Impresso | E-book
PERSPECTIVAS CRÍTICAS DA LITERATURA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI
prosa e outras escrituras
Rafael Climent-Espino (org.)
Michel Mingote Ferreira de Ázara (org.)
A diversidade que permeia o conjunto de estudos críticos de "Perspectivas críticas da literatura brasileira no século XXI: prosa e outras escrituras" caminha em paralelo ao que Beatriz Resende aponta como multiplicidade, uma e outra se impondo como marcas distintivas da literatura contemporânea. Quebra de fronteiras entre campos do conhecimento, mescla de gêneros e estilos, hibridização com outras formas artísticas e midiáticas e discussões sobre as temáticas candentes da atualidade são aspectos de destaque nesta obra, trazendo novas contribuições à fortuna crítica desse elenco de autoras e autores que, cada qual com estilo e projeto literário próprio, ficcionalizam, recriam e reencenam a nossa contemporaneidade.
Impresso | E-book
ALQUIMIAS DO AUDIOVISUAL
Natália Aly
Em "Alquimias do Audiovisual", Natália Aly pratica a movimentação entre o passado e o presente, adentrando "os pormenores do audiovisual com base no seu passado remoto para contextualizar e realizar novos desdobramentos no presente". Transmutação é a palavra de ordem, diante das analogias entre a ciência hermética ou arte da alquimia nas experimentações do audiovisual. Disso resulta uma concepção do audiovisual que também não fica reduzido aos limites de seu desenvolvimento estritamente a partir da revolução industrial. Seus germens frutificaram em gradações temporais antes desse limite.
E-book gratuito
#POESIANAPUC V. 3
Educ (org.)
Este terceiro volume reúne os poemas “pendurados” em 2020 no site www.poesianapuc.org e vem coroar o sucesso do primeiro do varal virtual do #poesianapuc. Além dos conhecidos poetas que participam desde a primeira edição do evento, estão presentes outros poetas, alunos, professores, funcionários e amigos da PUC-SP. Também estão reunidos, no e-book, os poemas de máquina, que trouxeram a experiência da inteligência artificial para o mundo da poesia.
E-book
COMO SAIR DAS BOLHAS
(2 ed. revista e ampliada)
Pollyana Ferrari
Em Como sair das bolhas, Pollyana Ferrari mostra, dentro do contexto do jornalismo e das redes sociais falsas, que a fake news é facilitada pelo vício de as pessoas criarem personagens que às vezes nem são, pelo vício em celular e redes sociais, pela falta de tempo que dão a elas mesmas para desconectar e parar para pensar, questionar. Por isso a facilidade para a apertar o botão e compartilhar algo que nem têm certeza. Mais do que isso, a autora mostra como hoje o conceito de “viver na bolha” evoluiu para algo pior: as pessoas (de modo geral) só convivem, mesmo virtualmente, com quem pensa parecido, com quem tem a mesma opinião política e gosta dos mesmos ídolos, da mesma música, o que facilita que, ao receber algo absurdo sobre políticos, sobre um artista ou sobre um time de futebol, já compartilhe, como se fosse verdade.
Impresso | E-book
O LIVRO DAS NOITES
memória - escritura - melancolia
Mariza Werneck
Este é um livro sobre as Mil e uma noites e a arte de narrar, incluindo seus encantamentos e suas ressonâncias ao longo da história. Com uma escrita cativante e impecável, Mariza Werneck conduz o leitor para as veredas das Noites e de seus tradutores, suas interpretações e singularidades. Inspirada em autores como Walter Benjamin e Jorge Luis Borges, a autora inventaria e explica, conta e maravilha, revelando o aspecto talismânico da obra. A leitura ensina sobre culturas distantes das nossas, embora ainda se inscrevam nas memórias que atravessam o Ocidente e marcam o abundante "bazar" de orientalismos revelado com maestria pela autora.
Impresso | E-book
PALAVRAS QUE DANÇAM À BEIRA DE UM ABISMO
Mulher na dramaturgia de Hilda Hilst
Marina Costin Fuser
Palavras que dançam à beira do abismo – Mulher na dramaturgia de Hilda Hilst lança luz sobre um teatro escrito à sombra da ditadura brasileira. A dramaturgia de Hilda Hilst é um grito de protesto diante das arbitrariedades perpetradas pelos algozes do regime. Em meio aos escombros da barbárie humana, resplandece a donzela guerreira. No livro, são mapeadas as trajetórias de mulheres que buscaram caminhos de transcendência. Seu lirismo remete a possibilidades, movimentos e viradas de jogo. A mulher em Hilst não se encerra em definições fechadas; ela se desdobra tal como um leque, feito de múltiplas camadas. Hilst vislumbra o transitório, no calor dos processos metamórficos que atravessam suas personagens. Sua dramaturgia é feita de alegorias, que se entrelaçam em uma tessitura delicada, na qual poesia e teatro se encontram.
E-book
MÍDIAS SOCIAIS NO BRASIL EMERGENTE
Juliano Spyer
Mesmo tendo menor escolaridade e menos dinheiro, os brasileiros das classes populares ajudaram a pagar por sua inclusão digital. Quando os brasileiros de baixa renda começaram a acessar redes sociais, pessoas de alto poder aquisitivo ridicularizaram o conhecimento tecnológico limitado, o gosto diferente e a baixa escolaridade desses usuários mais pobres, mas isso não os intimidou, e eles continuaram a expandir sua presença nos serviços on-line. Jovens criaram perfis para parentes mais velhos, quase analfabetos, e os ensinaram a navegar em plataformas como Facebook e WhatsApp.
Juliano Spyer procura entender por que brasileiros de baixa renda investiram tanto tempo e dinheiro para incorporar o uso das mídias sociais a seu cotidiano. Explora essa questão por uma variedade de temas, incluindo educação, relacionamentos, trabalho e política e argumenta que o uso das mídias sociais reflete valores e motivações contraditórias. Brasileiros de baixa renda abraçam as mídias sociais para exibir sua crescente escolaridade e mobilidade social, mas a mesma tecnologia também fortalece redes de apoio mútuo tradicionais que rejeitam atitudes individualistas.