Catálogo


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VIVER EM ÁREAS DE RISCO

Reflexões sobre vulnerabilidades socioambientais

Mary Jane Paris Spink

Com capítulos temáticos e estudos de caso, este livro aborda a questão das moradias em áreas de risco a partir de diversas óticas, entre elas a controvérsia sobre definições de risco e sua aplicação aos desastres ambientais, a dinâmica perversa da expansão do município de São Paulo e a contraposição entre o direito à moradia e a preservação dos mananciais. Os temas de cunho mais teórico recebem um colorido especial por meio dos estudos de caso, nos quais actantes, humanos e não humanos (como córregos, deslizamentos de terra e obras), assumem prioridade. Embora ancorado em uma abordagem psicossocial construcionista, o livro é transdisciplinar e propicia o diálogo entre pesquisadores, ativistas e cidadãos de distintas procedências teóricas e políticas.


Impresso

POLÍTICA AMBIENTAL

Contribuições interdisciplinares para um projeto de futuro

Eda Terezinha de Oliveira Tassara (org.)
Sandra Maria Patrício Ribeiro (org.)

A psicologia ambiental, no quadro de uma ciência ambiental prospectiva, deve privilegiar programas de investigação que – compromissados ética e politicamente com o processo de emancipação humana – propiciem conhecimentos sobre relações entre a subjetividade humana e a consciência ambiental, na história e na geografia.
Política ambiental: contribuições interdisciplinares para um projeto de futuro visa oferecer reflexões que auxiliem nessa busca, apresentando, em seu conjunto, elementos para propiciar uma análise que leve a um esclarecimento sobre relações entre ciência, discurso e realidade ambiental no contexto geopolítico planetário contemporâneo. Ela é composta de ensaios elaborados por participantes do Grupo de Estudos em Psicologia Socioambiental do Instituto de Estudos Avançados da USP e por pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) associados aos projetos de investigação desenvolvidos no Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da USP.


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TRADIÇÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA

Metamorfoses de uma afroamericalatinidade

Alessandro de Oliveira Campos

O que a capoeira angola tem a ver com grupos indígenas do sudeste mexicano? Em que a tradição africana conversa com a tradição indígena? Essas perguntas balizaram a pesquisa que este livro nos apresenta e nos apontam um caminho único: a apropriação crítica da tradição como exercício de autonomia. Não apenas dos sujeitos envolvidos nesse processo diretamente, mas de toda a comunidade a que os processos se referem.


Livro indisponível 

PROCESSAMENTO SIMBÓLICO-ARQUETÍPICO

Pesquisa em psicologia analítica

Eloisa M. D. Penna

Em Processamento simbólico-arquetípico: pesquisa em psicologia analítica, Eloisa M. D. Penna audaciosamente propõe um método de pesquisa em psicologia analítica, ensinando-nos a operar as ferramentas que dariam ao trabalho uma marca junguiana. A partir da análise de vários trabalhos de mestrado e doutorado, vai pincelando o que seria um método com características junguianas, com várias etapas, nas quais ressalta: a pesquisa sobre o símbolo, a amplificação simbólica, o aprimoramento da atitude simbólica na relação pesquisador-pesquisado, assim como aponta as implicações éticas da atividade científica em geral e do pesquisador junguiano, em particular. Esse método em pesquisa analítica é denominado, por ela, processamento simbólico-arquetípico.


Livro indisponível 

EPISTEMOLOGIA E MÉTODO NA OBRA DE C. G. JUNG

Eloisa M. D. Penna

O que nós clínicos fazíamos, de um certo modo intuitivo, na Universidade, mostrava grandes desafios. Qual é o método junguiano? Isto é, há um método junguiano? Como orientar nossos alunos em suas pesquisas sem a forma mais objetiva e descritiva de um método? Aqui está o valor deste livro e de sua autora. Eloisa Penna, há anos lecionando na PUC-SP, onde há uma equipe de professores que seguem a orientação da psicologia analítica, fornece uma base epistemológica segura para todos ao refletir sobre essas questões e extrair da obra junguiana os princípios básicos que podem guiar um trabalho acadêmico. É uma obra original e bastante elogiada internacionalmente.
Finalista no concurso ao Prêmio Jabuti 2014


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TRANSFORMAÇÕES HUMANAS

Encontros, amor ágape e resiliência

Aparecida Magali de Souza Alvarez

Transformações humanas: encontros, amor ágape e resiliência aborda o processo que possibilita o despertar da sabedoria humana. Fala de sofrimentos, quedas e de momentos de encontros transformadores – banhados em amor ágape – entre seres que se escutaram e se acompanharam na busca do sentido de suas vidas. Fala de transformações...
Soviético, sobrevivente e ex-prisioneiro do Carandiru; José, acordando para a vida e encontrando finalmente a morte; Priscila, a mulher da casa-caverna; assim como as vozes e caminhos do velho morador de rua Paulo e da professora Sílvia, plena de ágape em suas ações, introduzem-nos nas tramas deste livro, ecoam em nossas almas com suas histórias de vida traduzidas nos contos e relatos de abertura da obra, convidando-nos a passear com eles por seus mundos de dores, desesperanças, sonhos e transformações. Envolvendo-nos em seu “convite para pensar”, através de caminho inter e transdisciplinar, Aparecida Magali de Souza Alvarez nos ilumina na interpretação das nuances desse fenômeno complexo que se apresenta ao nosso olhar.
Finalista no concurso ao Prêmio Jabuti 2012


Livro indisponível 

ESTUDOS SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE

Aspectos teóricos e metodológicos em questão

Alda Judith Alves-Mazzotti (org.)
Neiza de Lourdes F. Fumes (org.)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (org.)

Esta publicação apresenta um conjunto de artigos que foram produzidos de forma articulada e integrada, por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, Procad, entre os programas de pós-graduação em Educação da Ufal, da PUC-SP e da Universidade Estácio de Sá. Ao ser eleita a pesquisa sobre a Atividade Docente como foco desse Procad, buscou-se subsidiar, contribuir e identificar possíveis entraves e dificuldades para o avanço da educação brasileira, inovar no tratamento teórico-metodológico dado a tais estudos e, ainda, oferecer subsídios para o aprimoramento dos processos de formação de professores, a partir da socialização dos conhecimentos produzidos. É justamente para cumprir essa meta que será apresentada, neste livro, parte da produção alcançada pelo grupo até o presente momento.