Catálogo


Livro indisponível 

ATLAS DE HISTOLOGIA

Dos órgãos da audição e do equilíbrio

Paulo Roberto Pialarissi (org.)
Gilberto Gattaz (org.)

A ideia do Atlas de Histologia surgiu no Laboratório de Anatomia da PUC-SP com o objetivo de incrementar a possibilidade de estudo das estruturas microscópicas dos órgãos auditivos e vestibulares aos alunos da disciplina “Fundamentos biológicos: audição”, do curso de Fonoaudiologia.
O livro se inicia com uma breve explicação da técnica usada para a preparação das lâminas do Osso Temporal, seguida de fotos do Osso Temporal, apresentando, assim, suas estruturas macroscópicas e das fotomicrografias das estruturas dos órgãos auditivos e vestibulares, a partir da orelha externa até a orelha interna, com destaque para a cóclea e também para o órgão de Corti.


Livro indisponível 

ENTRE A LINGUAGEM DOS DIREITOS E A LINGUAGEM DOS RISCOS

Os consentimentos informados na reprodução humana assistida

Vera Sonia Mincoff Menegon

Situado em tempos de aceleração biotecnológica, o livro Entre a linguagem dos direitos e a linguagem dos riscos: os consentimentos informados na reprodução humana assistida caracteriza-se pelo diálogo interdisciplinar, realizado com base na psicologia social, e destina-se tanto às ciências humanas e sociais como às biomédicas.
“Esta obra trata de um relevante aspecto no atual ambiente sociotecnológico, pródigo em gerar perplexidades. O foco da autora se dirige para as atribuladas relações entre pacientes e a medicina com seus objetos técnicos. Estudam-se as práticas discursivas que usam a linguagem dos riscos presentes nos documentos de consentimento informado para usuários de serviços de reprodução assistida com vistas à aceitação de intervenções com várias instabilidades em seus desfechos. O livro mostra com elegância, originalidade e riqueza de detalhes como o uso do ‘consentimento informado’ pode se tornar um exercício de ‘informação consentida’ aos consumidores – como se assim estivessem devidamente cientes de suas decisões.” Luis David Castiel


Livro indisponível 

VIOLÊNCIA, SAÚDE E TRABALHO

(Uma jornada de humilhações)

Margarida Maria Silveira Barreto

As originais conclusões desta primorosa análise da retórica discursiva de trabalhadores sobre saúde, doença e trabalho, com base em referencial teórico-filosófico de Espinosa e Vygotsky, instigam reflexões sobre a humilhação, o autoritarismo do poder, a “inclusão pela exclusão” e suas implicações para a saúde do trabalhador/cidadão, articulando novas contribuições para o conhecimento nas áreas de psicologia social e saúde.


Impresso

O DRAMA DA VIDA COTIDIANA

Karl E. Scheibe

Este livro, originalmente publicado pela Universidade de Harvard, faz uma análise da sociedade a partir da perspectiva do autor, Karl E. Scheibe, que vê o dia a dia como um drama. Ele cita Chico Buarque: “Eu hoje fiz um samba bem pra frente, dizendo o que realmente é que eu acho”. É assim que o autor encara também este livro, estabelecendo sua posição dentro desta abordagem inusitada da psicologia, oferecendo perspectivas provocantes. Scheibe analisa os mais diversos aspectos que influenciam o cotidiano, como esquizofrenia, a jogatina, sexo, indiferença, com um texto acessível, mas eficaz. Assim, ele faz com que a psicologia entre em contato com a vida complexa que a maioria das pessoas vive em silêncio.


Livro indisponível 

O EFEITO DA SUBMISSÃO A ESTRESSORES CRÔNICOS E MODERADOS

Cassia R. C. Thomas

O estudo feito nesta obra faz parte de uma área de extrema importância na psicologia: a análise das psicopatologias, realizada através de investigações com animais em laboratório. Aqui, a autora estuda o fenômeno da depressão através de um modelo experimental engenhoso, que revela como se instala a anedonia, a modificação pela qual o organismo passa e se torna incapaz de ser controlado por eventos que anteriormente mantinham seu comportamento. Através desse modelo, também é possível apresentar propostas comportamentais que, sem a utilização de medicamentos, revertem o quadro depressivo a um funcionamento bem adaptado.


Livro indisponível 

A PERDA DO SEIO

Um trabalho psicanalítico institucional com mulheres com câncer de mama

Rubia Nascimento Zucchin

Realizando um trabalho de campo em hospital com algumas mulheres por ocasião do diagnóstico de câncer de mama com indicação de mastectomia, a autora relata seu comovente trajeto. Manejando com precisão os conceitos, ouvindo pacientes e médicos, seu trabalho revela-se contribuição importante para todos os envolvidos no doloroso evento de um câncer de mama, inclusive o psicanalista, cuja atuação vem revelando papel relevante nesse terrível momento.


Livro indisponível 

DASEINSANALYSE E ESQUIZOFRENIA

Um estudo na obra de Medard Boss

Ida Elizabeth Cardinalli

Nesta obra, a autora realiza a possibilidade de aproximação com o pensamento de Medard Boss, profundamente influenciado por Martin Heidegger, assim como de sua compreensão da doença, em especial a esquizofrenia. Ida Elizabeth Cardinalli realiza este trabalho percorrendo o caminho fenomenológico, priorizando o esclarecimento da experiência do existir esquizofrênico.