Impressão sob demanda | E-book
A PSICOLOGIA NO BRASIL
Leitura histórica sobre sua constituição
Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Pensando a psicologia como construção histórica, a autora discute o desenvolvimento de ideias e práticas psicológicas específicas, sua base epistemológica e os fatores contextuais envolvidos. A trajetória da psicologia brasileira em sua conquista da autonomia é aqui mapeada através do trabalho de algumas instituições médicas e educacionais.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
DESIGUALDADE SOCIAL
Contribuições da psicologia sócio-histórica
Ana Mercês Bahia Bock (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
O livro "Desigualdade social. Contribuições da psicologia sócio-histórica", compreendendo a desigualdade social como um fenômeno complexo e multideterminado – que comporta uma leitura a partir da psicologia que evidencia a dimensão da subjetividade na sua constituição, articulando, obrigatoriamente, aspectos sociais, econômicos, históricos, políticos –, pretende ser uma expressão dos caminhos que se tem percorrido na psicologia nessa perspectiva, com o intuito de dar visibilidade à relação da desigualdade com a subjetividade.
Impressão sob demanda | E-book
OS MONÓLOGOS DA CRIANÇA
Delírios da língua
Maria Francisca de Andrade Ferreira Lier-DeVitto
O tom apaixonado de Maria Francisca Lier-DeVitto se coloca no intervalo entre a poética e a retórica, pela insistência das perguntas que faz aos textos dos autores que compõem sua extensa bibliografia, pela insistência das perguntas que escuta nos monólogos da criança. É assim que essa escrita formula respostas a essas questões e, com a mesma eficácia do texto que se quer dar a ver como científico, extrai as consequências teóricas e epistemológicas disso que identifica como dialógico o monólogo da criança no berço, antes do sono e do sonho. (Cláudia T. G. de Lemos)
Impresso | E-book
PLANEJAMENTO DE PESQUISA
Uma introdução
Sergio Vasconcelos de Luna
Daniele de Lima Kramm
Os autores de "Planejamento de pesquisa. Uma introdução" mostram como a concretização da metodologia se dá dentro de um referencial teórico. Trabalham, então, passo a passo, cada etapa da pesquisa. Sugerem que, uma vez estabelecida apropriadamente a relação teoria-problema, o pesquisador se concentre no detalhamento do problema. A partir daí, são apresentadas questões que pretendem facilitar a análise dos itens subsequentes do planejamento da pesquisa. Nesta terceira edição, revista e atualizada, o capítulo 2 foi completamente alterado, de modo a incorporar – também como veículo de consulta de material bibliográfico – a internet, cujo surgimento possibilitou que qualquer pessoa capacitada pudesse introduzir um texto em meios digitais, ganhando voz e difundindo suas ideias.
E-book gratuito
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE PIANORO
Luciana Szymanski
Luciane Dias da Silva
Natasha Duek
Este livro foi idealizado e confeccionado por um trabalho coletivo envolvendo muitas mãos: mão de educadoras, pesquisadoras, adolescentes, familiares, mãos majoritariamente de mulheres que se encontraram ao longo de dois anos e discutiram conjuntamente aspectos do cotidiano escolar e do processo educacional de maneira mais ampla. De tais encontros, que se deram no território da Brasilândia, no Centro da Criança e Adolescente Enrico Giusti e nos espaços dos CEIs Jardim dos Francos e Francesco Persiani, surgiu este livro que trata da sistematização da longa discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico desses equipamentos que, por seu caráter dialógico e participativo, foi batizado de Projeto Político-Pedagógico Participativo (PPP-P).
Impressão sob demanda | E-book
SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOLOGIA ANALÍTICA
Teorias e reflexões no contexto brasileiro e de formação
Carlos Serbena (org.)
Durval Luiz de Faria (org.)
O livro "Supervisão clínica em psicologia analítica" trata da supervisão clínica na realidade brasileira e no contexto da formação do psicólogo em Psicologia Analítica, pois constatou-se essa lacuna. Os capítulos abordam o processo de supervisão junguiana no contexto de um curso de psicologia e sua importância; a supervisão clínica sob a perspectiva da psicologia arquetípica de James Hillman; a técnica do jogo de areia ou sandplay na supervisão do terapeuta; a questão religiosa na clínica junguiana; a hermenêutica junguiana no processo de supervisão; e os aspectos relacionais e intersubjetivos na interação supervisor e supervisionando. Os autores salientam a importância do tripé analítico (análise pessoal, estudo e supervisão) na formação de psicólogos junguianos e esperam contribuir para esse processo na realidade brasileira.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
CARREIRA NO 60+
o que muda?
Maria Cristina Pinto Gattai
Laura Marques Castelhano
Discutir a necessidade de benefícios para o profissional idoso se manter produtivo pode servir como sinalizador de políticas que incorporem os “excluídos” desde sempre, chamando atenção para a premência de projetos para quem quer se integrar e quem quer se afastar. Ao longo dos capítulos deste livro, são promovidos diálogos com informações recolhidas de autores de referência no campo da gerontologia e do trabalho e de pesquisas atuais, propondo a reflexão que muito contribui para ampliar o conhecimento, facilitando a tomada de decisões pessoais, coletivas e das futuras gerações diante da aposentadoria. (Ruth Gelehrter da Costa Lopes)