Impresso
CONSTRUINDO A QUALIDADE EM INSTITUIÇÕES CATÓLICAS
Anna Maria Marques Cintra (org.)
Clemente Ivo Juliatto (org.)
Gilberto Gonçalves Garcia (prefácio)
Paulo Fossatti (apresentação)
O livro Construindo a qualidade em instituições católicas se soma a tantas outras boas iniciativas que visam estimular e mostrar caminhos para a construção das boas práticas de gestão nas Iesc (Instituições de Ensino Superior Comunitárias) católicas brasileiras. Os cases deste livro, selecionados de acordo com as várias regiões do Brasil, o tamanho da Iesc católica, as diferentes instituições/congregações e os critérios de inovação e melhoria nas diferentes áreas da gestão, visam garantir, no conjunto, o estímulo, a investigação e o compartilhamento entre as coirmãs, de tal forma que as associadas possam socializar, partilhar e dispor de informações e experiências reais que as iluminem na qualificação de seus modelos de gestão.
Livro indisponível
ACASO E ALEATÓRIO NA MÚSICA
Um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez
Vera Terra
O conceito de indeterminação na música foi debatido nas décadas de 1950 e 1960 a partir de duas estéticas em confronto: a música aleatória de Pierre Boulez e a música casual de John Cage. Acompanhamos, neste livro, as mudanças que se produziram nas noções de forma e de obra musical no século XX, através da análise cuidadosa empreendida pela autora de ensaios, partituras e correspondências dos dois compositores.
Livro indisponível
PÃO AMARGO
Viagem pelos escombros da guerra
Jadwiga J. Mielzynska
Possível de ser lido como relato apaixonante de quem viveu por dentro da 2ª Guerra ou como um reconfortante exemplo da capacidade do ser humano de superar adversidades, esta obra consegue lançar uma luz diferente sobre um assunto a respeito do qual parecia impossível dizer alguma coisa nova. Um livro que desafia uma área editorial bastante limitada – a do paradidático.
Livro indisponível
MÚSICA E REPETIÇÃO
A diferença na composição contemporânea
Silvio Ferraz
Um livro de um compositor que pensa, de um intelectual que compõe. Nele, somos conduzidos habilmente por um sólido discurso sobre o pensamento composicional, desvelando características desse que pode ser tido como um dos mistérios mais ancestrais e transcendentes da criação– o jogo de repetição –, num desafio original em que a filosofia, viva, é parte fundamental.
Livro indisponível
PALAVRA PEREGRINA
O Barroco e o pensamento sobre artes e letras no Brasil
Guilherme Simões Gomes Júnior
Debate em torno da noção de barroco no Brasil, demonstrando como foram produtivas, para a reavaliação das artes e letras da época colonial e para a definição do pensamento crítico brasileiro contemporâneo, as contribuições de Otto Maria Carpeaux, Afrânio Coutinho e Sérgio Buarque de Holanda e as controvérsias com Antonio Candido.