Catálogo


Livro indisponível 

ORALIDADE EM TEMPO E ESPAÇO

Colóquio Paul Zumthor

Jerusa Pires Ferreira (org.)

Este colóquio, que é ao mesmo tempo investigação teórica, situação de alguns tópicos da cultura e homenagem, é o primeiro de uma série coordenada pelo Núcleo de Poéticas da Oralidade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Paul Zumthor dignificou e construiu todo um patamar para a área de estudos que envolve as poéticas do oral e do vocal, questionou e ampliou limites, procurou romper dicotomias obsoletas, como popular/erudito, instalou a força do humano no corpo, na situação in presentia. Neste colóquio, procurou-se seguir algumas dessas preocupações, em seus múltiplos interesses e diversificado percurso, cobrindo um amplo leque que vai dos estudos medievais às culturas tradicionais, do universo da oralidade que avança pelas performances contemporâneas, “gênero” insistente de nossa modernidade, à reflexão sobre as mediatizações e aos experimentos da poesia sonora.


Livro indisponível 

PÃO AMARGO

Viagem pelos escombros da guerra

Jadwiga J. Mielzynska

Possível de ser lido como relato apaixonante de quem viveu por dentro da 2ª Guerra ou como um reconfortante exemplo da capacidade do ser humano de superar adversidades, esta obra consegue lançar uma luz diferente sobre um assunto a respeito do qual parecia impossível dizer alguma coisa nova. Um livro que desafia uma área editorial bastante limitada – a do paradidático.


Livro indisponível 

PAU DE COLHER

Na letra e na voz

Gilmário Moreira Brito

Na Bahia de 1938, depoimentos inéditos de sobreviventes do movimento de Pau de Colher resgatam o papel preponderante de beatos, pregadores e conselheiros nos circuitos da cultura oral. Cânticos, rezas e bem-aventuranças concorrem com matérias jornalísticas, relatórios policiais e documentos do arquivo público na compreensão de movimentos messiânicos e de religiosidade popular no sertão nordestino.


Livro indisponível 

POR UMA SOCIOLOGIA DA EXCLUSÃO SOCIAL

O debate com Serge Paugam

Serge Paugam (ed.)
Maura Pardini Bicudo Véras (ed.)
Aldaíza de Oliveira Sposati
Luís Claudio M. Figueiredo

As reflexões aqui apresentadas são vivas e dialógicas; são fruto de debates realizados na PUC-SP entre pesquisadores brasileiros e o sociólogo francês Serge Paugam, um dos mais importantes teóricos da exclusão na atualidade, que desenvolve pesquisa sobre pobreza na França e na Europa. Sua concepção de exclusão, como fenômeno objetivo e subjetivo, individual e social ao mesmo tempo, instiga-nos a superar abordagens reducionistas e simplificadoras de uma das questões sociais mais perversas na história da humanidade.


Livro indisponível 

SEMIÓTICA, ESTESIS, ESTÉTICA

Eric Landowski (ed.)
Raúl Dorra (ed.)
Ana Claudia de Oliveira (ed.)

Semiótica, Estesis, Estética é um trabalho coletivo de autores mexicanos, brasileiros e franceses, que se soma ao debate contemporâneo sobre a relação entre semiótica e experiência sensorial.


Livro indisponível 

SUBJETIVIDADE E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM VIGOTSKY

Susana Inês Molon

Contrariando a concepção corrente de que Vigotsky recusou estes os conceitos de sujeito e de subjetividade, a autora busca referências analíticas desses conceitos em seus escritos. O livro demonstra que é possível pensar o sujeito da ação e da significação sem negar a determinação sócio-histórica ou enaltecer a compreensão unívoca do mundo através de um só olhar.


Livro indisponível 

SUBLIMAÇÃO

O subliminar e o sublime

Regina Fabbrini

A filosofia, querendo abordar o real, mal consegue acordar do sono da neurose. A consequência disto é a metafísica, a debilidade mental do Ocidente. E, cada vez que tentou sair de tal sonho, resultou em perversão ou psicose. Este excelente trabalho de Regina Fabbrini, merece crédito ao elucidar a congruência assintótica entre o discurso psicanalítico e o filosófico no que diz respeito à sublimação, conceito que muito tem de enigmático, porém nada de inefável.