Catálogo


Livro indisponível 

O ESTUDO DA LINGUAGEM PELA PSICOLOGIA

Uma aproximação entre Skinner e Bakhtin

Maria Eliza Mazzilli Pereira

Surpreendentes compatibilidades entre os dois autores são desvendadas aqui pela autora, a partir da constatação de que ambos tratam a linguagem como fazer verbal socialmente determinado. Não se trata de sustentar uma identidade entre as abordagens de Skinner e Bakhtin, mas a desafiante hipótese de aproximação entre os dois pensadores enriquece a reflexão tanto da psicologia quanto das ciências da linguagem.


Livro indisponível 

OLHO NU

Magali Oliveira Fernandes

Com Prefácio de Boris Schnaiderman, primeiro livro de uma nova poeta. Publicá-lo, ainda mais em tempo de crise, pode ser loucura, mas também um sinal de resistência, no sentido de contradizer a ordem de mercado e as estratégias de marketing.


Livro indisponível 

PERFORMANCE, RECEPÇÃO, LEITURA

Paul Zumthor
Jerusa Pires Ferreira (trad.)
Suely Fenerich (trad.)

Estudioso das poéticas da voz e de sua recepção, o suíço Zumthor traz neste volume um conjunto de ensaios sobre a percepção do texto literário como resultado de uma performance. Tratando a voz como lugar simbólico onde se constrói uma relação de alteridade, o autor aborda os caminhos da voz num momento de crise da veridicidade que vivemos no mundo de hoje e, também, no contexto das novas mídias eletrônicas que tomaram o lugar da voz viva.


Livro indisponível 

PROGRAMAS DE GARANTIA DE RENDA MÍNIMA

Inserção social ou utopia?

Evaristo Almeida

Uma das mais importantes soluções já pensadas para o crônico problema da má distribuição de renda no Brasil é abordada nesse livro. Trata-se do projeto de garantia de renda mínima. Além de uma abordagem histórica, o autor apresenta valiosa síntese dos programas já implantados: seus objetivos, critérios de elegibilidade, beneficiários, exigências, limites, recursos de financiamento.


Livro indisponível 

SÃO PAULO EM PAPEL E TINTA

Periodismo e vida urbana – 1890-1915

Heloísa de Faria Cruz

Na São Paulo do fim do século XIX, o povo e a cidade intrometem-se nas páginas da imprensa, seja incorporando novas formas de produção e representação, seja através da construção de temáticas e formas de contar. A consciência sobre o papel da cultura nos processos de dominação e resistência atenua a sensação de impotência ante a força hegemônica dos meios de comunicação de massa na formação da “mentalidade popular”.


Livro indisponível 

SAÚDE NA VELHICE

As interpretações sociais e os reflexos no uso do medicamento

Ruth Gelehrter da Costa Lopes

Através de depoimentos criteriosamente colhidos, a autora discute o direito à saúde na velhice e os limites e condições da ciência para prolongar a vida humana com dignidade. Traz também a voz de médicos e profissionais da saúde. E defende que os idosos tenham papel ativo nas políticas e programas de saúde que os afetam de perto. A população brasileira está envelhecendo, é o momento apropriado para refletir sobre o que é a cidadania na velhice.


Livro indisponível 

TROCANDO OLHARES

Uma introdução à construção sociológica da cidade

Maura Pardini Bicudo Véras

A compreensão do mundo urbano no cenário da globalização e a constituição do conceito de cidade global. Partindo de interpretações sociológicas do início do século XX, a autora constrói um mapa de leitura do espaço urbano na contemporaneidade. Passa em revista concepções weberianas, a perspectiva histórico-materialista e delineia uma teoria marxista sobre o espaço.