Catálogo


Impresso | E-book

PLANEJAMENTO DE PESQUISA

Uma introdução

Sergio Vasconcelos de Luna
Daniele de Lima Kramm

Os autores de "Planejamento de pesquisa. Uma introdução" mostram como a concretização da metodologia se dá dentro de um referencial teórico. Trabalham, então, passo a passo, cada etapa da pesquisa. Sugerem que, uma vez estabelecida apropriadamente a relação teoria-problema, o pesquisador se concentre no detalhamento do problema. A partir daí, são apresentadas questões que pretendem facilitar a análise dos itens subsequentes do planejamento da pesquisa. Nesta terceira edição, revista e atualizada, o capítulo 2 foi completamente alterado, de modo a incorporar – também como veículo de consulta de material bibliográfico – a internet, cujo surgimento possibilitou que qualquer pessoa capacitada pudesse introduzir um texto em meios digitais, ganhando voz e difundindo suas ideias.


Impresso | E-book

PSICOLOGIA

Uma (nova) introdução

Luís Claudio M. Figueiredo
Pedro L. Ribeiro de Santi

Este livro leva o leitor a refletir sobre as condições socioculturais que propiciaram o aparecimento de diferentes teorias psicológicas e, atualmente, sua difusão, sobretudo na área clínica.


Impresso

A APRIORIDADE E A SUBJETIVIDADE DE ESPAÇO E TEMPO NA “ESTÉTICA TRANSCENDENTAL”

Marco Antonio Chabbouh Junior

A discussão acerca de espaço e tempo em Kant é antiga e encontra lugar em textos de importantes figuras da história da filosofia, bem como em grandes comentários à obra kantiana. Por essa razão, o trabalho que aqui se apresenta encontra um grande desafio que, não obstante, enfrenta com êxito. O primeiro grande trunfo de A aprioridade e a subjetividade de espaço e tempo na “Estética Transcendental” é o de possuir uma estrutura clara. Logo nas primeiras páginas é possível perceber qual é o preciso ponto da discussão, qual o caminho argumentativo pretendido pelo autor e qual a conclusão a que ele pretende chegar. Além do mais, a escolha de se focar em comentários relevantes como os de Norman Kemp Smith, Herbert James Paton e Patricia Kitcher faz com que o trabalho ganhe muito em lucidez e em profundidade.


Impresso

MERLEAU-PONTY

Uma introdução

Paulo Sérgio do Carmo

O livro aborda os estudos acerca da percepção e do comportamento no tocante às questões do corpo e o diálogo que o filósofo estabelece com a ciência, mais especificamente com as ciências humanas. Apresenta, ao final, uma reflexão sobre a condição humana enquanto ser no mundo, tema tão caro à filosofia da existência, corrente da qual Merleau-Ponty faz parte.


Impresso | E-book

OS ARQUITETOS DA POLÍTICA EXTERNA NORTE-AMERICANA

Reginaldo Mattar Nasser

O século XX foi considerado por muitos como “o século da América”, no sentido de que foi durante o seu transcorrer que os EUA se tornaram, indiscutivelmente, a maior potência econômica, política, militar, cultural e tecnológica do planeta. O século XXI começou sob o impacto dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, cujos desdobramentos colocaram em xeque a primazia absoluta dos EUA em vigor desde o fim da Guerra Fria, e prossegue, em especial após a crise financeira global de 2008, com sucessivos e graves questionamentos sobre a capacidade americana de ainda exercer hegemonia mundial e sua possível substituição como principal ator geopolítico do mundo. Por isso, um trabalho como este é tão oportuno e relevante. Ao focar sua análise no período que marcou o início da ascensão dos EUA como país de grande influência internacional (da guerra com a Espanha em 1898 ao final da Primeira Guerra Mundial), Reginaldo Mattar Nasser ilumina a compreensão de como se forjaram os interesses materiais que motivaram as ações dos EUA além de suas fronteiras, bem como as ideias que as justificariam. Ancorado em pressupostos de Max Weber para explicar a ação do homem na política internacional como algo intimamente ligado às suas percepções, o autor oferece notável contribuição para que o público seja capaz de dimensionar bem os problemas que os EUA em crise enfrentam e as perspectivas para o futuro imediato, quando a nação se manterá como fundamental para todas as demais e, a médio e longo prazo, quando essa situação poderá começar a mudar significativamente.


Livro indisponível 

ANTROPOLOGIA INDÍGENA

Uma (nova) introdução

Carmen Junqueira

Escrito de uma forma fluente pela antropóloga Carmen Junqueira, esse texto apresenta um panorama da história dos povos indígenas no Brasil. Ela nos mostra a riqueza cultural das sociedades indígenas, com suas diferenças e semelhanças, seus graus de parentesco, a tradição oral e a perspectiva dos índios nos dias de hoje.


Impresso | E-book

CONTROLE DE ESTÍMULOS E COMPORTAMENTO OPERANTE

Uma (nova) introdução

Tereza Maria de Azevedo Pires Sério
Maria Amália Andery
Paula Suzana Gioia
Nilza Micheletto

Todo o rigor da metodologia experimental na produção de conhecimento é apresentado em uma sequência e uma linguagem ao mesmo tempo precisa e simples, como convém ao aprendiz iniciante na abordagem. Preciosa também é a ênfase dada a cada conceito como comportamento produzido na relação organismo–ambiente, em contrapartida à visão tradicional, na psicologia e na cultura, de determinantes internos para explicar o comportamento.