Catálogo


Livro indisponível 

CELSO FURTADO

Reforma, política e ideologia (1950-1964)

Rosa Maria Vieira

Como ideólogo do desenvolvimento capitalista no Brasil dos anos 1950 e 1960, Celso Furtado deu voz à burguesia industrial, traduzindo, no âmbito de suas análises e de seu projeto de desenvolvimento, as limitações e as contradições históricas dessa classe. A derrota e banimento de Furtado, em 1964, no momento em que o capital monopolista internacional elegia o país como mais um de seus espaços de acumulação e reprodução ampliada, exigindo para isto o aprofundamento dos aspectos antidemocráticos do Estado brasileiro, era a evidência de que a burguesia industrial brasileira, sem nenhuma “ilusão heróica”, tinha feito sua escolha: ser o sócio menor do grande capital externo. A impossibilidade dessa camada de levar à frente sua “revolução burguesa”, tão largamente apontada por ele, ao propor ao Estado e à intelligentsia o papel de demiurgos da nação desenvolvida, revelava-se em toda sua plenitude, conferindo, inclusive, às pretensões nacionalistas de Furtado um inequívoco “caráter utópico”, que alguns comentadores de sua obra já apontaram.


Impresso

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Estado de São Paulo 1970-2000

Moisés Pais dos Santos

Neste livro, “o estudo que se segue, por sua qualidade, cuidado na exposição e caráter inovador, constitui-se em importante subsídio para uma compreensão mais abrangente do problema da distribuição de renda no Brasil e seus reflexos sobre os indicadores sociais”. Trata-se, aqui, de uma excelente contribuição que resgata o debate sobre distribuição de renda, da década de 1970 até a atualidade, assim como também apresenta de modo bastante claro o problema da distribuição de renda e sua relação com as condições de bem-estar social no país.


Livro indisponível 

A TRAJETÓRIA DA COMPANHIA TAUBATÉ INDUSTRIAL - C T I

Marco Antônio Moreira Ortiz

A experiência aqui minuciosamente relatada da CTI revela-nos o quão importante uma atividade industrial pode ser para uma cidade e para uma região e, principalmente, mediante a exposição dos problemas pelos quais passou a empresa, serve-nos como lição relativa à necessidade de um gerenciamento moderno da atividade produtiva, da busca de aperfeiçoamento constante e de algum nível de apoio governamental para uma inserção competitiva. Isso é essencial para que uma empresa não se torne apenas uma boa recordação, mas que possa continuar cumprindo seu papel de gerar renda, empregos de boa qualidade e desenvolvimento para uma região.


Impresso

DO MICROCRÉDITO ÀS MICROFINANÇAS

Desempenho financeiro, dependência de subsídios e fontes de financiamento: uma contribuição à análise da experiência brasileira

Cristina Tauaf Ribeiro
Carlos Eduardo Carvalho

Longe de tratar de um tema técnico, de alcance tópico e localizado, este livro aborda um elemento central na estratégia nacional de combate à pobreza: sobre a base de quais modalidades institucionais e de quais incentivos pode ser levada adiante a transferência de ativos necessária a estimular a emancipação social dos mais pobres?


Livro indisponível 

POLÍTICA CAMBIAL, ESTABILIZAÇÃO MONETÁRIA E BALANÇO DE PAGAMENTOS NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL

Fernando Ribeiro

O livro analisa os eventos macroeconômicos que se desdobram no contexto da estabilização monetária pautada na taxa nominal do câmbio. Foram estudadas quatro experiências latino-americanas: a Tablita chilena (1978-1982), o Pacto de Solidariedade mexicano (1988-1994), e Lei de Conversibilidade argentina (1991-2002) e, especialmente, o Plano Real (1994-1998). O autor descreve detalhadamente a política cambial instaurada, assim como as políticas monetária e fiscal e o contexto internacional de cada um dos quatro processos. A partir disso, é feita a análise dos resultados obtidos, como redução das taxas de inflação e expansão momentânea do consumo, entre outras, observando que em todos os países houve crises cambiais.


Livro indisponível 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A experiência do selo empresa cidadã na cidade de São Paulo – 1999

Paulo Rogério dos Santos Lima

É inegável a grande influência do sistema empresarial na vida da sociedade, principalmente o papel que ele exerce no desenvolvimento sustentado da sociedade. Por isso, a responsabilidade social das empresas ganha em dimensão estratégica, mas, ao mesmo tempo, precisa ser avaliada de forma não passional e mais abrangente e detalhada. Centrando sua análise no Selo Empresa Cidadã da Câmara Municipal de São Paulo, o autor aponta a necessidade de dar visibilidade ao esforço de comportamento social e ambiental por parte de determinadas empresas.


Livro indisponível 

MERCADO BRASILEIRO DE TELEVISÃO

César Ricardo Siqueira Bolaño

Quais são os elementos que permitem definir a Economia Política da Comunicação como uma disciplina autônoma? No âmbito de uma perspectiva crítica, César Bolaño utiliza um instrumental analítico que mantém relações estreitas com o marxismo e com as diferentes correntes heterodoxas, na Economia, nas Ciências Sociais e nas Ciências da Comunicação. Apresenta uma abordagem interdisciplinar em que ressalta as diferentes funções da cultura, da informação e da comunicação e, mais especificamente, as relações que existem entre as dimensões sociológicas, econômicas, políticas e estéticas.