Livro indisponível
A MODERNIDADE SOBRE RODAS
Tecnologia automotiva, cultura e sociedade
Marco Antônio Cornacioni Sávio
Considerando a história dos artefatos como parte fundamental no processo de modernização brasileiro – e, no entanto, pouco presente na nossa historiografia –, o autor analisa o importante papel que o automóvel ocupou, desde a sua chegada em São Paulo, em 1900, até nossos dias, dando ao artefato não apenas a condição de objeto da história, mas também de agente de um processo de transformação.
Livro indisponível
NEGRAS, MULHERES E MÃES
Lembranças de Olga de Alaketu
Teresinha Bernardo
Uma antropologia das relações raciais no Brasil, orientada segundo dois eixos: gênero e religiosidade. Com base em farta documentação, situa a mulher na sociedade brasileira para mostrar as condições de inferioridade a que é submetida - condições que se tornam ainda mais adversas quando se trata da mulher negra - e sua capacidade de superar dificuldades.
Livro indisponível
OS SAMPAULEIROS
Cotidiano e representações
Ely Souza Estrela
Num estilo fluente e cativante, a autora estuda, com lucidez e sensibilidade, um dos fenômenos mais candentes da nossa história: a viagem real e simbólica do sertanejo baiano que, tangido pela seca e pela miséria, migra para São Paulo embalado pelo sonho de uma vida melhor.
Livro indisponível
A INVENÇÃO DO “SER NEGRO”
(Um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros)
Gislene Aparecida dos Santos
O racismo brasileiro desmascarado através da leitura de obras fundamentais do pensamento social e científico brasileiro dos últimos 150 anos. Concepções universalistas que legitimaram uma imagem do negro fora da condição humana e projetos nacionais brasileiros que fizeram do negro um sujeito político subalterno.
Livro indisponível
EXPRESSÕES DA IDENTIDADE BRASILEIRA
Fábio Lucas
O Brasil desde a colonização até o neoliberalismo: nossa trajetória de dependência cultural analisada sob o ponto de vista dos efeitos sobre a formação da nacionalidade. As expressões de identidade cultural autônoma diante do autoritarismo, no contexto interno, e do imperialismo no espaço internacional.
Livro indisponível
FOTOGRAFIA E ANTROPOLOGIA
Olhares fora-dentro
Rosane de Andrade
Fazendo uso de sua vivência como fotógrafa e antropóloga, a autora concentra-se no embate sociocultural em que se vê o fotógrafo/pesquisador, como agente e paciente, na criação do documento fotográfico como fonte primária para a antropologia – aludindo especialmente ao trabalho de Pierre Verger.
Impresso
O CAMINHO QUE O DEKASSEGUI SONHOU
Cultura e subjetividade no movimento dekassegui
Percy Galimbertti
Este livro reconstrói as trajetórias de vários dekasseguis, japoneses e seus descendentes radicados no Brasil que viajam ao Japão para trabalhar por um período de tempo. O autor vai em busca das raízes culturais do “sonho dekassegui”, desvendando, numa abordagem interdisciplinar, alguns aspectos centrais da cultura japonesa tradicional.