E-books


Impresso | E-book gratuito

#POESIANAPUC

Educ (org.)

Como parte das atividades do 2º Festival da Cultura da PUC-SP, a Educ – Editora da PUC-SP criou o evento #poesianapuc, por meio do qual convidava professores, funcionário, alunos e a comunidade puquiana a postarem poemas autorais, nas redes sociais. Uma iniciativa que buscava mostrar os talentos da nossa comunidade, que, além de estudar, trabalhar, pesquisar, correr pelos corredores da Universidade para cumprir seus horários de aula ou de trabalho, têm tempo e motivação para escreverem belíssimos textos. Esses poemas, inicialmente, ficariam postados na página do facebook @poesianapuc e seriam expostos nos campi da Monte Alegre e da Marquês de Paranaguá, durante os dias do Festival. Esta publicação traz uma seleta de poemas com todos os autores.


Impressão sob demanda | E-book

SILVIA LANE

Uma obra em movimento

Bader Burihan Sawaia (org.)
Gláucia Tais Purin (org.)

Silvia Lane: uma obra em movimento celebra a memória viva de Silvia Lane.Os(as) autores(as) compartilham os ensinamentos da psicologia social laneana: a inclusão do método dialético e do materialismo histórico rompendo os raciocínios lineares, dicotômicos e deterministas, afirmando a potência dos movimentos coletivos e singulares de transformação; a consideração crítica do contexto sócio-histórico de homens e mulheres; a compreensão de que o sofrimento ético-político é produzido pela desigualdade social; e principalmente que o pesquisador-produto-histórico parte de uma visão comprometida de mundo e de homem, na qual não há possibilidade de se gerar um conhecimento “neutro” nem um conhecimento do outro que não interfira na sua existência, conforme Lane, em “A psicologia social e uma nova concepção para a psicologia”.


Impresso | E-book

CONSTELAÇÕES URBANAS

Territorialidades, fluxos e manifestações estético-políticas

Ana Claudia de Oliveira (ed.)
Maria Aparecida Junqueira (ed.)
Mariangela Belfiore Wanderley (ed.)

Os estudos urbanos tem sido uma marca constante e significativa dos Programas de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP com destaque para os Programas de Ciências Sociais, Comunicação e Semiótica, História, Literatura e Crítica Literária e Serviço Social aos quais estão vinculados os seguintes grupos de pesquisa integrantes do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: Observatório das Metrópoles-SP, Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (Nepur), Grupo de Pesquisa Imagens, Metrópoles e Culturas Juvenis, todos da Pós de Ciências Sociais; Grupo de Pesquisa Portugal e Brasil no mundo contemporâneo: Identidade e memória, vinculado à Pós de História; Grupo de Pesquisa Afetividade e dialética da exclusão/inclusão (Nexin) da Pós de Psicologia Social; Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) e Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Comunicação e Cibernética (Cencib), ambos da Pós de Comunicação e Semiótica; Grupo de Pesquisa Estudos de Poética: Interconexões diacrônico-sincrônicas na poesia brasileira e portuguesa da Pós de Literatura e Crítica Literária; e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais (Nemos) e Núcleo de Estudos e Pesquisa Cidades e Territórios da Pós de Serviço Social. Com o apoio do PIPEq – Plano de Incentivo à Pesquisa da PUC-SP –, este livro oferece à sociedade um tratamento reflexivo complexo dos territórios, fluxos e manifestações estético-políticas. Todos os passos da pesquisa e seus resultados estão disponíveis na plataforma digital: http://fluxossp.pucsp.br


E-book gratuito

SÃO PAULO: ESCRITA-IMAGEM EM ATRAVESSAMENTO ESTÉTICO-POLÍTICO

São Paulo: The writing-image across aesthetic-political boundaries

Ana Claudia de Oliveira (ed.)
Maria Aparecida Junqueira (ed.)

O e-book busca apreender a inscrição da “cidade periférica” – Grajaú – na cidade de São Paulo, em particular nas suas territorialidades centrais, assim como nas extensas vias de transporte que cruzam esta megalópole. A partir de manifestações estéticas parietais (pixo, pichação, mural, grafite, palavra-imagem, entre tantas mais), artistas intervencionistas urbanos ressignificam centro e periferia, marcando posição e assinatura de territorialidades excluídas, e a construção de uma voz sócio-político-artístico-cultural que quer ser ouvida e se mostrar presente. São esses atravessamentos urbanos que o livro estuda, expressos nas transformações de sentido que a cidade incorpora e pauta à reflexão.


Impresso | E-book

CAMINHOS CRUZADOS E UM LUGAR AO SOL

O projeto literário de Erico Verissimo

Beatriz Badim de Campos

Este livro, que tem como foco de investigação os romances Caminhos Cruzados e Um Lugar ao Sol, de Erico Verissimo, faz uma abordagem crítica, teórica e interpretativa da obra verissiana. Traça um percurso dos anos iniciais de sua vida literária, verificando de que forma se estabeleceram os alicerces de seu projeto literário e como a crítica recebeu sua obra dentro do contexto da literatura da década de 1930, e posteriormente. Propõe a abertura de novas perspectivas críticas sobre a obra de Erico Verissimo, ampliando a forma de agir no mundo por meio da literatura desse “contador de histórias”.


Impresso | E-book

PARTIDOS POLÍTICOS E DISPUTA ELEITORAL NO BRASIL

Pedro Fassoni Arruda

O livro Partidos políticos e disputa eleitoral no Brasil é o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo reconstruir criticamente os acontecimentos políticos cruciais do final dos governos de caráter bonapartista. Para tal, refaz o percurso do coup de main da burguesia, diante das possibilidades de aprofundar um projeto de governo fundado sobre uma perspectiva nacional-desenvolvimentista com ampla participação popular. Abre a possibilidade para reflexões que vão muito além do tema da transição democrática dos governos ditatoriais para os da legalidade democrático-burguesa. Proporciona-nos refletir sobre a situação atual do movimento operário e popular, nos impasses em que vive o projeto do socialismo e nas tarefas que têm pela frente os que desejam que a transição democrática se complete na perspectiva do socialismo.


Impresso | E-book

TRADIÇÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA

Metamorfoses de uma afroamericalatinidade

Alessandro de Oliveira Campos

O que a capoeira angola tem a ver com grupos indígenas do sudeste mexicano? Em que a tradição africana conversa com a tradição indígena? Essas perguntas balizaram a pesquisa que este livro nos apresenta e nos apontam um caminho único: a apropriação crítica da tradição como exercício de autonomia. Não apenas dos sujeitos envolvidos nesse processo diretamente, mas de toda a comunidade a que os processos se referem.