Impresso
O SABER FAZER E SEUS MUITOS SABERES
Experimentos, experiências e experimentações
Ana Maria Alfonso-Goldfarb (org.)
Maria Helena Roxo Beltran (org.)
Analisando saberes e reflexões, apenas insinuados e variáveis na maioria dos documentos, este livro propõe ao leitor alguns caminhos na abordagem das complexas relações e transformações entre o antigo experimento e a experimentação moderna.
Publicação dirigida a estudiosos e interessados em história da ciência, destaca-se por oferecer ao público leitor resultados de pesquisas atuais numa área que vem, cada vez mais, atraindo o interesse de estudantes, professores dos ensinos fundamental, médio e superior e de pesquisadores dos diferentes campos das ciências naturais, exatas e humanas.
Livro indisponível
HAHNEMANN: UM MÉDICO DE SEU TEMPO
Articulação da doutrina homeopática como possibilidade da medicina do século XVIII
Silvia Irene Waisse de Priven
Neste trabalho, a vida do médico Hahnemann e o surgimento da homeopatia foram analisados na sua inserção nos ambientes geográfico, histórico, político, social e cultural em que se encontravam nos conturbados anos do século XVIII. O livro mostra, com base na vasta bibliografia consultada, a contribuição de Hahnemann para a medicina moderna, tendo ele se autoafirmado como criador original de conceitos e métodos. Além disso, a autora analisa o próprio médico, destacando a autoexperimentação que fazia com algumas substâncias. Através dos estudos de Hahnemann, é possível perceber que ele se afastou da “estrada oficial” da Medicina de seu tempo pela ressignificação dos conceitos preexistentes e a nova interpretação dos fenômenos.
Livro indisponível
CONCEITOS E FONTES DO TRATADO DA ESFERA EM FORMA DE DIÁLOGO ATRIBUÍDO A JOÃO DE CASTRO
Walmir Thomazi Cardoso
Nesta obra, o autor questiona a autoria do Tratado da esfera em forma de diálogo, um tratado de cosmografia manuscrito e anônimo, escrito em português, provavelmente entre os séculos XVI e XVII, atribuído a João de Castro. Para tanto, vale-se de cuidadosa comparação entre a obra e trabalhos contemporâneos ou anteriores, na tentativa de traçar as origens das suas principais ideias.
Livro indisponível
ESCREVENDO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Tendências, propostas e discussões historiográficas
Ana Maria Alfonso-Goldfarb (org.)
Maria Helena Roxo Beltran (org.)
Esta publicação, dirigida a estudiosos e interessados em história da ciência, destaca-se por oferecer ao público leitor uma seleta de estudos dedicados à historiografia da História da Ciência, área que, embora venha cada vez mais atraindo o interesse de estudantes, professores dos ensinos fundamental, médio e superior e pesquisadores dos diferentes campos das ciências naturais, exatas e humanas, ainda conta com poucas obras impressas no Brasil.
Impresso
ESTUDANDO O INVISÍVEL
William Crookes e a nova força
Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira
Contribuição metodológica e histórica, o estudo sobre o trabalho de importante cientista inglês do século XIX a respeito de fenômenos mediúnicos mergulha com profundidade não apenas nos trabalhos de Crookes, mas também no contexto de sua época, buscando determinar se as investigações desenvolvidas pelo famoso químico seguiam os padrões de cientificidade de então.
Livro indisponível
OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NA COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA
Mariana Rocha Biojone
Panorama de publicação de periódicos científicos, começa pela revisão da história e pela evolução dos periódicos e da comunicação científica na América Latina e chega às últimas tendências da publicação acadêmica. A autora discute Open Access, Open Archives Initiative, Self-archiving, descreve o XML e o SciELO, projeto que envolve a colaboração entre diversos parceiros em toda a América Latina.
Livro indisponível
PARA LER GALILEU GALILEI
Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo
Carlos Arthur R. Nascimento
O autor nos conduz com sensibilidade através das jornadas em que Galileu desenvolveu suas ideias sobre a estrutura real do Universo. Trata-se de um mapa para orientar o leitor na busca de uma das mais ricas minas de conhecimento humano: Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo, escrito por Galileu Galilei e publicado pelo primeira vez em 1632.