Catálogo


Impresso

DESIGUALDADE E A QUESTÃO SOCIAL

Lucia Maria Machado Bógus (org.)
Maria Carmelita Yazbek (org.)
Mariangela Belfiore Wanderley (org.)

A questão social, hoje, coloca-se basicamente a partir da produção e distribuição de riquezas. Traduz-se pela erosão dos sistemas de proteção social, pela vulnerabilidade das relações sociais e pelo questionamento da intervenção estatal. Nesse cenário, a controvertida noção de exclusão social protagoniza debates, e seu enfrentamento constitui tema prioritário nas agendas internacionais. Entretanto, os países do bloco não desenvolvido enfrentam um desafio adicional: devem promover as mudanças e administrar os impactos da mundialização, com ética e responsabilidade. De outra forma não haverá como se inserir no processo de modo satisfatório. Nesses países, uma das grandes dificuldades para tal inserção é dada pela exclusão de grandes setores da população de maneira estrutural e como um componente histórico.


Livro indisponível 

HEXÁPOLIS

Desigualdades e rupturas sociais em metrópoles contemporâneas: São Paulo, Paris, Nova Iorque, Varsóvia, Abidjan, Antananarivo

Maura Pardini Bicudo Véras (ed. e org.)

O livro é fruto da exposição de pesquisadores brasileiros e estrangeiros feita durante o Colóquio Internacional Hexapolis II. O evento, organizado por Maura Pardini Bicudo Véras em 2001, apresentou as pesquisas efetuadas nos últimos anos em cada país sobre a pobreza, exclusão social, redes sociais e familiares, saúde, alteridade em suas metrópoles. A cooperação internacional, feita através do Acordo Capes-Cofecub, possibilitou o debate comparativo dos pesquisadores sobre as seis metrópoles. Dessa forma, os textos reproduzem essa discussão em torno das desigualdades e rupturas sociais nos seis países - Brasil, França, Estados Unidos, Polônia, Costa do Marfim e Madagascar.


Impresso

JOGANDO E APRENDENDO A JOGAR

Funcionamento cognitivo de crianças com história de insucesso escolar

Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro

Neste trabalho, a autora recorre a um jogo e a um conjunto especial de procedimentos de intervenção e observação das condutas de crianças de segunda a terceira séries com queixas de aprendizagem. Além de seu imenso valor didático e clínico, a pesquisa é realizada em uma perspectiva científica, organizado em fase de pré-teste, intervenção e pós-teste.


Livro indisponível 

LÍNGUA PORTUGUESA EM CALIDOSCÓPIO

Neusa Barbosa Bastos (org.)

Este livro traz a marca da multiplicidade, da diversidade, ao apresentar, para a análise de questões ligadas à Língua Portuguesa, um calidoscópio de correntes do pensamento contemporâneo sobre as questões da linguagem: análise do discurso, análise crítica do discurso, semiótica discursiva, linguística textual, pragmática, linguística funcional, historiografia linguística, história das ideias linguísticas, entre outras.


Livro indisponível 

PSICOLOGIA E AMBIENTE

Eda Terezinha de Oliveira Tassara (ed.)
Elaine Pedreira Rabinovich (ed.)
Maria do Carmo Guedes (ed.)

Esta coletânea reflete a história de construção de objetos e métodos da psicologia ambiental, mostrando a diversidade de momentos que constituem as abordagens contemporâneas, na direção da busca de conhecimento comprometida eticamente com o aprimoramento das ações de transformação das relações homem-natureza e homem-homem. Seus vários capítulos, de autoria de prestigiados pesquisadores da psicologia ambiental, constituem um panorama mundial do pensamento contemporâneo sobre o substrato psicossocial da relação cultura-técnica-ambiente.


Livro indisponível 

A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA EM DEBATE

Maria do Carmo Brant de Carvalho (org.)

Este livro reúne a contribuição de diversos especialistas que abordam a temática da família, destacando-a como eixo prioritário da política social brasileira a partir de diferentes análises teórico-metodológicas.


Impresso

PSICOLOGIA & EDUCAÇÃO

Revendo contribuições

Vera Maria Nigro de Souza Placco (org.)
Abigail Alvarenga Mahoney
Angel Pino
Laurinda Ramalho de Almeida
Maria Aparecida Morgado

Originalmente artigos de revista (Psicologia da Educação, nº7/8, São Paulo, EDUC, 1999), um conjunto de seis revisões de 30 anos de contribuição da Psicologia à Educação recebeu indicação para ser usado como livro-texto na área de formação inicial e continuada de professores. Isto levou a EDUC a publicá-lo também como livro, em vez de proceder a tiragens adicionais do fascículo. Como novidade em livros para a área, o fato de cada autor responder pela abordagem na qual é especialista: Wallon, Vigotski, Rogers, Freud, Piaget e Skinner.