Catálogo


Livro indisponível 

SANTO TOMÁS DE AQUINO

O boi mudo da Sicília

Carlos Arthur R. Nascimento

Desde o lançamento de O Nome da Rosa, de Umberto Eco, os assuntos ligados à Idade Média têm despertado um grande interesse no público em geral. Muito dessa curiosidade poderá ser saciada com esse texto. Ele é uma atraente obra que convida ao conhecimento de um dos principais mestres do século XIII: Tomás de Aquino.


Livro indisponível 

UMA COMUNIDADE DIALÓGICA DE PESQUISA

Atividade e discurso em guichê hospitalar

Maristela Botelho França

Este livro trata de uma experiência que reúne pesquisadores e trabalhadores no que chamamos de uma comunidade dialógica de pesquisa. A trajetória inicia-se com a formação de um coletivo pluridisciplinar de pesquisa, passando à elaboração de um projeto de concepção ergonômica, à delimitação do setor produtivo a que este estudo particularmente se refere, à análise da demanda, à especificação de objetivos e de questões teóricas pertinentes ao desenvolvimento dos trabalhos. Por essa razão, o texto não poderia ter sido mais sucinto, sob risco de privar o leitor das coordenadas que lhe permitirão situá-lo como um estudo-intervenção de linguagem em sua face de atividade dialógica, realizado no contexto de uma análise ergonômica do trabalho hospitalar no espaço conceitual e epistemológico da ergologia e da linguística dialógica.


Livro indisponível 

ASPECTOS SAGRADOS DO MITO E DOLÓGOS

Poesia hesiódica e filosofia de Empédocles

Ivanete Pereira

Muito embora à modernidade seja vedada a vivência originária do sagrado como fundamento para um modo específico de conhecer, podemos, como herdeiros dos povos que a experimentaram, ao menos examinar aquilo que nos foi legado e, quer pela diferença, quer pela semelhança, aprender algo a respeito. Esperamos, com isso, adquirir a capacidade de ver com mais nitidez nosso próprio lugar no cosmos, o espaço que talvez seja o mesmo um dia ocupado pelos povos d’outrora...


Livro indisponível 

CARTAS ESCRITAS DA MONTANHA

Jean-Jacques Rousseau
Maria Constança Peres Pissarra (trad. e notas)
Maria das Graças de Souza (trad. e notas)

A candente indignação de Rousseau às condenações que sofreram suas duas obras fundamentais. O contrato social e Emílio, evocou a produção de Cartas escritas da montanha. Mais do que uma réplica em formato epistolar, este trabalho em que o filósofo genebrino discute as teses básicas, religiosas e políticas de seus escritos anteriores e lhe dá a oportunidade de refletir as instituições de sua cidade de origem.
Traduzido pela primeira vez em língua portuguesa, Cartas escritas da montanha constitui momento alto da produção rousseauniana madura.


Livro indisponível 

LÍNGUA PORTUGUESA

Reflexões lusófonas

Neusa Barbosa Bastos (org.)

Esta coletânea, acreditando na importância das reflexões lusófonas, corrobora com aqueles que acreditam que a língua, na verdade, não é de ninguém, é de todos aqueles que a utilizam, o que leva à afirmação de que a língua portuguesa é aquela que, usada em todos os oito países, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, unifica nações que são dotadas de características várias e enriquecedoras da diversidade cultural do espaço lusófono.


Livro indisponível 

A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL DO SÉCULO XVI

Um percurso historiográfico

Nancy dos Santos Casagrande

Tendo como base as abordagens da historiografia Linguística, a autora mostra a implementação do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, no século XVI, buscando determinar a política linguística da metrópole em relação à colônia. A análise revela o desenvolvimento de um método próprio para o ensino da Língua Portuguesa, diferente daquele utilizado na metrópole. Este estudo foi feito a partir de fontes primárias, como as gramáticas de Fernão de Oliveira e João de Barros, e as cartas dos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Dessa forma, a autora desenvolve uma pesquisa de doutorado destinada à reconstrução de nosso passado intelectual, através da trajetória da implantação de nossa língua.


Livro indisponível 

DISCURSOS GEOPOLÍTICOS DA MÍDIA

Jornalismo e imaginário internacional na América Latina

Margarethe Born Steinberger-Elias

É estratégico o papel das mídias jornalísticas na formação de um imaginário social-popular capaz de reconhecer qual é o lugar da América Latina hoje no espaço internacional. Em pleno século XXI, nosso subcontinente ainda constrói práticas socioinformativas a partir de um imaginário colonialista. Este livro trata dessa relação, entre mídia e geopolítica, aceitando o desafio de refletir sobre como os discursos jornalísticos interferem na produção social dos imaginários geopolíticos na América Latina.