Livro indisponível
O NOVO SINDICALISMO
Vinte anos depois
Iram Jácome Rodrigues (org.)
Esta obra analisa a ação do novo sindicalismo brasileiro nas décadas de 1980 e 1990, tendo como ponto de partida análises locais e/ou regionais e apontando desafios, dificuldades e perspectivas do sindicalismo brasileiro no final do século XX.
Livro indisponível
MEMÓRIA DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
A fala de alguns de seus chefes
Maria Angélica Borges
Cristina Helena P. de Mello
Claudemir Galvani
Waldir Pereira Gomes
No bojo das comemorações do cinquentenário da criação e incorporação da Faculdade de Economia e Administração da PUC-SP, o Departamento de Economia apresenta a sua história, desde sua gênese, passando por seus momentos mais significativos e mostrando a sua especificidade no cenário nacional.
Livro indisponível
O BANCÁRIO E A EXIGÊNCIA DE UMA NOVA QUALIFICAÇÃO
Paulo Kazuhiro Izumi
O autor estuda o impacto dos processos de automação sobre os parâmetros de avaliação do bancário e as modificações na estrutura de ocupações, indicando ações e propostas para redirecionar a gestão e o uso de recursos tecnológicos. Este livro ultrapassa a visão simplista de que a qualificação e a reciclagem resolvem o problema do desemprego na área bancária e aponta a ação sindical como caminho de luta.
Livro indisponível
GLOBALIZAÇÃO, METROPOLIZAÇÃO E POLÍTICAS NEOLIBERAIS
Regina Maria A. Fonseca Gadelha (org.)
Nesta coletânea, os autores abordam, de forma didática, temas complexos como globalização, impactos do planejamento, privatizações, imperialismo e estado nacional, integração e inserção, reordenamento de poder e cidadania, procurando discutir problemas que dizem respeito à sociedade brasileira e sua inserção na realidade mundial, mas sem perder de vista a necessidade de preservação da cidadania e soberania nacionais.
Livro indisponível
EUGÊNIO GUDIN
Capitalismo e neoliberalismo
Maria Angélica Borges
Ao examinar o pensamento de Eugênio Gudin sob o crivo da crítica da economia política, a autora oferece uma radiografia do liberalismo na versão cabocla. É difícil não se deixar impressionar pela atualidade de seu ideário liberal. Mas, ao mesmo tempo, é impossível não registrar a repetição dos temas e das soluções, frutos da aversão ao caráter histórico do capitalismo e à correspondente necessidade de reafirmar a cada passo o seu caráter natural.
Livro indisponível
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Alfredo Filellini
O mundo moderno – e as primeiras visões econômicas dele – tomou forma há alguns 500 anos. Embora tenha sido enormemente modificado desde então, reteve muitas de suas características iniciais. Assim também as ideias econômicas modernas, que nada mais são que sucessivos encadeamentos de ideias originais.