Catálogo


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UM FAZER PERSUASIVO

O discurso subjetivo da ciência

Maria José Coracini

Se a propalada objetividade da ciência já foi bastante discutida, o mesmo não podemos afirmar sobre a “objetividade” do discurso científico. É exatamente sobre isso que a autora trabalha, questionando o posicionamento, muitas vezes passivo, dos leitores consumidores dos textos científicos.


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A ASSISTÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA

Descentralização e municipalização

Aldaíza de Oliveira Sposati
Maria do Carmo Falcão

Este livro pretende colocar ao alcance do público recentes resultados que devem ser vistos como o esforço coletivo de prefeitos, organizações comunitárias, servidores da FLBA, professores da PUC-SP e dos próprios usuários da assistência social que nela colaboram e a quem se destinam esses esforços.


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DA ANGÚSTIA OU DE QUANDO INDICAR ANÁLISE A UMA CRIANÇA

Maria Luiza D´Ávila Pereira

Da Angústia tem como tarefa primordial responder à pergunta relativa a “quando indicar análise a uma criança”. O ponto de partida é uma experiência vivenciada pela própria autora, a partir da qual a angústia é conceituada e amplamente discutida, diferenciando-a das fobias e medos.


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A PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA

Fundamentos e recursos básicos

Joel Martins
Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Este livro trata das bases da pesquisa qualitativa, partindo da própria concepção de conhecimento, de possíveis abordagens do fenômeno estudado, de modos de compreender e tratar a verdade. Expõe alguns recursos básicos de que essa modalidade de pesquisa lança mão para obter dados, tais como descrição e entrevista e modos de analisá-los, enfocando as análises ideográfica e nomotética.


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A REPÚBLICA SEM POVO

Paulo Edgar Almeida Resende

Enraizada nas contradições do Império, a República brasileira, proclamada em 1889, acabou sendo conduzida com ênfase especial na organização federativa. Logo nos primeiros anos se estabelece uma dinâmica estatal cuja prática é orientada em função das diversidades regionais. É assim que a Federação não surge a partir de valores sociais democraticamente legitimados, mas atende a interesses políticos muito específicos, que a história viria a caracterizar como a “marca registrada” da República nascente. Uma República sem povo.


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COMPLEXO AGROINDUSTRIAL E MODERNIZAÇÃO AGRÁRIA

Estudos Rurais

Geraldo Müller

A ideia básica desenvolvida neste livro é a de encarar as atividades agrárias nas relações que elas possuem com a indústria e o comércio. O que, face a visão predominante de examinar a agricultura a partir dela mesma, implica a mudança de unidade de análise. A pergunta básica que é feita nos estudos agrários permanece: como se dá a regulação das atividades agrárias? O que muda é a resposta, segundo o contexto sócio-econômico e político. Uma época de profundas transformações como a nossa desencadeia impactos desnorteadores nos quadros de referência e nos conceitos que os constituem. O que obriga os pesquisadores a lançar mão de termos improvisados, e que não constam no vocabulário nacional, sobretudo no âmbito tecnoeconômico da modernização em andamento. O atual padrão agrário moderno condiciona fortemente as expectativas dos agentes sociais (empresas, grupos governo), constituindo-se em um elemento estrutural do poder na economia e na sociedade, limitando de modo significativo o leque de possibilidades das ações sócio-políticas alternativas. A tendência mais provável é a da intensificação e diversificação deste padrão em suas principais linhas de força, a tecnoprodutiva e financeira.


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HISTÓRIA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL (1500-1889)

História e legislação

José Ricardo Pires de Almeida

Publicada originalmente em francês, esta primeira história da educação brasileira sistematizada completa 100 anos de sua edição. Obra rica em informações e dados sobre medidas tomadas pelo poder público para implantar e ampliar a educação no Brasil, é também um excelente documento sobre as ideias e debates educacionais do período imperial. Rica em documentação e dados estatísticos, é o mais completo levantamento das escolas públicas e dos dispêndios públicos com a educação nacional.