inicialmente graduou-se em Letras.
Professores Convidados
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Aécio Pereira Chagas
Doutor em Ciências (Química) pela USP.
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Carlos Alberto Lombardi Filgueiras
Doutor em Química pela University of Maryland (EUA).
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Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento
Doutor em Filosofia pela Université de Montréal (Canadá).
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Eduardo Rodrigues da Cruz
Doutor em Ciências da Religião pela University of Chicago (EUA).
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Lafayette de Moraes
Doutor em Filosofia pela USP.
Egressos
Para acessar acessar os egressos do programa, clique aqui.
English Version
History of Science
CAPES Evaluation: Grade 2
Masters and Doctoral Programs
Brief Presentation
The Graduate Program in History of Science, initiated in 1997 from the Simão Mathias Center, addresses the intersection between Natural and Human Sciences, seeking to overcome the dichotomy between scientific and humanistic culture.
Presentation
The Graduate Program in History of Science, initiated in 1997, is a pioneer in Brazil. It aims to integrate Natural and Human Sciences, bridging the gap between scientific and humanistic culture. The program seeks to train researchers and educators, providing epistemological, methodological, and didactic foundations in the History of Science. It emphasizes studies in Exact and Natural Sciences, with interfaces in the Human Sciences.
History
The Graduate Program in History of Science, initiated in 1997, originated from the Simão Mathias Center for Studies in the History of Science (1994). Pioneering in Brazil, it approaches the History of Science as a bridge between Natural and Human Sciences. Focused on training researchers and professors, it offers courses covering epistemological, methodological, and didactic fundamentals. It prioritizes studies in the History of Exact and Natural Sciences, integrating them with the Human Sciences for a broader understanding of the role of science in society.
Areas of Concentration and Research Lines
There are two research lines: “History, Science, and Culture” and “History and Theory of Science.” The first explores the interrelationship between nature, humans, and techniques in different cultural contexts, highlighting the transmission and transformation of this knowledge throughout history. The second focuses on the transformations of scientific concepts, their transmission, and epistemological and methodological debates. Both areas offer opportunities for in-depth investigations into the intersection of culture, knowledge, and scientific evolution.
Masters Program
Master's Degree Module I — Basic Research
Module II — Specialized Research
Special Seminars in the History of Science, configurations, and perspectives
Scheduled Activities
Course Completion
Minimum of 30 credits as follows:
06 credits in Module I
Course Completion 03 credits in Module II – Level 1
03 credits in Module II – Level 2
03 elective credits
01 credit in Special Seminars
02 credits in Scheduled Activities
12 credits in Thesis Development
Doctoral Program
Minimum of 32 credits as follows:
03 credits in Courses
09 credits in Advanced Seminars
05 credits in Scheduled Activities
15 credits in Dissertation Development
Versión en Español
Historia de la Ciencia
Evaluación CAPES: Concepto 2
Maestría y Doctorado
Breve Presentación
El Programa de posgrado en Historia de la Ciencia, iniciado en 1997 a partir del Centro Simão Mathias, aborda la intersección entre Ciencias Naturales y Humanas, buscando superar la dicotomía entre cultura científica y humanística.
Presentación
El Programa de posgrado en Historia de la Ciencia, que empezó en 1997, es pionero en Brasil. Busca integrar las Ciencias Naturales y Humanas, cerrando la brecha entre cultura científica y humanística. Pretende formar investigadores y docentes, proporcionando fundamentación epistemológica, metodológica y didáctica en Historia de la Ciencia. Enfatiza estudios en las Ciencias Exactas y Naturales, con interfaces en las Ciencias Humanas.
Historia
El Programa de Posgrado en Historia de la Ciencia, iniciado en 1997, se originó del Centro Simão Mathias de Estudios en Historia de la Ciencia (1994). Pionero en Brasil, aborda la Historia de la Ciencia como puente entre Ciencias Naturales y Humanas. Enfocado en formar investigadores y maestros, ofrece asignaturas que abarcan fundamentos epistemológicos, metodológicos y didácticos. Prioriza estudios en Historia de las Ciencias Exactas y Naturales, integrándolas a las Ciencias Humanas para una comprensión más amplia del papel de la ciencia en la sociedad.
Áreas de Concentración y Líneas de investigación
Hay dos líneas de investigación: “Historia, Ciencia y Cultura” e “Historia y Teoría de la Ciencia”. La primera explora la interrelación entre naturaleza, hombre y técnicas en diferentes contextos culturales, destacando la transmisión y transformación de esos conocimientos a lo largo de la historia. La segunda se concentra en las transformaciones de conceptos científicos, su transmisión y debates epistemológicos y metodológicos. Ambas áreas ofrecen oportunidades para investigaciones profundas sobre la intersección entre cultura, conocimiento y evolución científica.
Maestría
Maestría Módulo I – Investigación Básica
Módulo II - Investigación Especializada
Seminarios Especiales en Historia de la Ciencia, configuraciones y perspectivas
Actividades Programadas
Conclusión de Curso
Mínimo de 30 créditos, siendo:
06 créditos en Módulo I
Conclusión de Curso
03 créditos en Módulo II – Nivel 1
03 créditos en Módulo II – Nivel 2
03 créditos optativos
01 crédito en Seminarios Especiales
02 créditos en Actividades Programadas
12 créditos en Elaboración de Disertación
Doctorado
Mínimo de 32 créditos, siendo:
03 créditos en Asignaturas
09 créditos en Seminarios Avanzados
05 créditos en Actividades Programadas
15 créditos en Elaboración de Tesis
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Há duas linhas de pesquisa: "História, Ciência e Cultura" e "História e Teoria da Ciência". A primeira explora a inter-relação entre natureza, homem e técnicas em diferentes contextos culturais, destacando a transmissão e transformação desses conhecimentos ao longo da história. A segunda concentra-se nas transformações de conceitos científicos, sua transmissão e debates epistemológicos e metodológicos. Ambas as áreas oferecem oportunidades para investigações profundas sobre a interseção entre cultura, conhecimento e evolução científica.
Mestrado
- Mestrado Módulo I – Pesquisa Básica
- Módulo II - Pesquisa Especializada
- Seminários Especiais em História da Ciência, configurações e perspectivas
- Atividades Programadas
- Conclusão de Curso
- Mínimo de 30 créditos sendo:
06 créditos em Módulo I
Conclusão de Curso 03 créditos em Módulo II – Nível 1
03 créditos em Módulo II – Nível 2
03 créditos eletivos
01 crédito em Seminários Especiais
02 créditos em Atividades Programadas
12 créditos em Elaboração de Dissertação
Doutorado
- Mínimo de 32 créditos sendo:
03 créditos em Disciplinas
09 créditos em Seminários Avançados
05 créditos em Atividades Programadas
15 créditos em Elaboração Tese
Disciplinas
Mestrado
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Arte e Ciência à Luz da História da Ciência
Ementa: Interfaces entre arte e ciência, do ponto de vista da História da Ciência. Mais particularmente, serão abordadas interações entre técnicas e materiais empregados por artesãos e artistas; conhecimentos sobre a matéria e suas transformações, e representações de estudiosos da natureza em pinturas, gravuras e nas artes em geral.
Bibliografia Básica: clique aqui para ver a bibliografia da disciplina
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Introdução à História da Ciência
Ementa: Estudo de episódios temáticos significativos da História da Ciência, de todas as áreas, desde a Antigüidade até o período contemporâneo, mostrando, através de exemplos escolhidos, as principais etapas do pensamento científico.
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Metodologia da Pesquisa em História da Ciência
Ementa: Pesquisa bibliográfica: fontes primárias e secundárias. Instrumentos de busca. Recursos para pesquisa em História da Ciência. Localização de material. Normas para elaboração de trabalhos em História da Ciência. Diálogos entre fontes primárias e secundárias e suas relações com as abordagens historiográficas.
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História da Ciência, Epistemologia e Lógica
Ementa: Estudos de alguns aspectos relacionando temas da epistemologia da ciência e da história da lógica, em diferentes períodos desde a antiguidade até a época Contemporânea. Noções básicas de lógica formal. Conceituação noções básicas de lógica formal. Conceituação e problemática espistemológica da indução. Neo-positivismo. Lógicas paraconsitentes. Teorema de Gödel.
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Ciência e Religião
Ementa: Discussão das relações entre ciência e religião, numa perspectiva histórica, segundo as seguintes abordagens:
- o conflito histórico entre a ciência e a religião, especialmente o caso de Galileu Galilei e de Charles Darwin;
- estudos em história da ciência utilizando fontes teológicas e religiosas, especialmente a Bíblia Judaica (Pentateuco);
- a influência da teologia na obra de Isaac Newton;
- ciência e religião nas teorias da origem do universo. Através das abordagens acima descritas apresenta-se o longo percurso histórico em que ciência e religião conflitaram ou sobrepuseram-se.
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História da Ciência no Brasil
Ementa: Análise do processo de institucionalização das ciências no Brasil, abordando os espaços de realização dos trabalhos e estudos em ciências no período colonial, a política de publicação, a criação de cursos superiores, o estabelecimento de centros de pesquisa e, finalmente, a fundação, no século XX, da Universidade como parte dos projetos de modernização do país.
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História das Ciências da Vida
Ementa: Análise dos textos originais referentes a diversas áreas, em diversos períodos (Antiguidade, Idade média, Renascimento, Idade Moderna e Contemporâneas), dentro de seu contexto.
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História da Física
Ementa: Introdução geral. O Curso será focado na contribuição de Issac Newton às origens da física moderna, abordando suas múltiplas facetas inter-relacionadas: Mecânica, Alquimia, Teologia, Matemática, Óptica. A primeira parte do curso abordará as raízes históricas da obra newtoniano, suas fontes e influencias. Após o estudo da obra de Newton serão estudados os comentadores e interpretações de seu trabalho.
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História da Lógica
Ementa: Estudo de episódios temáticos significativos da História da Lógica, desde a antigüidade até o período contemporâneo, mostrando, através de exemplos escolhidos, as principais etapas do pensamento lógico. Noções básicas de lógica formal incluindo dedução. Os precursores: os dialéticos. Platão e a Filosofia da Lógica. O Organon de Aristóteles: a lógica clássica e os primórdios da lógica modal. Lógica estóica. A inferência. Argumentos (dedutivos e indutivos). A dedução: validade, argumentos válidos, tabelas de verdade. Silogismos. Diagramas de Venn. Cálculo sentencial. Teorema da Dedução. Frege e a Lógica Moderna. Formalismo, logicismo e intuicionismo. Teorema de Gödel. Limites formais da matemática.
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História da Matemática
Ementa: O curso será conduzido com foco em oito matemáticos. A partir dessas figuras centrais serão analisadas as grandes linhas do desenvolvimento da matemática no Ocidente. O curso não se limitará à vida e obra dos oitos matemáticos seleciondos. Examinará os precursores das idéias que distinguiram esses matemáticos, bem como aqueles que prosseguiram nessa linha de pensamento. Ao mesmo tempo, serão analisadas as características da sociedade nas quais esses matemáticos atuavam. Os matemáticos selecionados são Marcus Vitruvius Polio (séc. I a. C.), Thomas Bradwardine (1290-1349), François Viète (1540-1603), Johanes Keples (1571-1630), Christian Wolff (1679-1754) Augustin Cauchy (1789-1857), Henri Lebesgue (1875-1941) e Nicholas Bourbaki. Não será seguida uma ordenação nos estudos desses matemáticos.
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História da Química
Ementa: Estudo da convivência entre diferentes áreas do saber relacionadas à ciência da matéria e as conseqüências disso para a História da Química, contemplando vários períodos históricos. A ciência antiga da matéria. A formulação da Alquimia. O compósito renascentista. Origens da química moderna. Nascimento da química do oxigênio. Os estudos da combustão e os processos de industrialização.
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História da Psicologia
Ementa: Estudo de algumas noções de alma, suas características e funções, a partir do exame de referências fundamentais do pensamento ocidental desde a Antigüidade até a consolidação da psicologia moderna. Discussão das origens filosóficas da psicologia e de algumas inter-relações com as ciências, retórica, teologia, medicina e psicanálise.
Bibliografia Básica: clique aqui para ver a bibliografia da disciplina
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Literatura e Ciência à Luz da História da Ciência
Ementa: Distinções entre o papel da Literatura e da Ciência. Principais características da linguagem literária e da linguagem científica. Literatura e Ciência: os limites da invenção. Gêneros literários. Os limites entre o real e o ficcional. Dimensões de temporalidade na ciência e na literatura. Biografias, autobiografias, diários e memórias na ciência e na literatura.
Bibliografia Básica: clique aqui para ver a bibliografia da disciplina
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Iniciação à Pesquisa em História da Ciência
Ementa: Debate de temas capitais para o ofício do historiador da ciência e elaboração de um projeto de pesquisa específico, relacionado com a futura dissertação. Desenvolvimento do projeto, gradativamente, ao longo do curso, através da discussão das hipóteses, das estratégias e dos resultados pretendidos junto aos colegas do curso e aos professores do programa.
Bibliografia Básica: clique aqui para ver a bibliografia da disciplina
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História da Ciência e Ensino
Ementa: Discussão de propostas para o ensino de ciências que apresentem aspectos históricos. Seleção de textos originais, ficções, vídeos, imagens e outras mídias que possam ser utilizados como apoio histórico para cursos de ciências. Elaboração de plano de ensino envolvendo abordagem de aspectos históricos da construção de conhecimentos.
Bibliografia Básica: clique aqui para ver a bibliografia da disciplina
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Análise de Texto Científico
Ementa: Estudo de textos científicos históricos e historiográficos sobre a ciência: análise de terminologia, conceituação, metodologia, argumentação, fundamentação, forma de abordagem; avaliação de textos científicos históricos sob o ponto de vista de seu contexto; confrontação dos textos secundários com outros textos e com as fontes primárias; avaliação dos textos meta-científicos.
Bibliografia Básica: clique aqui para ver a bibliografia da disciplina
Doutorado
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Historiografia da História da Ciência
Ementa: Origens e institucionalização da História da Ciência. Natureza e especificidade da História da Ciência em paralelo a campos correlatos, como sociologia, psicologia e filosofia da ciência. Estilos e métodos nas principais correntes historiográficas em História da Ciência até o período contemporâneo.
Bibliografia Básica: clique aqui para ver a bibliografia da disciplina
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Métodos e Procedimentos de Pesquisa em História da Ciência
Ementa: Estudo de temas selecionados da história da ciência de todas as áreas, desde a Antigüidade até o período contemporâneo com base em fontes primária e secundária. Recursos para a pesquisa em história da ciência. Normas para elaboração de trabalhos em história da ciência.
Bibliografia Básica: clique aqui para ver a bibliografia da disciplina
Cursos do Semestre Corrente
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Mestrado
- Iniciação à Pesquisa em História da Ciência
- História das Ciências Naturais
- Introdução à História da Ciência
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Doutorado
- Seminário Avançado tópicos específicos de Pesquisa Avançada II: Perspectivas Teórico-Metodológicas para o estudo de continuidades e permanências em História da Ciência.
- Seminário Avançado Tópicos Específicos de Pesquisa Avançada em História da Ciência II: Ciência, Técnica eTecnologia na História.
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Seminários Especiais em História da Ciência
- Seminários e Oficinas em História da Ciência
Grupos de pesquisa certificados pelo CNPq
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Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência
Professor responsável: Ana Maria Alfonso-Goldfarb
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Estudos sobre a institucionalização das Ciências no Brasil
Professor responsável: Márcia Helena Mendes Ferraz
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História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces
Professor responsável: Maria Helena Roxo Beltran
Publicações
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Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Livros
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. & M. H. R. Beltran, orgs. O saber fazer e seus muitos fazeres: experimentos, experiências e experimentações. São Paulo, Educ/Fapesp/Livraria da Física, 2006.
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. & M. H. R. Beltran, orgs. Escrevendo a História da Ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo, Educ/Fapesp/Livraria da Física, 2004.
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. & M. H. R. Beltran, orgs. O laboratório, a oficina e o ateliê: a arte de fazer o artificial. São Paulo, Educ, 2002.
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é História da Ciência. 3ª ed. São Paulo, Brasiliense, 2001.
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. Livro do Tesouro de Alexandre: um estudo de hermética árabe na oficina de história da ciência. Petrópolis, Vozes, 1999.
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. A magia das máquinas: John Wilkins e a origem da mecânica moderna. São Paulo, Experimento, 1994.
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. Da Alquimia à Química. Um estudo sobre a passagem do pensamento mágico-vitalista ao mecanicismo. São Paulo, Nova Stella, Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
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José Luiz Goldfarb
Artigos
Livros
- GOLDFARB, J. L. Voar também é com os homens: o pensamento de Mário Schenberg. São Paulo, Edusp, 1994.
- GOLDFARB, J. L. Pensando a Física. 4ª ed. São Paulo, Nova Stella Editorial, 1990.
- GOLDFARB, J. L., org. Pensando a Arte. São Paulo, Nova Stella, 1988.
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Márcia Helena Mendes Ferraz
Artigos
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. & M. H. M. Ferraz. “Raízes históricas da difícil equação institucional da ciência no Brasil”. São Paulo em Perspectiva, 16 (3, jul. 2002): 3-14;
- Ferraz, M. H. M. “A produção de salitre no Brasil colonial”. Química Nova, 3 (6, 2000): 845-50.
- Ferraz, M. H. M. “Domingos Vandelli e os estudos químicos em Portugal no final do século XVIII”. Química Nova, 18 (5, 1995): 500-4.
Livros
- FERRAZ, M. H. M. As ciências em Portugal e no Brasil (1772-1822): o texto conflituoso da Química. São Paulo, Educ/Fapesp, 1997.
-
Maria Helena Roxo Beltran
Artigos
Livros
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. & M. H. R. Beltran, orgs. O saber fazer e seus muitos fazeres: experimentos, experiências e experimentações. São Paulo, Educ/Fapesp/Livraria da Física, 2006.
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. & M. H. R. Beltran, orgs. Escrevendo a História da Ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo, Educ/Fapesp/Livraria da Física, 2004.
- ALFONSO-GOLDFARB, A. M. & M. H. R. Beltran, orgs. O laboratório, a oficina e o ateliê: a arte de fazer o artificial. São Paulo, Educ, 2002.
- BELTRAN, M. H. R. Imagens de magia e de ciência: entre o simbolismo e os diagramas da razão. São Paulo, Educ/Fapesp, 2000.
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Ubiratan D’Ambrósio
Livros
- D’AMBROSIO, U. Etnomatematica. Bologna, Pitagoras Editrice, 2002.
- D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2001.
- D’AMBROSIO, U. Ethnomathematics. The Art or Technique of Explaining and Knowing. Las Cruces, ISGE/NMSU, 1998.
- D’AMBROSIO, U. Transdisciplinariedade. São Paulo, Palas Athena, 1997.
- D’AMBROSIO, U. Globalização e multiculturalismo. Blumenau, FURB, 1996.
- D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, Papirus, 1996.
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Carlos Alberto Lombardi Filgueiras
Livros
- FILGUEIRAS, C. A. L. Lavoisier e o estabelecimento da Química moderna. São Paulo, Editora Odysseus, 2002.
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Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento
Livros
- NASCIMENTO, C. A. R. & F. B. Souza Netto. Tomás de Aquino. O ente e a essência. 2ª ed. Petrópolis, Vozes, 2005.
- NASCIMENTO, C. A. R. Para ler Galileu Galilei. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo. 2ª ed. São Paulo, Educ, 2003.
- NASCIMENTO, C. A. R. Santo Tomás de Aquino, o boi mudo da Sicília. 2ª ed. São Paulo, Educ, 2003.
- NASCIMENTO, C. A. R. De Tomás de Aquino a Galileu. 2ª ed. Campinas, IFCH/Unicamp, 1998.
- NASCIMENTO, C. A. R. O que é Filosofia medieval. 1ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1992.
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Eduardo Rodrigues da Cruz
Livros
- CRUZ, E. R. da. A persistência dos deuses: religião, cultura e natureza. São Paulo, Unesp, 2003.
- CRUZ, E. R. da. A Theological Study Informed By The Thought Of Paul Tillich And The Latin American Situation: The Ambivalence Of Science. Lewinston, Mellen University Press, 1996.
Bolsas
A Comissão de bolsas do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência está constituída pelos seguintes membros: Prof.ª. Márcia Helena Mendes Ferraz, representante da Coordenação do Programa, Prof.
José Luiz Goldfarb, representante docente e Rodrigo Trevisan Braga, representante discente.
O Programa conta com bolsas CAPES e CNPq e também possibilita a concessão de outros tipos de bolsas, como as da FAPESP. Além dessas, existem as bolsas concedidas pela Secretaria Estadual da Educação
(SEE) aos professores da rede.
As bolsas FAPESP são solicitadas diretamente para a fundação, via o orientador e com apresentação de projeto de pesquisa. Esta modalidade de bolsa restringe o vínculo empregatício durante a vigência do auxílio. Mais detalhes podem ser consultados no site:
http://www.fapesp.br/bolsas/ . As bolsas CNPq cobrem as taxas do curso e concedem uma mensalidade aos estudantes, impedindo o vínculo empregatício. As normas relativas a esse tipo de bolsa encontram-se
em: http://www.cnpq.br/web/guest/bolsas2.
Já as concessões da CAPES são de dois tipos:
1. a) Modalidade 1: cobrem as taxas do curso e concedem uma
mensalidade aos estudantes, impedindo o vínculo empregatício;
2. b) Modalidade 2: cobrem as taxas do curso, liberando os estudantes
para manter vínculo empregatício.
As bolsas da cotas do CNPq e da CAPES designadas ao PEPG em História da Ciência são concedidas aos alunos, após classificação dos inscritos feita pela Comissão de Bolsas do Programa, seguindo os critérios em anexo. O edital de seleção, com os prazos de inscrição é divulgado a cada semestre e podem participar os alunos regularmente matriculados.
Editais
EDITAL PEPGHC 02/2018
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO PNPD/CAPES, 2019Dissertações e Teses defendidas
2011
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Amâncio Rogério Eusébio Cardozo
Orientador: José Luiz Goldfarb
Título: "A Instituição do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC / INPE"
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Arthur Issa Mangili
Orientador: Fumikazu Saito
Título: "Heinrich Rudolph Hertz e o Efeito Fotoelétrico"
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar os experimentos realizados por Heinrich Rudolph Hertz relativos ao efeito fotoelétrico. Para tanto, consultamos a obra Electric Waves: Being Researches on the Propagation of Electric Action With Finite Velocity Through Space, principalmente a parte em que o experimento que se refere ao efeito fotoelétrico é descrito. Buscamos assim compreender em que contexto tal efeito é abordado, procurando indícios que sugiram a sua descoberta.
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Cristiana Loureiro de Mendonça Couto
Orientador: Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Título: "Alimentação no Brasil Imperial: Elementos para um Estudo de Questões Dietéticas, Químico-Médicas e da Fisiologia Do Gosto"
Resumo: Este trabalho busca compreender os hábitos alimentares no Rio de Janeiro, durante o Império (1822-1899), a partir de discussões sobre a ciência, suas relações com a alimentação no período e suas implicações nas questões que envolvem o gosto e a gastronomia. A análise dos textos produzidos no período, como teses médicas da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (a partir de 1832), livros de cozinha brasileiros, portugueses e franceses (séculos XVIII e XIX) e tratados sobre o gosto e a gastronomia elaborados na França (século XIX) permitiu observar que as escolhas sobre aquilo que se deve ou não comer, para além do paladar, estão relacionadas a questões de higiene e nutrição — estas últimas, estreitamente relacionadas a conhecimentos químicos. Permitiu, ainda, observar as questões de continuidade em história da ciência, como a presença de traços das antigas noções de dietética, que não foram "eliminadas" pelos novos conhecimentos sobre alimentação oferecidos pela química e pela fisiologia experimental.
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Luciana Scognamiglio de Oliveira
Orientador: Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Título: "A perspectiva científica de Monteiro Lobato na obra O poço do Visconde: um estudo à luz da História da Ciência"
Resumo: O objeto de estudo desta tese concentra-se na análise da obra O poço do Visconde (1937), de José Bento Monteiro Lobato. Referida análise tem como ponto de partida a contextualização do período, por meio da identificação de elementos históricos, científicos e filosóficos que permearam a produção desta obra. A idolatria de Lobato pelos EUA, a necessidade do investimento em ciência, principalmente na extração do petróleo, bem como sua postura em defender um novo modelo de escola, são relacionados ao seu patriotismo incondicional, na defesa econômica de um Brasil que favorecesse a todos. Um exaustivo levantamento bibliográfico acerca das variadas publicações que apresentam como estudo a literatura infantil de Monteiro Lobato demonstrou uma significativa ausência de abordagem que considere o contexto de produção como componente fundamental para sua apreciação. Esta falta de compromisso desvirtua a compreensão da obra e reduz de maneira considerável o correto julgamento da produção. Com a possibilidade de interface entre Ciência e Literatura, propõe-se uma revisão da postura adotada por vários estudiosos que atribuem a Monteiro Lobato rótulos inadequados.
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Magali C. Barros de Marchi
Orientador: Fumikazu Saito
Título: "Henrietta Swan Leavitt e a relação período-luminosidade de estrelas variáveis"
Resumo: Este estudo tem como foco de análise a relação período-luminosidade para estrelas variáveis encontrada por Henrietta Swan Leavitt no início do século XX. Nele buscamos apresentar, por meio da análise de documentos publicados naquela época, o caminho percorrido por Leavitt para encontrar a tal relação, bem como apresentar o contexto em que a investigação Leavitt está inserida. A relação encontrada por Leavitt teve importante uso na Astronomia, visto que por meio dela era possível estimar a distância entre estrelas e galáxias.
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Modesto Pantaleo Junior
Orientador: Fumikazu Saito
Título: "A fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o início da Pós-Graduação em Física no Rio de Janeiro"
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo sobre a implementação da Pós-Graduação em Física no Brasil, tendo por foco a fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e seu pioneiro programa de Pós-Graduação. Seu objetivo consiste em explicitar as causas, as necessidades e o contexto que motivaram a fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e, posteriormente, a implantação de seu programa de Pós-Graduação, verificando também as implicações devido às suas respectivas criações. Para a concretização desse objetivo foram analisados diferentes documentos, entre os quais podemos destacar relatórios anuais, boletins informativos, atas de reunião, resoluções, estatutos, catálogo de cursos, cadernetas de registro de curso e balancetes do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.
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Paulo Henrique Trentin
Orientador: Maria Helena Roxo Beltran
Título: "MATEMÁTICA NO BRASIL: As Traduções de Manoel Ferreira de Araújo Guimarães (1777-1838) das obras de Adrien Marie Legendre"
Resumo: Este trabalho aborda a vida e a obra de Manoel Ferreira de Araújo Guimarães (1777-1838), personagem importante para o cenário da História da Matemática Brasileira. Centralizamos nosso estudo nas traduções das obras Éleménts de Geométrie e Traité de Trigonométrie de Adrien Marie Legendre (1752-1833), realizadas por Manoel Ferreira de Araújo Guimarães, como contribuições significativas para o processo de institucionalização do ensino da Matemática no Brasil, no início do século XIX. Analisando essas traduções pudemos compreender os motivos que levaram o tradutor a propor alterações e, a partir da identificação de alguns de seus interlocutores, compreender o que o levou aos trabalhos de Adrien Marie Legendre. Relativamente aos desdobramentos das produções de Manoel Ferreira de Araújo Guimarães, pudemos identificar, direta ou indiretamente, alguns nomes que tiveram acesso a suas traduções. Assim, este trabalho pretende contribuir com os pesquisadores que buscam empreender uma (re)leitura do período, que vai do início a meados do século XIX, relativo ao ensino da matemática no Brasil.
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Risomar da Silva Vieira
Orientador: Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Título: "Institucionalização da Fisioterapia no Brasil: um estudo sobre o processo na Paraíba"
Resumo: O interesse pelo estudo da temática Institucionalização da Fisioterapia no Brasil e em particular na Paraíba ainda representa uma experiência embrionária, considerando a expressiva quantidade de trabalhos referente a outros campos do saber em saúde. Obviamente por alguns estados do país já surgem pesquisas sobre o processo histórico da Fisioterapia, no entanto na Paraíba pode-se dizer que investigações nesta área ainda se constitui um vácuo a ser sustado. Diante deste cenário, o presente trabalho teve por finalidade a partir de um apanhado sobre a trajetória da Fisioterapia no ambiente internacional e brasileiro, analisar o processo de institucionalização deste saber em saúde no espaço paraibano. Para a realização do estudo foram visitadas fontes primárias e secundárias incluindo nesta construção o recurso da História Oral como possibilidade de descobertas. Ao término da atividade ficou verificado a partir do material averiguado que a Fisioterapia na Paraíba no decorrer da sua efetivação como profissão e área de conhecimento a exemplo de outros lugares, sofreu influência favorável e desfavorável de fatores sociopolíticos culturais e epidemiológicos, levando-se em conta as especificidades de cada local.
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Ana Elisa Madureira Padula
Orientador: Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Título: "Claude Bernard: Fisiologia e Filosofia"
Resumo: Este trabalho mostra, no tempo histórico, o desenvolvimento da fisiologia experimental de Claude Bernard, abordando as continuidades e descontinuidades em sua obra, através da análise do manuscrito Philosophie, uma coletânea de reflexões do autor sobre um curso de filosofia. Foi possível localizar, temporal e epistemologicamente, o pensamento de Bernard em duas fases diferentes. A primeira corresponde a um período "magendiano", abrangendo sua formação e seus primeiros trabalhos; a segunda, que se inicia por ocasião da convalescença de Bernard, e que se expressa através da publicação, em 1865, de Introdução ao Estudo da Medicina Experimental. A análise da obra Philosophie permitiu identificar reflexões importantes de Bernard sobre as bases ciência experimental, o determinismo e as diferenças entre seu pensamento e aquele de Auguste Comte.
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César de Barros Lobato
Orientador: Márcia Helena Mendes Ferraz
Título: "Alguns aspectos sobre o calórico e o diâmetro dos átomos no trabalho de John Dalton"
Resumo: A partir de uma detalhada análise documental, percebemos que a historiografia não dá a devida importância aos conceitos de calórico e diâmetro atômico, na teoria atômica desenvolvida por John Dalton (1766-1844). Nesse sentido, esta tese tem como objetivo principal, mostrar a relevância desses conceitos dentro do atomismo Daltoniano. Acreditamos que estes são tão importantes quanto o de peso atômico e que precisam ser mais significativamente discutidos pela historiografia. A análise da obra Philosophie permitiu identificar reflexões importantes de Bernard sobre as bases ciência experimental, o determinismo e as diferenças entre seu pensamento e aquele de Auguste Comte. Assim, buscando validar esta hipótese, pretende-se com este trabalho demonstrar duas situações. A primeira é destacar as características que tornam os pesos atômicos tão especiais dentro da teoria atômica, quer seja sob o ponto de vista de Dalton, quanto sob o ponto de vista dos Historiadores. A segunda é mostrar que o conceito de diâmetro atômico amalgamado ao de calórico, igualmente, possui tais características e que por tal razão são tão relevantes quanto à noção de peso atômico para Dalton. Por meio deste estudo, pode-se perceber que sob o ponto de vista de Dalton, as concepções de peso e diâmetro atômico são complementares, pois uma explica os resultados gravimétricos, a outra, os resultados volumétricos das reações.
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Eventos
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Eventos Atuais
• 04/03 (15h00) - Ciência Viva A Ciência Contra o Coronavírus - saiba mais
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Eventos Anteriores
• Eugenia e Racismo: Debates médico-paulistas em 1930
• Ciberarqueometalurgia na Fábrica de Ferro de Ipanema: novas técnicas aplicadas a um sítio de arqueologia industrial -
Oficinas de História da Ciência
São oferecidas por pesquisadores ligados Programa de Estudos e Pós-Graduados em História da Ciência, as Oficinas destinam-se a jornalistas, professores, estudantes universitários, interessados em conhecer e debater a ciência. As datas das oficinas serão divulgadas no decorrer deste semestre
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Publicações
As publicações constituem-se numa via importante de expor e divulgar os resultados da pesquisa. Além de realizarem trabalhos individuais, os pesquisadores do CESIMA participam de publicações coletivas, frutos de atividades de intercâmbios, organizadas sob um tema comum. O último lançamento ocorreu dia 07/03/2007 – O Saber Fazer e Seus Muitos Saberes: Experimentos, Experiências e Experimentações – Ana Maria Alfonso Goldfarb, Maria Helena Roxo Beltran (orgs.) – 16h – Campus Marquês de Paranaguá
O CESIMA também edita a revista eletrônica Circumscribere acessível no site http://www.pucsp.br/pos/cesima/circumscribere
Formulários e Documentos
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Links
Processo Seletivo
1º Semestre de 2019
O período de inscrição no processo seletivo dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu para o 1º semestre de 2019 será de 08 a 26 de outubro.
- Nível: Mestrado, Doutorado
- Avaliação da Capes: Triênio 2010-2011-2012 Conceito 4 (Mestrado e Doutorado)
- Duração:
- Mensalidade:
Valor ingressantes (2024)
Mestrado: R$ 4.168,00
Doutorado: R$ 4.984,00
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Campus
Consolação
O Programa de Estudos Pós Graduados em História da Ciência tem sede no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Localizado na região central da cidade de São Paulo, esse Centro ocupa atualmente a área histórica do antigo Instituto “Sedes Sapientiae”, composta por três edifícios projetados pelo arquiteto Rino Levi e os jardins idealizados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Assistente de Coordenação: Camila Fernandes Vicentino
End.: Rua Caio Prado, 102 - 4º Andar, Sala 46.
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