Impresso | E-book
PODER CONSTITUINTE E DEMOCRACIA
a atuação das esquerdas e dos movimentos sociais na transição política (1984-1988)
Pedro Fassoni Arruda
O livro "Poder constituinte e democracia..." contribui, de maneira didática, com informações detalhadas e reflexões diversas, importantes e, ainda até hoje, pouco divulgadas e conhecidas sobre os meandros, as articulações de bastidores utilizadas no Congresso Constituinte, de seus preparativos e de seu produto final: a Constituição Federal de 1988. Pedro Fassoni vai fundo no assunto, sem se deixar levar pelo grande entusiasmo da época, em que muitos grupos políticos e populares viam a Constituição como panaceia para resolver muitos de nossos males. Ao aprofundar suas pesquisas, enfatiza o significado histórico da participação dos movimentos sociais e populares na vida política. A leitura deste livro torna-se imprescindível e obrigatória. Não basta inscrever direitos na Constituição. É urgente efetivá-los. (Amelinha Teles)
Impresso | E-book
RACISMOS, INFÂNCIAS E JUVENTUDES
entre a (des)proteção, o extermínio e a educação
Eunice T. Fávero (org.)
Adeildo Vila Nova (org.)
Esta obra é mais um desdobramento dos estudos, debates e pesquisas realizados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes – Ênfase no Sistema de Garantia de Direitos (NCA-SGD), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que tem se debruçado sobre os nexos existentes entre questão social, relações étnico-raciais no Brasil e a intransigente defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
Impressão sob demanda | E-book
JUVENTUDES
violência, biocultura, biorresistência
Silvia Helena Simões Borelli (org.)
Rosana de Lima Soares (org.)
A coletânea "Juventudes: violência, biocultura, biorresistência" encontra-se estruturada em duas partes: a primeira dialoga com as mediações e as narrativas juvenis em textos que debatem apropriações midiáticas e formas de resistência por meio de plataformas audiovisuais, redes sociais e formatos documentais para a denúncia de violências e segregações, bem como para a organização em grupos e coletivos juvenis, ampliando sua visibilidade e modos de inserção social. Na segunda parte, as mediações são compreendidas por meio de ativismos juvenis nas áreas educacionais, de saúde e em programas de proteção às populações vulneráveis; textos que fazem interlocução com políticas sociais – públicas ou privadas – e com ações e produções político-culturais mais autônomas.
E-book
CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS
uma abordagem interdisciplinar
Dulce Maria Tourinho Baptista (org.)
Lucia Helena Rangel (org.)
Marijane Vieira Lisboa (org.)
O livro "Conflitos socioambientais: uma abordagem interdisciplinar" objetiva contribuir para o debate sobre algumas das questões socioambientais da atualidade, a partir de diversas abordagens disciplinares. A grande preocupação está não só em provocar discussão na academia junto a professores e alunos, mas também junto a todos aqueles que buscam se conscientizar quanto à gravidade da crise ambiental e acerca da importância de nos mobilizarmos para enfrentá-la, com a urgência e a energia que ela exige.
E-book gratuito
NOVA-VELHA MORFOLOGIA DO TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL
TICs e pandemia
Raquel Raichelis (coord. e org.)
Damares Vicente (org.)
Nuria Pardillos Vieira (org.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Esta coletânea, fruto da produção intelectual do Netrab, revela-se uma contribuição fecunda para o desvendamento do mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo, ao enfrentar o desafio de decifrar, sob múltiplos aspectos, os fundamentos da relação entre capital e trabalho, em tempos de domínio do capital. O referente inovador das análises desenvolvidas, como apontam suas autoras, e a hipótese de que há, no Serviço Social, uma nova (velha?) morfologia do trabalho.
E-book gratuito
POLÍTICAS SOCIAIS, CONTRARREFORMA DO ESTADO E "AJUSTE FISCAL"
Ademir Alves da Silva (coord. e org.)
Rachel Raichelis (coord.)
"Políticas sociais, contrarreforma do Estado e 'ajuste fiscal'", sob a organização do Neppos – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Sociais, é um livro fundamental para o aprofundamento a respeito das políticas sociais no contexto do capitalismo contemporâneo. A potência de seu diagnóstico a respeito dos problemas é instigante e merece uma leitura atenta em cada capítulo, sobretudo por todEs que se incomodam com os tempos de barbárie e buscam fortalecer suas armas da crítica. (Áquilas Mendes)
Impressão sob demanda | E-book
ESPAÇOS HABITADOS E PRÁTICAS DE MORAR
As múltiplas dimensões de moradia digna
Mary Jane Paris Spink
Além das aprendizagens sobre o fazer pesquisa no cotidiano, "Espaços habitados e práticas de morar..." leva-nos também a refletir sobre as vivências no território e os sentidos de moradia digna. Ao longo dos capítulos, fica evidente que não há uniformidade no território. Aprendemos que, quando olhamos bem de perto as materialidades, quando ouvimos as pessoas, não há homogeneidade nas casas e ruas dos jardins/bairros que compõem os distritos distantes do centro da metrópole. Entender essa dimensão nos faz desconfiar de medianas e índices generalizantes, formulados externamente para sustentar grande parte das ações governamentais e desenhados sem contemplar a complexidade do local.