Catálogo


Livro indisponível 

SOCIABILIDADE JUVENIL E CULTURA URBANA

Márcia Regina da Costa (org.)
Elizabeth Murilho da Silva (org.)

O livro Sociabilidade juvenil e cultura urbana reúne artigos, fruto de pesquisas sobre questões da juventude contemporânea, numa perspectiva em que o local e o global se articulam, recriando e produzindo novas formas de viver nas grandes cidades. Assim, Berlim e São Paulo aparecem como o cenário da pesquisa comparativa sobre feminismo e hip-hop; mais adiante, vemos os jovens de Lisboa através de trabalhos que discutem o corpo, a tatuagem e as bandas de rock. A formação da torcida do clube francês Paris-Saint-Germain e a atuação dos skinheads nas periferias francesas trazem o debate sobre violência, intolerância e identidade na França. Há também a transformação do status do adolescente na família observada na sociedade catalã. Juventude, globalização e modernidade, trabalho, lazer e violência são temas que focalizam aqui nesta obra a realidade juvenil tendo como paisagem a metrópole paulistana. O objetivo desta publicação é trazer a um público maior análises e debates sobre a juventude através dos trabalhos de pesquisadores de renome internacional como José Machado Pais (Universidade de Lisboa), Carles Feixa (Universidade de Barcelona), tendo aqui sua primeira publicação no Brasil, Patrick Mignon e Youra Petrova (INSEP - Institut Nationale du Sport et Éducation Physique de Paris), com a primeira publicação em português.


Livro indisponível 

TERRORISMOS

Edson Passetti (org.)
Salete Oliveira (org.)

“Terrorismos é uma rara obra: problematiza e discute um acontecimento tão presente no mundo atual quanto é objeto de um estranho silêncio. Os intelectuais de diversas gerações, convidados para realizar este exercício de pensar o terrorismo, trazem contribuições tão relevantes para o enfrentamento dos fatos que fazem parte de nosso cotidiano...”. Guilherme Castelo Branco


Livro indisponível 

ENTRE O MAR E A MATA: A MEMÓRIA AFRO-BRASILEIRA

São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba

Márcia Merlo

Este livro trata da contribuição afro-brasileira ao universo caiçara de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, sendo produto da tese de doutorado da autora. É um trabalho inédito, pois o caiçara foi pensado na maioria das vezes como uma categoria que foi influenciada somente pelas populações indígenas e se reconhece como descendentes de europeus. A autora saiu à procura dos afrodescendentes em Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Mais do que encontrar o lado negro do caiçara, encontrou remanescentes de comunidades de quilombos: Caçandoca e Camburi. No momento em que as terras destes afrodescendentes estão colocadas em jogo, inclusive com a necessidade da presença do Estado para a manutenção da terra dessa gente, esta obra deverá ser lida por todos que se interessam pelas questões referentes às populações afrodescendentes; pela especulação imobiliária pela posse da terra; pela relação complicada entre a política ambientalista, a indústria do turismo, a pesca como uma atividade de subsistência e a pesca industrial-predatória.


Livro indisponível 

ESTUDOS DO SERVIÇO SOCIAL BRASIL E PORTUGAL II

Ursula Margarida S. Karsch (org.)

O segundo volume de Estudos do Serviço Social Brasil e Portugal, feito a partir de uma cooperação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP e do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, estuda a realidade política, social e econômica de ambos os países. Esta coletânea traz textos que dialogam com a produção portuguesa, além de textos que retomam os principais aspectos das teses de doutorado de cinco autores. É dada ênfase no processo de trabalho do serviço social no contexto das relações entre Estado, sociedade e mercado na contemporaneidade, traçando um paralelo entre as realidades dos dois países.


Impresso

GOVERNOS SUBNACIONAIS E SOCIEDADE CIVIL

Integração regional e Mercosul

Luiz Eduardo W. Wanderley (org.)
Tullo Vigevani (org.)

Neste livro, são discutidas as dimensões teórico-analíticas exploradas pelas reflexões dos autores, contemplando o processo histórico de constituição de propostas para a integração regional latino-americana, a conceituação de governo subnacional, os dilemas do federalismo, o significado da gestão pública democrática e a amplitude delimitadora de sociedade civil. São trazidos à luz certos passos concretos perseguidos por atores importantes, como uma escolha que recaiu em segmentos do empresariado e dos trabalhadores. Busca-se, assim, compreender as motivações para a integração regional, particularmente no Mercosul e para a ação internacional. Os capítulos interpretam histórica, política, teórica, econômica e sociologicamente esses processos.


Livro indisponível 

HEXÁPOLIS

Desigualdades e rupturas sociais em metrópoles contemporâneas: São Paulo, Paris, Nova Iorque, Varsóvia, Abidjan, Antananarivo

Maura Pardini Bicudo Véras (ed. e org.)

O livro é fruto da exposição de pesquisadores brasileiros e estrangeiros feita durante o Colóquio Internacional Hexapolis II. O evento, organizado por Maura Pardini Bicudo Véras em 2001, apresentou as pesquisas efetuadas nos últimos anos em cada país sobre a pobreza, exclusão social, redes sociais e familiares, saúde, alteridade em suas metrópoles. A cooperação internacional, feita através do Acordo Capes-Cofecub, possibilitou o debate comparativo dos pesquisadores sobre as seis metrópoles. Dessa forma, os textos reproduzem essa discussão em torno das desigualdades e rupturas sociais nos seis países - Brasil, França, Estados Unidos, Polônia, Costa do Marfim e Madagascar.


Impresso

A DIMENSÃO SUBNACIONAL E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Luiz Eduardo W. Wanderley (org.)
Tullo Vigevani (org.)

Este livro contém artigos de autores de importância nacional e internacional, com contribuições relevantes ao tema de relação entre a dimensão subnacional e local e a integração regional e as relações internacionais. Os artigos mostram como os governos locais estão aumentando seu papel protagônico no mundo, colocando problemas novos e as diferentes tentativas de adaptação à esta situação. Discutem também a participação de cidades e estados na União Europeia; os diferentes governos subnacionais na região Ásia-Pacífico e a questão específica do Mercosul.