Impresso | E-book
DA RODA AO AUDITÓRIO
Uma transformação do samba pela Rádio Nacional
Lira Neto
Pretendeu-se, neste livro, não só retomar algumas das leituras multidisciplinares já familiares ao autor – e que serviram de porta de entrada ao tema aqui proposto –, mas, em particular, expandir o leque de contributos e aportes teóricos, na perspectiva de estabelecer o início do percurso de um projeto intelectual mais amplo, de caráter acadêmico, incentivado pela orientação sensível e segura de Jerusa Pires Ferreira.
Entretanto, valorizou-se igualmente o garimpo em fontes documentais. Recorreu-se a jornais e revistas de época, tendo sido consultado um total de 30 (trinta) publicações do gênero, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Também foram ouvidas centenas de composições, a partir dos acervos dos pesquisadores Almirante, José Ramos Tinhorão e Humberto Franceschi, todos atualmente sob custódia do Instituto Moreira Salles. Depoimentos históricos, gravados pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e pelo pesquisador Jairo Severiano (que gentilmente os cedeu em forma de cópias em CD) receberam idêntica atenção.
Para completar, procedeu-se a minuciosa consulta aos arquivos sonoros da Rádio Nacional, hoje disponíveis na sede do MIS-RJ. Com base nesse conjunto de fontes, o objetivo geral foi o de analisar o papel e o impacto da Rádio Nacional nas transformações do moderno samba urbano, ao longo da chamada Época de Ouro da música popular brasileira (período compreendido entre o início da década de 1930 e meados da década subsequente).
E-book gratuito
GRADUAÇÃO É LUGAR DE PESQUISA SIM
Relatos de pesquisa de Iniciação Científica
Maria Conceição Golobovante (org.)
Milton Pelegrini (org.)
Ser pesquisador é contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade; trata-se de um dos mais importantes papéis que os indivíduos podem desempenhar. As pesquisas aqui apresentadas revelam as contribuições do projeto de pesquisa e extensão Redic - Rede de Informação Comunitária da Faficla (Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes), com foco específico no trabalho que os estudantes de graduação do curso de Comunicação Social realizaram no Dique da Vila Gilda, em Santos, para a implantação da web rádio Palafita (http://www.palafita.mediatel.com.br/). São ações singulares que contribuem enormemente para ampliar a consciência dos moradores em relação aos temas tratados na web rádio que, de forma sistêmica, se apresenta como um meio incentivador de participação dos moradores na vida cotidiana da comunidade, ao mesmo tempo que amplifica suas vozes para além daquele território.
Impresso | E-book
HAROLDO DE CAMPOS
para sempre
Lucia Santaella
Haroldo de Campos, professor, poeta, tradutor, nasceu em 19 de agosto de 1929 e faleceu em 16 de agosto de 2003. A par das criações poéticas e tradutórias, que lhe deram fama internacional, também foi ensaísta, teórico e crítico de excelência impecável, pois, para isso, praticava a imprescindível arte do rigor com incansável obstinação. Sua mente criadora era a de um inquieto, exuberante e infatigável viajante por tempos e espaços, não apenas nos seus escritos, mas também nas inumeráveis viagens que fez a convites internacionais. Segundo Lucia Santaella, que tão brilhantemente o homenageia, se consideramos sua “enteléquia e potência criadora, então plenamente vivas, a pessoa de HdeC foi embora cedo demais, ainda mais cedo porque mantinha projetos e sonhos de continuidade que o destino, aquele que desafia quaisquer poderes, abruptamente interceptou”.
Impresso | E-book
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & REDES SOCIAIS
Lucia Santaella (org.)
A maioria das pessoas não se dá conta de que muitas atividades que realizamos cotidianamente, como uma busca no Google ou uma compra na Amazon, dependem de algoritmos de Inteligência Artificial (IA). Esta se define como uma área da ciência computacional que leva as máquinas a executarem tarefas similares àquelas desempenhadas pela inteligência humana, tais como percepção visual, tomada de decisão, tradução, reconhecimento de voz etc.
De fato, os recursos próprios da IA espraiam-se hoje por uma diversidade de atividades humanas. Os assistentes pessoais inteligentes organizam rotinas, os “automatizadores” de documentos auxiliam em uma variedade de tarefas, softwares analisam comportamentos online, algoritmos são capazes de prever o sucesso de narrativas audiovisuais, softwares avançados voltam-se para o reconhecimento perceptivo, a aprendizagem profunda (deep learning) é capaz de realizar diagnóstico médico e a aprendizagem de máquina (machine learning) pode auxiliar nos tratamentos de saúde; há ainda software para sistemas aéreos autônomos, robôs com cara de gente, que conversam com simpatia. E os avanços não param aí.
Nesse contexto, este livro está dedicado ao exame do papel que a IA vem desempenhando, de modo invisível, mas incisivo, nas redes sociais. Os capítulos procuram estudar o tema sob uma diversidade de facetas, todas elas de grande relevância, pois compreender os efeitos que a IA está produzindo na sociedade está se tornando preocupação crucial para todos que se interessam pelos destinos da vida humana daqui para o futuro.
E-book
LITERATURA JUVENIL DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO
Ana Margarida Ramos
Diana Navas
Arquitetado e redigido quase todo à distância, este livro resulta de um diálogo de praticamente dois anos entre duas investigadoras e professoras divididas pelo Oceano Atlântico, mas unidas pelo interesse pela literatura juvenil em língua portuguesa, publicada nos últimos anos em Portugal e Brasil. Esta publicação pretende não só dar conta das tendências recentes da literatura juvenil em ambos os países, mas sobretudo proceder a uma leitura comparada das duas produções literárias, chamando a atenção para as afinidades que as caracterizam a partir da análise de obras de alguns dos autores mais relevantes dos dois países. É também propósito deste volume que estas análises possam fomentar as trocas entre ambos os países, mas também um aprofundamento dos estudos comparados, estendendo e ampliando as análises e as propostas de cariz exemplificativo agora avançadas. Vozes consolidadas coabitam com outras mais recentes na tentativa de mapear o estado atual de um universo caleidoscópio cuja leitura merece ser aprofundada.
Impresso | E-book gratuito
#POESIANAPUC
Educ (org.)
Como parte das atividades do 2º Festival da Cultura da PUC-SP, a Educ – Editora da PUC-SP criou o evento #poesianapuc, por meio do qual convidava professores, funcionário, alunos e a comunidade puquiana a postarem poemas autorais, nas redes sociais. Uma iniciativa que buscava mostrar os talentos da nossa comunidade, que, além de estudar, trabalhar, pesquisar, correr pelos corredores da Universidade para cumprir seus horários de aula ou de trabalho, têm tempo e motivação para escreverem belíssimos textos. Esses poemas, inicialmente, ficariam postados na página do facebook @poesianapuc e seriam expostos nos campi da Monte Alegre e da Marquês de Paranaguá, durante os dias do Festival. Esta publicação traz uma seleta de poemas com todos os autores.
Impresso | E-book
CACOFONIA NAS REDES
Lucia Santaella (org.)
No ano de 2017, o tema Cacofonia nas redes foi escolhido para os estudos do grupo de autores deste livro. Esse tema funcionou como um tiro na mosca. Naquele momento, estavam ainda engatinhando, em nosso país, as três palavras – fake news (notícias falsas), bolhas filtradas e pós-verdade – que, no decorrer de 2017, foram gradativamente se tornando moedas correntes de boca em boca até explodirem no mercado das ideias. A palavra "cacofonia", o alarido de vozes em que se transformaram os ambientes das redes digitais, pode muito bem funcionar como uma síntese, um achado que este volume entrega à exploração do leitor para que, na sua leitura, possa encontrar sua própria voz.