E-books


Impresso | E-book gratuito

CONSTRUINDO UMA PSICOLOGIA SOCIAL ÉTICO-POLÍTICA NA TRANSVERSALIDADE TEÓRICA

Maria Cristina G. Vicentin (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
Suélen Cristina de Miranda (org.)
Karla Rampim Xavier (org.)

Esta coletânea de artigos de docentes e discentes do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP evidencia a perspectiva ético-política, de pluralismo e transversalidade teórico-metodológica que tem orientado a ação do Programa, assim como a aposta na produção conjunta entre docentes e discentes de diferentes núcleos de pesquisa. O conjunto de textos-tema e ressonâncias reitera o sentido do que se entende por uma Psicologia conectada com o seu tempo e com o País, refletindo sobre as desigualdades sociais; as constru-ções identitárias hoje; o debate sobre gênero, raça e etnias; o contexto macro e micropolítico e as exigências de um agir profissional e na pesquisa compromissado ética e politicamente.


E-book gratuito

#POESIANAPUC V. 2

Educ (org.)

Como parte das atividades do Festival da Cultura da PUC-SP, a Educ – Editora da PUC-SP criou o evento #poesianapuc, em 2018, por meio do qual convidava professores, funcionário, alunos e a comunidade puquiana a postarem poemas autorais, nas redes sociais. Uma iniciativa que buscava mostrar os talentos da nossa comunidade, que, além de estudar, trabalhar, pesquisar, correr pelos corredores da Universidade para cumprir seus horários de aula ou de trabalho, têm tempo e motivação para escreverem belíssimos textos. Em 2019, na sua segunda edição, a Editora novamente disponibiliza os poemas de duas formas. Em e-book, reunindo todos os poemas recebidos pelas redes sociais; e em livro físico, com a seleção de alguns dos poemas, de modo a prestigiar os autores que poetizaram mais uma vez a nossa PUC-SP!


E-book gratuito

GRADUAÇÃO É LUGAR DE PESQUISA SIM

Relatos de pesquisa de Iniciação Científica

Maria Conceição Golobovante (org.)
Milton Pelegrini (org.)

Ser pesquisador é contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade; trata-se de um dos mais importantes papéis que os indivíduos podem desempenhar. As pesquisas aqui apresentadas revelam as contribuições do projeto de pesquisa e extensão Redic - Rede de Informação Comunitária da Faficla (Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes), com foco específico no trabalho que os estudantes de graduação do curso de Comunicação Social realizaram no Dique da Vila Gilda, em Santos, para a implantação da web rádio Palafita (http://www.palafita.mediatel.com.br/). São ações singulares que contribuem enormemente para ampliar a consciência dos moradores em relação aos temas tratados na web rádio que, de forma sistêmica, se apresenta como um meio incentivador de participação dos moradores na vida cotidiana da comunidade, ao mesmo tempo que amplifica suas vozes para além daquele território.


Impresso | E-book

GERALDO ATALIBA

O homem, o reitor, o mestre de vida

Roque Antonio Carrazza
Roberta Alexandr Sundfeld (entrev.)

Geraldo Ataliba nasceu em 11 de maio de 1936 e faleceu em 15 de novembro de 1995. Sua vida acadêmica desenvolveu-se fundamentalmente na PUC-SP, da qual foi reitor e titular da cadeira de Direito Tributário. Homem de pensamento, mas também de ação, instalou o Programa de Estudos Pós-Graduados (mestrado e doutorado) em Direito, instituiu a carreira universitária para os professores, deu início aos cursos de especialização e efetivou a ansiada Reforma Universitária, modernizando os currículos das faculdades, com a introdução de matérias mais atuais.


Impresso | E-book

TERROR E TRAUMA NA LITERATURA

Do 11 de setembro às marcas na alma

João Paulo Vani (entrev.)

O processo de construção do texto de João Paulo Vani revela sua forma pragmática de trabalhar. Diante de uma catástrofe que atingiu drasticamente o curso da História, João Paulo enfrentou a tarefa de analisar uma obra do nível de complexidade de Extremely Loud & Incredibly Close (2005) para investigar os sentimentos mais profundos de pessoas afetadas pela tragédia ocorrida em 11 de setembro de 2001: viajou a Nova York com o objetivo de viver um 11 de setembro no local em que o World Trade Center existiu de modo glorioso.
Naquela ocasião, o silêncio total de parentes e amigos das vítimas ao redor do chamado Ground Zero fez João Paulo sentir-se diante de um universo no qual a sensação de impotência preponderava. As pessoas não falavam, apenas choravam. Cada rosto estampava uma série de questionamentos: quais os motivos dos ataques? Como entender uma ação que causou a morte de tantos inocentes?
O romance de Foer aliado à experiência do 11 de setembro em Nova York mostrou a João Paulo que sua tarefa tinha sentido. Ora, a compreensão do Outro era muito necessária, e ele estava disposto a trabalhar para seu texto produzir esse efeito de conscientização do qual o leitor poderá desfrutar na páginas desta obra.


Impresso | E-book

MARJORIE, POR FAVOR

A história de uma ex-interna da Febem, a libertação pelo teatro e a descoberta da intersexualidade

Luiza Pezzotti

O livro Marjorie, por favor conta com excepcional qualidade a vida de Marjorie, desde os tempos em que era Asdrúbal, que relatou à autora, em detalhes, os mais delicados episódios que sofreu na Febem, nas suas diversas fases, da infância à adolescência. Considero que Marjorie tem um extraordinário mérito: professora de jovens, tanto em Guaianases, Cidade Tiradentes, como em Caconde, interior de São Paulo, percorreu os mais diversos lugares em prol da melhoria de vida das pessoas. Com a leitura desse livro, será possível conhecer as dificuldades tão grandes pelas quais Marjorie passou ao longo de sua vida, até efetivamente realizar sua transição e passar a ser respeitada e querida por sua família, por sua ex-companheira, hoje amiga que lhe dá força, e também pela filha e pelo filho, cujo carinho soube conquistar.


Impresso | E-book

CACOFONIA NAS REDES

Lucia Santaella (org.)

No ano de 2017, o tema Cacofonia nas redes foi escolhido para os estudos do grupo de autores deste livro. Esse tema funcionou como um tiro na mosca. Naquele momento, estavam ainda engatinhando, em nosso país, as três palavras – fake news (notícias falsas), bolhas filtradas e pós-verdade – que, no decorrer de 2017, foram gradativamente se tornando moedas correntes de boca em boca até explodirem no mercado das ideias. A palavra "cacofonia", o alarido de vozes em que se transformaram os ambientes das redes digitais, pode muito bem funcionar como uma síntese, um achado que este volume entrega à exploração do leitor para que, na sua leitura, possa encontrar sua própria voz.