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Educação: Psicologia da Educação

Avaliação CAPES: Avaliação da Capes: Quadriênio 2013-2014-2015-2016 Conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação iniciou suas atividades de Mestrado em 1969 e de Doutorado em 1982. Foi o 1º programa do Brasil de pós-graduação em Psicologia da Educação, tendo papel fundamental na origem da Pós-Graduação da PUC-SP.

 


Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Psicologia Educacional

A área da psicologia educacional é formada por dois campos do saber, a psicologia e a educação, recebendo contribuições de ambos. A psicologia oferece saberes que contribuem para a qualidade e o desenvolvimento da educação, em todos seus espaços e processos; a educação oferece suas questões, dificuldades, interesses e construtos teóricos que mobilizam a psicologia em construções teóricas e práticas específicas, configurando uma área de concentração.

  1. Linhas de Pesquisa:

    demarcam o campo da Psicologia da Educação em que o Programa apresenta sua contribuição formando pesquisadores e desenvolvendo pesquisas. São elas que orientam a constituição do currículo e dos projetos de pesquisa do PED:

  2. Processos psicossociais na formação e no exercício profissional de educadores

    Processos de constituição da subjetividade do educador relacionados com seus saberes e desempenho profissional

  3. Desenvolvimento, ensino e aprendizagem:

    Compreensão do desenvolvimento-humano sua relação com processo de ensinoa aprendizagem nos contextos escolares, familiares e comunitários.

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