Catálogo


Livro indisponível 

PROPOSTA PEDAGÓGICA LABOR

Margarida M. P. Gioielli
Sílvia Pompéia
Daniella Michel

Caixa com 7 fascículos e folheto com “Sugestões para um estudo orientado dos fascículos”
Fascículo 1 – Relação escola-comunidade
Fascículo 2 – Teoria e prática
Fascículo 3 – Pequeno projeto didático
Fascículo 4 – A escola no mundo moderno
Fascículo 5 – Atividades da vida diária
Fascículo 6 – Avaliação
Fascículo 7 – Autoestima
Resultado de proposta pedagógica testada já em escola pública em diversas regiões do país, este conjunto de sete fascículos é dirigido a professores de educação básica.
Cada fascículo, em linguagem direta e bastante ilustrado, trata de aspecto selecionado entre os mais significativos na relação do professor com o aluno, a escola, a comunidade, mas, também, com o conhecimento.


Livro indisponível 

SEMINÁRIOS DE ZOLLIKON

Martin Heidegger

Medard Boss (ed.)
Gabriela Arnhold (trad.)
Maria de Fátima de Almeida Prado (trad.)

Discussão de fundamentos filosóficos para uma medicina psicossomática através de seminários conduzidos pelo filósofo Martin Heidegger para alunos e assistentes de psiquiatria em Zollikon de 1959 a 1969. Diálogos e correspondência de mais de 250 cartas trocadas com o psiquiatra suíço Medard Boss.


Livro indisponível 

VITRINA

Construção de encenações

Sylvia Demetresco

O que leva um passante a não ignorar a vitrina – e sim deter-se, encantar-se e envolver-se com o produto que ela expõe? A relação vitrinista-comprador, em suas múltiplas e complexas implicações, é analisada com sensibilidade e domínio conceitual nesse livro de tema pouco conhecido no Brasil.


Livro indisponível 

A FÍSICA E OS LIVROS

Uma análise do saber físico nos livros didáticos adotados para o Ensino Médio

Wagner Wuo

Obra original e bem fundamentada teórica e metodologicamente, discute criticamente a transposição didática – a conversão do saber científico em saber escolar. Recomendada para professores de todas as áreas do ensino médio e imprescindível a professores de Física. Relevante também para pesquisadores da área e de temáticas pedagógicas em geral, especialmente currículo, disciplinas escolares e didática das ciências.


Livro indisponível 

A HISTÓRIA PENSADA E ENSINADA

Da geração das certezas à geração das incertezas

Helenice Ciampi

A historiografia abandonou os paradigmas da razão clássica e aventurou-se na busca de uma outra racionalidade. Como a universidade brasileira registrou essas aventuras da razão histórica nas décadas de 1970 e 1980? Como a história foi concebida e ensinada na universidade brasileira nesse período? Através do exame detalhado da experiência da PUC-SP com o ensino de história, essas são as importantes questões que este livro busca responder.


Livro indisponível 

A TRISTEZA NA CULTURA LUSO-BRASILEIRA

Os Sermões do Padre Antonio Vieira

Paulo José Carvalho da Silva

Com base na compilação de trechos em que a palavra “tristeza” é citada, o autor mostra como este conceito pode ser um ponto de partida para demonstrar a riqueza e a complexidade do pensamento de Vieira. Entre a tradição cultural jesuítica e os propósitos retóricos dos sermões, vemos discutidas as grandes questões de ordem política, social, econômica e cultural da época, ainda que sempre tratadas como questões religiosas.


Livro indisponível 

ACASO E ALEATÓRIO NA MÚSICA

Um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez

Vera Terra

O conceito de indeterminação na música foi debatido nas décadas de 1950 e 1960 a partir de duas estéticas em confronto: a música aleatória de Pierre Boulez e a música casual de John Cage. Acompanhamos, neste livro, as mudanças que se produziram nas noções de forma e de obra musical no século XX, através da análise cuidadosa empreendida pela autora de ensaios, partituras e correspondências dos dois compositores.