Mestrado e Doutorado

Mão repousa sobre livro aberto em uma mesa, enquanto pessoa lê atentamente uma página

História

Avaliação CAPES: Quadriênio 2017-2020 Conceito 5 (Mestrado e Doutorado)
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) tem como eixo temático a abordagem História e Cultura, buscando atentar para toda a complexidade presente nessa relação e seus desafios de investigação. Suas linhas de Pesquisa (Cultura e Cidade; Cultura e Representação; Cultura e Poder inserem-se em tendências emergentes da historiografia.


Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:

O PPG em História, cuja área de concentração é: História Social, definiu como eixo temático a Cultura. Ao assumir a História Social, em suas múltiplas perspectivas historiográficas dialoga com diversas matrizes teóricas indicando um campo de pesquisa e reflexão que nos estudos dos processos de transformação e permanência das sociedades, privilegia as dinâmicas das relações sociais e a configuração das forças sociais a cada momento e situação.

Compreender como os atores e processos de governança global influenciam o ambiente nacional e subnacional de formulação de políticas públicas. Por outro lado, como as dinâmicas de globalização são constituídas a partir de processos domésticos em diálogo com agendas transnacionais.

  1. Linha de Pesquisa 1: CULTURA E CIDADE

    Pretende empreender a crítica à visão dualista do campo e da cidade, centraliza suas reflexões sobre os processos de constituição urbano, das culturas urbanas e das experiências de viver nas cidades, em diferentes espaços e temporalidades, colocando em foco disputas na construção de poderes, nas relações entre campo e cidade e nas memórias urbanas.

  2. Linha de Pesquisa 2: CULTURA E PODER

    confirmar, nome em desacordo com o informado acima
    As relações entre cultura e poder são ancestrais e formam o eixo principal desta linha voltada a acolher a pluralidade de experiências de dominação, resistência e governabilidade, em espaços públicos e privados. Essa pluralidade envolve desde as formas mais violentas e visíveis do poder, até as mais sutis e micropolíticas.

  3. Linha de Pesquisa 3: CULTURA E REPRESENTAÇÃO

    A linha busca incorporar múltiplas temáticas no campo das representações como cidade-campo, trabalho-não trabalho, morte-vida, saúde-doença, dia-noite, corpo com suas sensitividades e sensibilidades.

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC