Catálogo


Livro indisponível 

O ESTUDO DA LINGUAGEM PELA PSICOLOGIA

Uma aproximação entre Skinner e Bakhtin

Maria Eliza Mazzilli Pereira

Surpreendentes compatibilidades entre os dois autores são desvendadas aqui pela autora, a partir da constatação de que ambos tratam a linguagem como fazer verbal socialmente determinado. Não se trata de sustentar uma identidade entre as abordagens de Skinner e Bakhtin, mas a desafiante hipótese de aproximação entre os dois pensadores enriquece a reflexão tanto da psicologia quanto das ciências da linguagem.


Livro indisponível 

PROGRAMAS DE GARANTIA DE RENDA MÍNIMA

Inserção social ou utopia?

Evaristo Almeida

Uma das mais importantes soluções já pensadas para o crônico problema da má distribuição de renda no Brasil é abordada nesse livro. Trata-se do projeto de garantia de renda mínima. Além de uma abordagem histórica, o autor apresenta valiosa síntese dos programas já implantados: seus objetivos, critérios de elegibilidade, beneficiários, exigências, limites, recursos de financiamento.


Livro indisponível 

A NAÇÃO POR UM FIO

Caminhos, práticas e imagens da “Comissão Rondon”

Laura Antunes Maciel

Laura Antunes Maciel busca destacar a luta sempre presente entre o desejo de construção da unidade e a existência de diversas culturas e modos de vida, a maneira como se tentou obscurecer o fato de que a maior parte da população continuava excluída da participação e dos direitos políticos, apesar da contínua ênfase na construção da ideia de nação. Aliada a uma narrativa límpida, a uma proposta criativa, a um desempenho seguro, sobressaem-se as qualidades da historiadora/pesquisadora: o criterioso cuidado na expressão dos pressupostos que articulam dados, fontes e indagações, a preocupação com a explicitação das filiações teóricas, o diálogo com a historiografia do período e do tema, a produção das referências documentais utilizadas.


Livro indisponível 

O BANCÁRIO E A EXIGÊNCIA DE UMA NOVA QUALIFICAÇÃO

Paulo Kazuhiro Izumi

O autor estuda o impacto dos processos de automação sobre os parâmetros de avaliação do bancário e as modificações na estrutura de ocupações, indicando ações e propostas para redirecionar a gestão e o uso de recursos tecnológicos. Este livro ultrapassa a visão simplista de que a qualificação e a reciclagem resolvem o problema do desemprego na área bancária e aponta a ação sindical como caminho de luta.


Livro indisponível 

POLÍTICA PSICANÁLISE CINEMA

Intolerância

Valéria Ravier

Política, psicanálise, cinema. Intolerância é um belíssimo trabalho, em que há um verdadeiro sujeito da enunciação. A autora se implica, expõe-se e aborda a intolerância, a grande questão de nosso século, de modo originalíssimo. Ponto de partida de seu trabalho: a indignação. O texto de Valéria reflete a criatividade e a vitalidade de alguém ainda capaz de se indignar. Para tratar o seu tema, Valéria buscou inspiração no cinema, recorrendo tanto a filmes de ficção quanto a documentários, e montou este livro como se fosse um filme, alternando várias temporalidades na tentativa de fugir da linearidade que as aparências atribuem ao cotidiano. Valéria recorre à teoria freudiana para entender o porquê da intolerância, buscando elucidar suas causas obscuras e mostrando sua relação tanto com um determinado dispositivo social quanto com a própria estrutura do sujeito. Ao recorrer a Freud, dá um ótimo exemplo do que pode ser a psicanálise em extensão. O filme montado por Valéria deixa a esperança de que não sejamos obrigados a ver e rever incessantemente que todos nós já estamos cansados de ver: o da intolerância.


Livro indisponível 

O USO DO CLICK FILTRADO EM 1000 HZ NO DIAGNÓSTICO OTONEUROLÓGICO

Alessandra Celani Ejnisman

A autora analisa casos clínicos, comprovando a eficiência e a importância da utilização do click filtrado em 1000 Hz e indica uma nova possibilidade clínica: a utilização de estímulos em frequências específicas no diagnóstico das patologias auditivas por meio dos potenciais evocados acusticamente do tronco cerebral.


Livro indisponível 

AVENIDA PAULISTA

Imagens da metrópole

Maria Margarida Cavalcanti Limena

Desde sua inauguração, no século XIX, a Avenida Paulista tem sido o lugar de onde se quer ver São Paulo, o espaço que o turista quer visitar, o espelho em que a megalópole prefere mirar-se. É esse símbolo– retrato, miniatura – que a autora toma como objeto de reflexão: a história da avenida, a resistência aos projetos contraditórios de suas elites, o lugar dos grandes conflitos e das grandes esperanças.